• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
terça-feira, 19 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Eventos

Tributo à herói cubano

por Embassy News
29 de janeiro de 2019
em Eventos
Tempo de Leitura: 4 mins
A A

Juan Martí  foi celebrado e recebeu flores no busto em sua homenagem, em Brasília. O encontro também contou com o demonstrativo de alguns dados sobre a ilha.

Raquel Pires

Cubanos estiveram em festa no último domingo (27), para comemorar o 166º aniversário do ídolo nacional. O político nacionalista foi jornalista, filósofo, poeta e considerado um grande intelectual, além de criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC) e organizador da Guerra de 1895, que deu a Cuba sua independência da Espanha. Seu pensamento transcendeu as fronteiras do país e adquiriu um caráter universal.

O embaixador de Cuba, Rolando Antonio Gómez González
O encarregado de negócios Rolando Antonio Gómez González

O encarregado de negócios de Cuba, Rolando Antonio Gómez González, discursou durante o evento enaltecendo Martí, citando um dos líderes da Revolução Cubana, Fidel Castro e o 60º da revolução. “Neste novo aniversário do nascimento do nosso herói nacional, José Martí, nos lembramos dele e o honramos com mais compromisso e firmeza ideológica, tendo em conjunto com Fidel, como uma bússola permanente que orienta o caminho, a luta e o dever com a pátria”

Gonzáles afirmou que ambos são a alma moral e o guia para levar o mundo em direção a um mundo melhor e mais justo e que as comemorações marcam a fé renovada na vitória cubana. “Fidel e a revolução colocaram Cuba em um lugar de prestígio no mundo por sua contribuição para a teoria e prática revolucionárias e para desenvolvimento humano e social. Eles nos mostraram que um mundo melhor é possível e é por isso que, com convicção e determinação, lutamos e Continuaremos lutando até a vitória sempre”.6

Durante o evento, as relações com o Brasil e os embargos econômicos americanos feitos contra a ilha foram temas do discurso de Gonzáles. Sobre a economia, ele declarou que Cuba alcançou um discreto crescimento econômico de 1,2% sem abandonar programas sociais importantes, apesar do impacto negativo dos eventos climáticos e do recrudescimento e bloqueio dos Estados Unidos. “Em 2018, o assédio econômico, comercial e financeiro Washington nos causou perdas de mais de 4 milhões dólares”.

Segundo o diplomata, a taxa de crescimento do PIB cubano baseou-se no avanço dos investimentos para o desenvolvimento da ferrovia nacional, construção de novos hotéis e expansão das linhas serviços de telefone e acesso à Internet. Gonzáles reiterou que apesar do progresso macroeconômico limitado, “em novembro de 2018 o governo colocou em vigor novas pensões mínimas para aposentados, que passaram de 200 para 242 pesos para quase 300 mil pessoas”, disse.

10Até 2019, Cuba espera um aumento de 1,5% no PIB, com recuperação da indústria açucareira e aumento da atividade em outras áreas, como construção, transporte e comunicações. O plano, segundo o presidente Miguel Díaz-Canel, será “estar em função do rendimento do país em moeda estrangeira e sua cobrança, pagando mais dívidas que os empréstimos para obter e cumprir com o mais alto a pontualidade do pagamento dos compromissos”.

Portanto, o Orçamento do Estado assegurará os recursos para sustentar a serviços sociais básicos, como saúde pública, educação e assistência será responsável por 51% das despesas correntes da atividade orçamentada.

Na visão do diplomata, o principal desafio do país é encontrar caminhos que levem a melhor situação econômica, apesar do bloqueio intensificado americano e dos efeitos climatológicos. “Continuamos imersos nas transformações que propomos para reordenar nosso projeto socioeconômico. Nós discutimos um novo projeto de Constituição, que a nossa Assembleia Nacional aprovou e pelo qual votaremos no próximo dia 24 de fevereiro”. Para Gonzáles será um trabalho coletivo em que as pessoas contribuíram com suas ideias e critérios para melhorar o projeto inicial. “Será um plebiscito forte e vitorioso contra as manobras e tentativas de uma minoria contrarrevolucionária e subserviente aos interesses imperiais”. salientou.8

RELAÇÃO COM BRASIL – Nos últimos meses, a relação entre os dois países foi abalada devido ao Programa Mais Médicos. Segundo o governo cubano, os médicos foram forçados a interromper o trabalho no Brasil. Segundo o embaixador de Cuba, os doutores cubanos honraram o legado de Fidel e alcançaram a pátria com dignidade como escudo e bandeira. “Eles estavam em Brasil, onde ninguém veio curar e tratar doenças e animar a alma dos mais necessitados. O povo brasileiro agradeceu e endossou o rigor científico e a qualidade humana dos médicos cubanos”.

“Nada, nenhum propósito sombrio e servil, pode danificar o infinito amizade que une os povos de Cuba e do Brasil. Eles podem vir estágios e desentendimentos que serão momentâneos, mas nunca vai impor os anseios minoritários de nos ver distantes e separados”, completou o diplomata.

