Embaixada da Argentina comemora o mês especial do vinho ícone do país
Por Rachel Alves Massanori Nariyoshi
A Embaixada da República Argentina, junto com o Ministério das Relações Exteriores, Comércio Internacional e a Wines of Argentina (WOFA), celebram neste mês de abril o Malbec Argentino “Better for the world” (melhor para o mundo). O Malbec World Day é uma iniciativa criada pela Wines of Argentina que busca promover no mundo o vinho Argentino, elaborado da variedade Malbec e celebrar o êxito da indústria vitivinícola daquele país.
Celebrado pela primeira vez em 17 de abril de 2011, o Malbec World Day conseguiu se posicionar como evento de divulgação do Vinho Argentino a nível mundial e hoje faz parte do calendário de festejos de alcance internacional.
Malbec Argentino “Better for the world” visa construir um futuro no qual o ambiente, a sociedade, a cultura e a produção coexistam em harmonia e equilíbrio com o compromisso e conceito de sustentabilidade, preservando o entorno, gerando impacto positivo no meio ambiente, na sociedade e na economia. Este é o caminho, ano após ano, continuar produzindo o melhor vinho Malbec.
A Embaixada da Argentina no Brasil e a WOFA têm realizado um trabalho contínuo e sistemático para facilitar a importação do vinho argentino no Brasil e fortalecer sua posicão no mercado brasileiro. Assim, a Argentina consolidou-se como o segundo maior exportador de vinhos para o Brasil na última década.
Originária da província de Quercy, no Sudoeste da França, onde está localizada a cidade de Cahors, a variedade Malbec, em tempos atuais, é associada com a Argentina e não mais com a França. Encontrou seu terroir perfeito no solo calcário de Mendoza e nas áreas de altitude da Cordilheira dos Andes com vinhedos que vão de 457 a 1.400 metros acima do nível do mar. Foi introduzida na Argentina em meados de 1850 pelas mãos do francês Michel Aimé Pouget (1821-1875), agrônomo contratado pelo político argentino Domingo Faustino Sarmiento Albarracín (que se tornaria presidente da Argentina no período de 12 de outubro de 1868 até 12 de outubro de 1874). Pouget modernizou a produção das uvas e a indústria do vinho naquele país.
Em 17 de abril de 1853 foi fundada a Quinta Normal e a Escola de Agricultura, a primeira escola de agronomia da Argentina, um centro de pesquisa vitivinícola. Essa data é considerada o dia em que a variedade Malbec chegou à Argentina e, também, quando se comemora o Malbec Wine Day.
Segundo a escritora Jancis Robinson no livro “Wine Grapes: A complete guide to 1,368 vine varieties”, Penguin Books Ltd., a partir de exames do DNA, a Malbec é filha da variedade Prunelard em cruzamento com a variedade Magdeleine Noire des Charentes, é meia-irmã da variedade Merlot e pai da variedade Jurançon Noir. O nome é uma homenagem ao húngaro Malbeck que foi o primeiro a vender esta uva para os produtores de vinhos em Gironde/França.
Malbec o vinho símbolo nacional, tem qualidade e se destaca por sua elegância, caráter vegetal, aveludado, com taninos suaves, aromas frutados e estilo próprio. É o vinho que harmoniza com o churrasco. Tudo a ver: Malbec x Churrasco. Argentina é o quinto maior produtor de vinhos do mundo e exporta 25% de sua produção anual. Considerando o compromisso da vitivinicultura argentina com o conceito de sustentabilidade que é gerar um impacto positivo no meio ambiente, nas sociedades e economias, as vinícolas argentinas estão agindo nesse sentido por meio da redução da pegada hídrica, políticas de carbono neutro, melhor gestão de resíduos e da energia, economia circular e a redução do peso das garrafas.
Tim-tim ao vinho Malbec argentino!
Seguindo o conceito de melhor Malbec do mundo, a Embaixada da Argentina promove em Brasilia duas ações em comemoração ao Malbec Wine Day:
Dia 12 de abril de 2024 será a noite de vinhos Malbec no New Mercadito Bar e Restaurante (CLS 201). O cliente que comprar dois pratos do cardápio ganhará uma garrafa de vinho Malbec argentino; e
De 12 a 14 de abril de 2024 haverá degustações e preços especiais de vinhos elaborados da variedade Malbec na rede Oba Hortifruti.
@rachelalves.professoravinhos