• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quarta-feira, 13 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Diplomacia

Líder iraniano recebe homenagem na sede da embaixada

por Embassy News
7 de junho de 2025
em Diplomacia
Tempo de Leitura: 3 mins
A A

Evento marca a 36ª cerimônia em memória de Imam Ruhollah Khomeini

A Embaixada da República Islâmica do Irã no Brasil realizou, no dia 04, a 36ª cerimônia em memória de Imam Ruhollah Khomeini, fundador da República Islâmica e líder da Revolução Iraniana. O evento foi conduzido pelo Embaixador do Irã no Brasil, Abdollah Nekounam Ghadirli, e contou com a presença de autoridades diplomáticas e do governo.

A solenidade teve como convidado de honra o Presidente do Parlamento Islâmico do Irã, Mohammad Bagher Ghalibaf, que discursou sobre o legado político, espiritual e filosófico do Imam Khomeini. A ocasião coincidiu com os dias sagrados de Arafah e antecedeu a celebração de Eid al-Adha, ambas datas relevantes no calendário islâmico.

Em sua fala, Ghalibaf destacou que o Imam Khomeini não apenas liderou uma revolução, mas deu origem a uma escola de pensamento baseada em três pilares fundamentais: racionalidade, justiça e espiritualidade. “Ele foi mais do que um líder político ou religioso. Foi um arquiteto de ideias que combinou fé com razão, e espiritualidade com ação social”, afirmou.

O líder parlamentar ressaltou ainda que a Revolução Islâmica do Irã representou uma ruptura histórica com o modelo de hegemonia ocidental, introduzindo uma nova lógica de resistência, pautada na independência, na dignidade humana e na busca pela justiça global. “A mensagem do Imam transcende fronteiras. Sua defesa dos oprimidos e da causa palestina foi baseada não em emoção, mas em uma análise racional e civilizacional do mundo contemporâneo”, completou.

Em um dos trechos mais marcantes do discurso, Ghalibaf mencionou que o verdadeiro perigo está em reduzir o legado do Imam a um símbolo inerte. “O Imam não pode ser apenas um retrato na parede. Ele deve estar presente na voz dos marginalizados, na política baseada na ética e na independência real das nações”, declarou.

O Embaixador Abdollah Nekounam Ghadirli também fez uso da palavra e agradeceu a presença de parlamentares, autoridades brasileiras e representantes diplomáticos. Ele enfatizou o simbolismo do evento, ao reunir diferentes setores da sociedade em torno da memória de um líder que marcou profundamente a história contemporânea do Oriente Médio.

“Imam Khomeini demonstrou que, ao nos fortalecermos internamente, podemos transformar a sociedade e direcioná-la para o progresso e a independência”, destacou o embaixador. Ele aproveitou a ocasião para agradecer nominalmente a presença do Presidente da Assembleia Consultiva Islâmica, bem como de membros do Parlamento iraniano e autoridades brasileiras, como o Vice-Ministro das Relações Exteriores para o Oriente Médio e Assuntos Africanos, Embaixador Duarte, e o Diretor para o Oriente Médio, embaixador Clélio.

A cerimônia também contou com a participação de embaixadores de países amigos, representantes do meio acadêmico, ativistas sociais e culturais, além de profissionais da imprensa. A iniciativa reforçou o papel da diplomacia como instrumento de aproximação entre culturas, ideias e visões de mundo, ressaltando valores compartilhados de justiça, dignidade e respeito à soberania dos povos.

Fonte: Embaixada do Irã

Tags: Abdollah Nekounam GhadirliHomenagemImam Ruhollah KhomeiniIrãlíderMohammad Bagher Ghalibaf
Notícia Anterior

Brasil é tema de exposição em Beirute

Próxima Notícia

Fóssil de 100 milhões de anos achado na Itália volta ao Brasil

Notícias Relacionadas

Diplomacia

Tailândia faz atendimento consular em São Paulo

11 de maio de 2026
Diplomacia

Brasil suspende exigência de visto para chineses até dezembro

7 de maio de 2026
Diplomacia

Embaixadores do Golfo são recebidos no Congresso Nacional

7 de maio de 2026
Próxima Notícia
Rhacolepis buccalis, peixe ósseo extinto que habitava a região da Bacia do Araripe, sítio paleontológico na divisa entre Ceará, Pernambuco e Piauí, entre 113 milhões e 119 milhões de anos atrás Foto: reprodução

Fóssil de 100 milhões de anos achado na Itália volta ao Brasil

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Relatório da UNAMA reacende tensão entre Paquistão Relatório da UNAMA reacende tensão entre Paquistão e Talibã -

Entre acusações cruzadas e guerra de narrativas, embaixada paquistanesa em Brasília emite visão do país em relações ao novo relatório da UNAMA

A divulgação de um novo relatório da Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA), nesta terça-feira, 12 de março, voltou a ampliar a tensão regional entre o Paquistão e o regime Talibã, em meio ao agravamento da violência transfronteiriça e às disputas sobre a utilização de áreas civis em operações militares.

