• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quinta-feira, 16 abril , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Eventos

Liberté, Égalité et Fraternité:  lema da revolução francesa é lembrado em festa da data nacional da França

por Embassy News
17 de julho de 2023
em Eventos
Tempo de Leitura: 4 mins
A A

Embaixadora Brigitte Collet fala das boas relações com o Brasil, do seu encanto pelo país, das visitas ministeriais e dos jogos olímpicos durante comemoração da Queda da Bastilha. A chefe de missão deixa o cargo ainda este ano.

A embaixada da França no Brasil sediou, no dia 14, a celebração da data nacional, da tomada da Bastilha, em 1789. Considerado um grande marco na história do país, o ato simbolizou o início da queda do Antigo Regime e contribuiu para difundir o sentimento revolucionário francês, tido pelos historiadores como o início da Revolução Francesa, período marcado pela grande agitação social e política. A embaixadora da França em Brasília, Brigitte Collet mencionou, em seu discurso, as diferentes vertentes que envolvem a relação entre o Brasil e a França. Para ela, a defesa dos valores de ambas as nações se torna ainda mais relevante nos dias atuais, em que “algumas democracias são alvo de novas ameaças que fazem o uso do veneno da desinformação destilado pelas redes sociais”.

O recente encontro, em Paris, entre os presidentes Emmanuel Macron e Lula foi mencionada pela  embaixadora, lembrando que os dois discutiram temas como a Cúpula da Amazônia e a “agressão” da Rússia contra a Ucrânia. A diplomata ressaltou que o presidente brasileiro participou da Cúpula de Paris para um Novo Pacto Financeiro Global e se encontrou com o presidente francês. Segundo ela, espera-se por um novo pacto financeiro global com o objetivo de se iniciar uma “transformação da arquitetura financeira internacional, a fim de torná-la mais eficaz e justa”.

O comprometimento comum da França e do Brasil com a Carta das Nações Unidas e o multilateralismo também foi mencionado por Collet. Os dois países, segundo a embaixadora, compartilham rica história de vínculos culturais, científicos, econômicos e esportivos. “Ambos seguem com forte vontade de cooperar na defesa, na gestão de nossa fronteira comum, na área ambiental e nos direitos humanos”, disse.

Brigitte Collet destacou que considera que o Brasil deve ocupar um lugar de maior importância nas instâncias internacionais, além de ter também expressado a determinação da França em contribuir para o sucesso da COP 30 sobre as mudanças climáticas que vai acontecer este ano em Belém, no Pará.

Jogos – A representante francesa lembrou, também, dos próximos Jogos Olímpicos, que serão realizados na França em 2024. “De fato, nós compartilhamos uma paixão pelo esporte. Ano que vem, os franceses vão adorar receber a todos para o evento”, frisou. Além disso, Collet reforçou que ambos os países compartilham “uma rica história de vínculos culturais, científicos, econômicos e esportivos, determinados em fortalecer a cooperação bilateral na defesa, na gestão da fronteira comum, na área ambiental e também nos direitos humanos”.

Despedida – “Eu fiquei encantada com a beleza do Brasil, com a diversidade das regiões, dos povos e das culturas. Estarei me despedindo deste país com muitas lembranças maravilhosas, boas amizades e a felicidade e orgulho de ter contribuído para que a relação entre a França e o Brasil fosse relançada com todo o vigor que ela merece. Ficarei com saudades”

No evento foi oferecido um pouco da gastronomia francesa como os queijos, vinhos, champanhes e patês, além dos macarrons. A orquestra regida pelo maestro Claude Brendel, composta por 17 jovens músicos tocaram os hinos nacionais da França, do Brasil e da União Europeia.

História – Em 14 de julho de 1789, o povo francês tomou a prisão da Bastilha, símbolo do Antigo Regime. A Queda da Bastilha marca o início da Revolução Francesa, que fez ecoar seus ideais e o lema: Liberté, Égalité, Fraternité. Na França, o Dia da Bastilha é comemorado com uma mistura de desfiles militares solenes, danças descontraídas, fogos de artifício e reuniões entre amigos e famílias com muita comida tradicional.

Tags: BastilhaBrigitte ColletFrançarevolução
Notícia Anterior

República Dominicana aprova indicação de embaixador brasileiro

Próxima Notícia

Feira de vinho dá oportunidade de apreciar rótulos internacionais

Notícias Relacionadas

Eventos

Desbravando o idioma japonês

14 de abril de 2026
Eventos

Marrocos mostra toda tradição e elegância de seus caftãs

11 de abril de 2026
Eventos

Uma tarde na Itália

10 de abril de 2026
Próxima Notícia

Feira de vinho dá oportunidade de apreciar rótulos internacionais

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formaliza A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formalização de uma nova e relevante parceria institucional com a Embaixada da Geórgia, que resultará na produção de uma edição especial inteiramente dedicada ao país.

O projeto já está em andamento e mobiliza uma equipe multidisciplinar de excelência, composta por jornalistas, revisora, fotógrafa, designer gráfico e tradutores, com o compromisso de apresentar um conteúdo editorial de alto padrão, à altura da proposta e da relevância internacional da publicação.

Com lançamento previsto para o mês de maio, a 11ª edição da EMBASSY reafirma o compromisso de uma revista com qualidade, credibilidade e a valorização das relações internacionais.

Em breve, mais informações.
Acompanhe.
Post do Instagram 17993623085937448 Post do Instagram 17993623085937448
✨🎧 Justiça também se traduz. Entre vozes, idiomas ✨🎧 Justiça também se traduz.

Entre vozes, idiomas e silêncios históricos, a exposição “1 Julgamento, 4 Línguas – Os pioneiros da interpretação simultânea em Nuremberg” revela quem tornou possível um dos momentos mais decisivos da humanidade — o Tribunal de Nuremberg.

Eles não estavam nos holofotes.
Mas sem eles, nada teria sido compreendido.
Nada teria sido julgado.

Quatro idiomas.
Uma verdade em construção.
E profissionais que sustentaram o peso da história… em tempo real.

A realização desta mostra reúne nomes que seguem sustentando o diálogo global hoje:
🤝 Associação Internacional de Intérpretes de Conferência (AIIC)
🤝 Associação Profissional de Intérpretes de Conferência (APIC)
🇩🇪 Embaixada da Alemanha no Brasil, representada pelo Encarregado de Negócios a.i., Sr. Wolfgang Bindseil

📍 Biblioteca Nacional de Brasília
🗓️ Até 10 de abril
🎟️ Entrada gratuita

Se você nunca parou para pensar no poder de uma tradução… talvez essa seja a sua chance.

💬 Você já tinha imaginado o impacto desses intérpretes na história?

#brasíliacultural
#nuremberg
#revistaembassy
#interpretaçãosimultânea
#comunicaçãoglobal
Post do Instagram 17853929589631895 Post do Instagram 17853929589631895
Post do Instagram 18523781110069486 Post do Instagram 18523781110069486
A milonga uruguaia animou a festa nacional do Urug A milonga uruguaia animou a festa nacional do Uruguai em Brasília. A reportagem você vai poder ler na Embassy
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In