• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
sexta-feira, 15 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Economia

Kuwait vê oportunidades de investimento no Brasil

por Liz Elaine
3 de setembro de 2017
em Economia
Tempo de Leitura: 3 mins
A A

Kuait1Embaixador do país árabe enumera setores da economia brasileira que podem captar investimentos do emirado. Ratificação de acordo assinado em 2010 facilitaria esse movimento.

André Barros/ANBA

O gerente de relações governamentais da Câmara Árabe, Tamer Mansour, e o embaixador do Kuwait, Ayadah Alsaidi

O gerente de relações governamentais da Câmara Árabe, Tamer Mansour, e o embaixador do Kuwait, Ayadah Alsaidi
O gerente de relações governamentais da Câmara Árabe, Tamer Mansour, e o embaixador do Kuwait, Ayadah Alsaidi

São Paulo – O Kuwait tem interesse em realizar mais investimentos no Brasil. Em visita à Câmara de Comércio Árabe Brasileira na sexta-feira (01), o embaixador do emirado em Brasília, Ayadah Alsaidi, citou alguns setores da economia brasileira em que empresários kuwaitianos enxergam oportunidades, como segurança alimentar, energia renovável, mineração, petróleo e o setor financeiro.

Para isso, porém, o governo brasileiro precisa acelerar a tramitação da Emenda ao Acordo de Cooperação entre o Brasil e o Estado do Kuwait, que está travada no Congresso desde, pelo menos, 2010, quando foi assinado por representantes dos dois países. “O parlamento do Kuwait ratificou esse acordo em 2011, mas no Brasil ainda não houve a aprovação. Além de fortalecer a relação econômica, ele abre portas para investimentos do Kuwait aqui”, disse o embaixador em entrevista à ANBA.

Recentemente, Alsaidi reuniu-se com o senador Fernando Collor (PTC-AL), que é presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado Federal, e com a deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), que preside a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados. Recebeu a promessa de que o tema será discutido, mas não do prazo para a sua aprovação.

Independentemente disso, o embaixador do Kuwait discute a realização de um Fórum Econômico Brasil-Kuwait, reunindo empresários dos dois países. De início, seria organizado no ano que vem, com apoio da Câmara Árabe, que deverá sediar o evento. Na entidade, o diplomata foi recebido pelo presidente Rubens Hannun, pelo diretor-geral Michel Alaby e pelo gerente de Relações Governamentais Tamer Mansour.

O governo do país árabe enviou também ao presidente do Brasil, Michel Temer, um convite para que ele visite o Kuwait. Em maio deste ano, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, esteve lá com uma comitiva, e reuniu-se com ministros locais. “Esperamos que em breve o nosso ministro possa retribuí-la”, afirmou o embaixador.

Na ocasião, a comitiva brasileira reforçou argumentos sobre a segurança e a qualidade da carne, o principal item da pauta de exportação do Brasil para o Kuwait – e que havia gerado rumores por conta da Operação Carne Fraca realizada pela Polícia Federal em março. O embaixador destacou, porém, que o Kuwait confia no produto brasileiro. “Não houve embargo, apenas restrição para importar os produtos dos frigoríficos diretamente investigados”, disse.

Outras áreas – Alsaidi comentou também sobre o Fundo do Kuwait para o Desenvolvimento Econômico Árabe, um fundo criado com orçamento proveniente do petróleo local e que visa ajudar projetos sociais e econômicos em outros países. Segundo o embaixador, algum estado ou cidade brasileira que desejar construir um hospital, por exemplo, poderá pedir ajuda ao fundo, que empresta dinheiro com juros inferiores a 4% ao ano.

“O Brasil nunca pediu ajuda desse fundo”, lamentou o embaixador. O fundo kuwaitiano já financiou projetos em 106 países como Angola, Cabo Verde, Honduras, Cuba, Nicarágua e até na Argentina. Segundo o embaixador, os recursos estão disponíveis também para os brasileiros.

Na área cultural, há um projeto – também em parceria com a Câmara Árabe – de organizar um Festival de Cultura do Kuwait em São Paulo. O local já está até definido: a Biblioteca Parque Villa Lobos, na zona Oeste da capital. Segundo o embaixador, ele deverá ser realizado em 2018.

Por fim, o embaixador ressaltou a parceria que Brasil e Kuwait têm na área esportiva. “Há intercâmbio de atletas, treinadores, professores de Educação Física”, disse. “Temos muito apoio do ministro dos Esportes, Leonardo Picciani.”

Alsaidi completará na semana que vem 4 anos como embaixador do Kuwait em Brasília. Essa é a sua primeira experiência no cargo. Antes, morou em Nova York, Roma, Bangkok e Sofia por conta de sua carreira diplomática.

Notícia Anterior

Mercosul e Egito assinam acordo de livre comércio

Próxima Notícia

Cinesolar – Embaixada da Alemanha

Notícias Relacionadas

Economia

Brasil e Cazaquistão discutem cooperação comercial e econômica

1 de março de 2026
ara Meirelles, Brasil está demandando investimentos muito fortes para o mercado de consumo, principalmente, e para o setor de infraestrutura Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Economia

Restrições comerciais do governo Trump não devem prejudicar o Brasil, diz Meirelles

15 de novembro de 2024
Brasil

Programa busca apoio para estudantes palestinos

13 de agosto de 2024
Próxima Notícia

Cinesolar - Embaixada da Alemanha

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Academia de honrarias presta homenagem ao empreend Academia de honrarias presta homenagem ao empreendedorismo -

Por Rachel Alves Nariyoshi

Brasília foi palco de uma relevante celebração ao mérito, à liderança e ao empreendedorismo, em solenidade realizada no Congresso Nacional. Promovido pela Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito, o evento marcou os 25 anos da Fundação da Ordem JK e homenageou o legado do Presidente Juscelino Kubitschek, fundador da capital federal.

