Embaixador John Aquilina comemorou quatro datas importantes para seu país
A casa de festa Villa Rizza, no Clube Monte Líbano, em Brasília, nesta terça-feira (24), sediou a celebração de um dia especial para Malta. O embaixador John Aquilina festejou os 60 anos de independência do país, os 50 anos como república, os 45 anos do Dia da Liberdade e 20 anos de adesão à União Europeia. O diplomata, em discurso, ressaltou o aumento de turistas brasileiros em Malta e falou sobre a importância da cidadania. “Ser cidadão é uma grande responsabilidade e algo que devemos estimar”, afirmou. Espalhados pelo salão foram colocados painéis com fotos do belo país no Sul da Europa.
A comemoração começou com a mensagem do Ministro das Relações Exteriores do país, Ian Borg, na qual destacou que, desde sua soberania, Malta vem expandindo sua presença em todo o mundo, fortalecendo as relações bilaterais e os valores multilaterais.
Na mensagem, do 60º aniversário da independência de Malta, o ministro falou do orgulho do quão longe o país chegou, porém, sendo ainda olhar para o futuro com otimismo e determinação. “Juntos, continuaremos a construir uma Malta da qual todos nos orgulhamos. Feliz Dia da Independência, afirmou Borg”
Em sua mensagem, o ministro reforçou a intensa preocupação do país com conflitos na Ucrânia e em Gaza, enfatizando a necessidade de um cessar-fogo, com a libertação dos reféns do Hamas e para aumentar a ajuda humanitária a milhares de famílias apanhadas nesta guerra.
Aproveitou a oportunidade para enfatizar que grande parte do sucesso de Malta está ligado à capacidade de estabelecer ligações comerciais significativas com os países parceiros. Lembrou que no próximo ano, Malta assume a presidência do Conselho da UE para continuar a promover e proteger os direitos humanos, a democracia e o envolvimento dos jovens.
Já o embaixador John Aquilina, em seu discurso, ressaltou a importância deste ano para Malta. “O ano de 2024 é muito significativo por vários motivos, porque além do nosso 60º aniversário de Independência, também estamos comemorando nosso 50º aniversário como república, nosso 45º aniversário do Dia da Liberdade, quando o último navio de guerra estrangeiro deixou os portos de Malta, e mudamos nossa constituição”, explicou.
Sobre a Independência do país, Aquilina lembrou que quando nasceu, em Malta, foi registrado como britânico, pois até então, sua terra natal não havia conquistado seu direito pela liberdade. “Nasci como cidadão de outro país no meu próprio país, porém, graças a nossa luta pela soberania, agora tenho o orgulho de ser cidadão maltês, e isto é algo que me entusiasma muito”.
Os avanços de Malta, aumento de turistas brasileiros no país e a relação com o Brasil foram tamém temas abordados pelo embaixador. O diplomata relembrou os esforços e o comprometimento de Malta nos últimos anos, os grandes avanços do país pós independência e sobre as relações compartilhadas com o Brasil.
Em sua fala, Aquilina destacou que nos últimos dois anos, desde a abertura da embaixada em Brasília, houve aumento muito significativo no número de turistas vindos do Brasil para Malta, aproveitando para informar que um representante turístico do país está em Brasília para participar, esta semana, da Feira de Turismo Internacional.
Existe um conjunto de oportunidades que podem gerar cooperação e uma dinâmica interação econômica, comercial, cultural, social e político-diplomática que, de acordo com o embaixador, “fortalecem as relações bilaterais entre Malta e Brasil”. Aquilina falou também sobre as renomadas escolas de inglês malteses que “estão colhendo muitos benefícios com a vinda de estudantes brasileiros para aprender inglês em Malta”. Além disso, “no âmbito tecnológico, temos uma empresa maltesa recrutando engenheiros do Oriente Médio, do Norte da África, e de muitas partes da Europa para construir guindastes em portos em todo o Brasil”, frisou o diplomata.
Itamaraty – Representando a Secretária de Europa do Itamaraty, Embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes, o assessor João Francisco Campos da Silva Pereira, parabenizou os malteses pela ocasião e ressaltou que em 2025, Malta e Brasil celebram 50 anos de relações diplomáticas e que desde o início do estabelecimento de tais relações, os dois países compartilham um interesse mútuo em expandir o diálogo bilateral.
Em sua fala, Pereira lembrou que em outros fóruns multilaterais, as duas nações se uniram em muitas questões importantes e apoiaram mutuamente candidaturas nacionais para as principais organizações internacionais. “No contexto da agitação atual, nossos países valorizam a importância do multilateralismo, da democracia, da promoção da paz e do desenvolvimento sustentável, bem como o respeito pelos direitos humanos e na busca de soluções para problemas globais”, acrescentou.
Fotos: Luh Fiuza/Metrópoles @luhfiuzafotografia