Cerca de 80 líderes mundiais, entre eles o presidente dos EUA, Barack Obama, da França Francois Hollande e o premier italiano Matteo Renzi, participaram, nesta sexta-feira(30), do enterro do ex-presidente de Israel e Prêmio Nobel da Paz, Shimon Peres. O ex-lider, que faleceu essa semana aos 93 anos, vítima de um Acidente Vascular Celebral, era o último político que havia participado da criação de Israel. O funeral foi em Monte Herzi, em Jerusalém.
O líder da Autoridade Nacional Palestina Palestina (ANP), Mohmoud Abbas recebeu autorização especial para participar do enterro. Em um momento histórico, ele apertou a mão do premier israelense Bejamin Netanyahu com quem também trocou algumas palavras. Netanyahu disse, em seu discurso, que Peres foi um grande homem não somente para a história de Israel, mas para o mundo todo. Ele afirmou ter sido amigo de Peres, com quem se encontrava frequentemente, embora tenham sido inimigos políticos por anos. “Todos o amamos”, garantiu.
O presidente Obama, por sua vez, destacou que Shimon Peres foi “um dos gigantescos do século XX, jun to com Nelson Mandela e a rainha Elizabeth II, do Reino Unido”. Segundo ele, “Peres forjou a história de Israel e deu força a seu país”. Em hebraico concluiu “muito obrigado meu amigo”.