A cerimônia reuniu representantes de diversos setores como diplomático, agronegócio, tecnologia, justiça, mercado financeiro e empreendedorismo, consolidando-se como espaço de reconhecimento às trajetórias de excelência que contribuem para o desenvolvimento do país.

Na ocasião, foram concedidas importantes distinções, entre elas a Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek, o título de Personalidade do Ano, a Medalh...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Congresso #Empreendedorismo #fundação #Homenagem #honrarias #JK #Nacional #ordem
Parlamentares canadenses discutem acordos comercia Parlamentares canadenses discutem acordos comerciais bilaterais no Congresso -

O Brasil tem grande interesse na parceria com o Canadá, principalmente em relação à cooperação para desenvolvimento da cadeia de fertilizantes, uma vez que o país importa 90% do insumo de que necessita.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), defendeu mais uma vez, a celebração de acordos bilaterais de comércio em lugar dos instrumentos multilaterais, em reunião nesta terça-feira, 12, com parlamentares canadenses membros da Comissão Permanente de Comércio Internacional da Câmara dos Comuns daquele país.

Segundo o parlamentar, “os acordos multilaterais enfraquecem os países mais fortes. Nos blocos, as assimetrias são enormes e países sem indústria e dependentes, têm o mesmo peso político que os países mais estruturados”, afirmo...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Acordos #Agricultura #Brasil #Canadá #comércio #COMISSÃO #Congresso #Fertilizantes #LuizPhilippedeOrleanseBragança #MERCOSUL #parlamentar
Lideranças femininas apontam principais desafios d Lideranças femininas apontam principais desafios das mulheres -

Debate, em Brasília, foi inspirado pela trajetória da artista brasileira Tarsila do Amaral

 Lideranças femininas que participaram da Roda de Conversa sobre Protagonismo Feminino organizada pelo 4º Prêmio Engenho Mulher apontaram uma série de desafios para as brasileiras, especialmente no mercado de trabalho. Salários menores que os dos homens em funções semelhantes e dificuldades de ascensão para cargos de alta lideranças são alguns dos gargalos identificados.

 O encontro reuniu cerca de 25 lideranças femininas no Espaço Cultural do TCU, Tribunal Contas da União. Os diálogos aconteceram após visita mediada à exposição “Transbordar o Mundo: Os Olhares de Tarsila do Amaral”. O encontro foi organizado pela presidente do Prêmio Engenho Mulher, jornalista Kátia Cubel.

&nbsp...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#debate #desafios #Engenho #feminina #liderança #mulheres #prêmio #TarsiladoAmaral #TCU #Tribunal
Brasil discutirá minerais críticos no Brics e G7 - Brasil discutirá minerais críticos no Brics e G7 -

Ministro da Fazenda participa de reuniões do Banco do Brics e da área de finanças do G7. Além de impactos econômicos das atuais guerras em curso. Dario Durigan deve levar aos encontros o tema das matérias-primas essenciais à indústria tecnológica.

As negociações sobre minerais críticos e os impactos econômicos das guerras no Oriente Médio e na Ucrânia serão os principais temas discutidos pelo Brasil nas reuniões do Brics e do G7, disse na terça-feira (12) o ministro da Fazenda do Brasil, Dario Durigan, em entrevista ao programa da TV Brasil. O ministro desembarca nesta quinta-feira (14) em Moscou, onde participará da reunião do Banco do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Na segunda-feira (18), ele chega na França para a reunião de ministros de finanças e presidentes de bancos centrais do G7, na qual o Brasil participa como país convidado...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Brasil #BRICS #críticos #DarioDurigan #FAzenda #G7 #minerais #ministro
Relatório da UNAMA reacende tensão entre Paquistão Relatório da UNAMA reacende tensão entre Paquistão e Talibã -

Entre acusações cruzadas e guerra de narrativas, embaixada paquistanesa em Brasília emite visão do país em relações ao novo relatório da UNAMA

A divulgação de um novo relatório da Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA), nesta terça-feira, 12 de março, voltou a ampliar a tensão regional entre o Paquistão e o regime Talibã, em meio ao agravamento da violência transfronteiriça e às disputas sobre a utilização de áreas civis em operações militares.

O documento da UNAMA aponta elevado número de vítimas civis decorrentes de operações atribuídas ao Paquistão, especialmente nas proximidades da instalação de reabilitação de dependentes químicos Omid, em Cabul. A publicação, entretanto, passou a ser fortemente contestada por analistas de segurança, grupos antitalibã e setores ligados ao gov...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#acusações #afeganistão #Embaixada #Guerra #Nações #ONU #Paquistão #Talibã #Tensão #UNAMA #Unidas
Comemorado o Dia da Língua Portuguesa - Embaixad Comemorado o Dia da Língua Portuguesa -

Embaixada de Portugal promove palestra reflexiva sobre o tema

Para celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa, a embaixada de Portugal em Brasília sediou, no dia 6 de maio palestra “História da Língua Portuguesa através de 10 Palavras”, conduzida pelo linguista e radialista português Marco Neves”. O evento foi no auditório Agostinho da Silva e teve um público numeroso.

Ao longo do encontro, o palestrante apresentou uma reflexão envolvente sobre as aproximações e diferenças no uso da língua portuguesa no Brasil e em Portugal, abordando também os desafios e perspectivas para o futuro de uma língua que une milhões de falantes em todo o mundo.

A conversa contou ainda com a moderação de Marcus Lunguinho, proporcionando um debate rico e participativo com o público presente.
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In