O documento da UNAMA aponta elevado número de vítimas civis decorrentes de operações atribuídas ao Paquistão, especialmente nas proximidades da instalação de reabilitação de dependentes químicos Omid, em Cabul. A publicação, entretanto, passou a ser fortemente contestada por analistas de segurança, grupos antitalibã e setores ligados ao gov...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#acusações #afeganistão #Embaixada #Guerra #Nações #ONU #Paquistão #Talibã #Tensão #UNAMA #Unidas
Comemorado o Dia da Língua Portuguesa - Embaixad Comemorado o Dia da Língua Portuguesa -

Embaixada de Portugal promove palestra reflexiva sobre o tema

Para celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa, a embaixada de Portugal em Brasília sediou, no dia 6 de maio palestra “História da Língua Portuguesa através de 10 Palavras”, conduzida pelo linguista e radialista português Marco Neves”. O evento foi no auditório Agostinho da Silva e teve um público numeroso.

Ao longo do encontro, o palestrante apresentou uma reflexão envolvente sobre as aproximações e diferenças no uso da língua portuguesa no Brasil e em Portugal, abordando também os desafios e perspectivas para o futuro de uma língua que une milhões de falantes em todo o mundo.

A conversa contou ainda com a moderação de Marcus Lunguinho, proporcionando um debate rico e participativo com o público presente.
Tailândia faz atendimento consular em São Paulo - Tailândia faz atendimento consular em São Paulo -

Embaixadora Kundhinee Aksornwong acompanhou o trabalho da equipe, com o apoio do ITTC

Entre os dias 6 e 10 de maio de 2026, a embaixada da Tailândia, em Brasília, realizou um serviço consular itinerante em São Paulo para prestar serviços consulares aos cidadãos tailandeses residentes em São Paulo e cidades próximas. Os serviços incluíram registro civil (registro de nascimento), solicitação de passaporte, legalização de documentos e consultas consulares.

Na ocasião, a embaixadora da Tailândia no Brasil, Kundhinee Aksornwong, reuniu-se com membros da comunidade tailandesa e entregou uma doação no valor de R$ 3.560,94 à Cátia Kim, representante do Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC), uma organização não governamental brasileira de direitos humanos que atua nas áreas de justiça de gênero, direitos dos migrantes, reforma da ju...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#atendimento #consulado #Embaixada #Instituto #ITTC #KundhineeAksornwong #SãoPaulo #Tailândia
Embaixadores da ASEAN preparam comemoração do dia Embaixadores da ASEAN preparam comemoração do dia da entidade -

Diplomatas planejam a festa e discutem a possibilidade de viagens de estudo pelo Brasil para ampliar a cooperação entre as nações

Chefes de embaixadas da ASEAN-Comitê Brasileiro se reuniram hoje, 11 de maio, na sede da embaixada da Indonésia, trocaram opiniões sobre o seguimento e acordo sobre as questões discutidas durante a reunião da primeira reunião do grupo este ano. O encontro foi promovido pelo presidente rotativo do Comitê ASEAN-Brasil, o Embaixador da Indonésia Andhika Chrisnayudhanto.

O chefe de missão indonésio deu seguimento e chegou a um acordo sobre assuntos discutidos na Reunião do Comitê ASEAN-Brasileiro; viagem de estudo a outros estados para fortalecer a amizade e a cooperação entre o país anfitrião Brasil e os países da ASEAN. Discutimos pontos de vista sobre seleção e verificação e a celebração do Dia...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#AndhikaChrisnayudhanto #ASEAN #Asiáticos #comitê #diplomatas #Indonésia
Ministro Mauro Vieira mantem encontro com presiden Ministro Mauro Vieira mantem encontro com presidente cazaque -

Dirigente da pasta das Relações Exteriores é recebido pelo Presidente do Cazaquistão Kassym-Jomart Tokayev que declarou ser o Brasil um dos principais parceiros do país asiático na América Latina.

“Sua visita ao Cazaquistão foi organizada em um momento muito oportuno. Estou confiante de que ela dará um novo impulso ao fortalecimento das relações bilaterais. A cooperação multifacetada entre nossos países vem se desenvolvendo de forma consistente”, afirmou Tokayev à Mauro Vieira. Segundo o presidente cazaque, o fato de o ministro ter ido acompanhado de uma grande delegação empresarial, demonstra a seriedade com que tratam o aprofundamento da cooperação com o Cazaquistão,

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, informou que veio ao Cazaquistão por instrução especial do Presidente do Brasil, Luis Ináci...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Brasil #cazaque #Cazaquistão #encontro #Kassym-JomartTokayev #ministro #MuroVieira #Parceria #presidente #Visita
Quando a narrativa vira território, diplomacia sem Quando a narrativa vira território, diplomacia sem estratégia é improviso -

Desde a Primeira Guerra Mundial, narrativa é instrumento de Estado. A diferença hoje é que qualquer um pode usá-la — e nenhum tratado regula isso.

Por Gabriel Goerhing

A propaganda sempre acompanhou a disputa por poder. O que mudou foi a escala, a velocidade e, principalmente, quem passou a ter acesso ao instrumento. Em 1917, o governo britânico produziu deliberadamente relatos falsos sobre atrocidades alemãs para influenciar a entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial. Funcionou. Décadas depois, Joseph Goebbels transformaria o rádio numa engrenagem central da máquina nazista enquanto os Aliados respondiam com a BBC e a Voz da América.

 Na Guerra Fria, a Rádio Europa Livre atravessava a Cortina de Ferro enquanto operações soviéticas de desinformação infiltravam...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Diplomacia #estratégia #GabrielGoerhing #ímproviso #narrativa #poder #Propaganda
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In