      4 5

7 14

15 16

 

 

Notícia Anterior

Noite Dominicana

Próxima Notícia

 Malásia comunica Brasil abertura de mercado para exportações brasileiras de bovinos vivos

Notícias Relacionadas

Eventos

Embaixadores e ministros estrangeiros lideram busca por parcerias na FIN Brasil 2026

18 de maio de 2026
Eventos

Brasil e França celebram 10 anos de parceria na formação de mulheres líderes

18 de maio de 2026
Eventos

Orquestra da Geórgia faz apresentação inovadora em Brasília

15 de maio de 2026
Próxima Notícia

 Malásia comunica Brasil abertura de mercado para exportações brasileiras de bovinos vivos

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Embaixadores da UE desembarcam no Amazonas para se Embaixadores da UE desembarcam no Amazonas para selar parcerias estratégicas -

Comitiva liderada por Marian Schuegraf cumpre agenda de cinco dias em Manaus, com foco em bioeconomia, segurança e nos desdobramentos do Acordo UE-Mercosul.

O estado do Amazonas se tornará o epicentro das relações diplomáticas entre o Brasil e a Europa desta quarta-feira (20) até 24 de maio. O estado foi o escolhido para sediar a missão anual dos embaixadores dos Estados-membros da União Europeia (UE) no país. O encontro estratégico visa estreitar laços econômicos, comerciais e acadêmicos, impulsionados pela expectativa da entrada em vigor do Acordo UE-Mercosul.

Coordenada pela embaixadora da UE no Brasil, Marian Schuegraf, a comitiva conta com representantes diplomáticos de 17 nações europeias — incluindo Alemanha, França, Portugal, Países Baixos e Suécia. O grupo cumprirá uma agenda intensa que reflete o crescente interesse internac...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Amazonas #EMBAIXADORES #Europeia #Governador #Parcerias #RobertoCidade #Suframa #UE #União
Embaixadores e ministros estrangeiros lideram busc Embaixadores e ministros estrangeiros lideram busca por parcerias na FIN Brasil 2026 -

Com forte presença de comitivas internacionais, feira de negócios em Itajaí se consolida como ponte para investimentos globais e novos acordos comerciais

Nos dias 12 e 13 de maio, a cidade de Itajaí, no estado de Santa Catarina, transformou-se no epicentro das relações comerciais internacionais do sul do país. A edição de 2026 da FIN Brasil consolidou sua vocação global ao reunir uma expressiva comitiva de embaixadores, ministros e diplomatas estrangeiros. O objetivo central do encontro foi estreitar laços com o empresariado brasileiro, atrair investimentos estratégicos e formalizar cooperações econômicas de longo prazo.

Durante os dois dias de evento, o pavilhão foi palco de rodadas de networking, mesas-redondas e visitas técnicas. As discussões giraram em torno de setores cruciais para a economia do futuro, como tecnologia agr...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#CônsuldeMaltaemRecifeeoembaixadorJohnAquilina #EMBAIXADORES #Feira #FIN #Internacional #Itajaí #JohnAquilina #LeulsegedTadeseAbebe #Nepal #Parceria #SantaCatarina #TejendraRegmi
Post do Instagram 18420863248135737 Post do Instagram 18420863248135737
Embaixadora da República Tcheca é homenageada em M Embaixadora da República Tcheca é homenageada em Minas Gerais -

Pavla Havrlíková recebe o título de “Cidadã Honorária” de São João Nepomuceno

A embaixadora da República Tcheca no Brasil, Pavla Havrlíková, recebeu, neste sábado, 16 de maio, o título honorário de cidadã da cidade de São João Nepomuceno (MG) das mãos do Prefeito Antônio Calegaro.

Juntamente com ela, Viktor Dolista, Cônsul do Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo, e Maria Luiza de Camargo Malina, Coordenadora da Exposição Internacional Infantil de Arte Plástica Infantil para o Brasil, receberam o mesmo título.

“Aceito o título de cidadã honorária da cidade de São João Nepomuceno com muita alegria, mas também com humildade. Considero-o um agradecimento a toda a diplomacia da República Tcheca no Brasil, que apoiou a parceria entre São João Nepomuceno e a c...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#cidadã #Embaixadora #gerais #Homenagem #MariaLuizadeCamargoMalina #Minas #PavlaHavrlíková #RepúblicaTcheca #título #ViktorDolista
Amplia-se a cooperação regional entre o Cazaquistã Amplia-se a cooperação regional entre o Cazaquistão e o Brasil -

Embaixador Bolat Nussupov recebe a visita de uma delegação de Rondônia, liderada pelo governador Marcos Rocha.

O embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov , recebeu, no dia 15 de maio, a visita de uma delegação de Rondônia, liderada pelo Governador Marcos Rocha Na pauta das negociações estiveram questões relacionadas à ampliação da cooperação regional entre o Cazaquistão e o estado brasileiro de Rondônia nas áreas de economia, comércio, mineração, agricultura e pecuária. Especial interesse foi demonstrado pelas possibilidades de expansão da cooperação agroindustrial com empresas localizadas naquela região.

O embaixador Nussupov apresentou ao convidado os principais aspectos das reformas políticas e socioeconômicas da República do Cazaquistão no contexto do referendo realizado para a adoção da nova Constitu...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#BolatNussupov #Brasil #Cazaquistão #Cooperação #Governador #MarcosRocha #Rondônia
Aclamado espetáculo pernambucano chega à Brasília Aclamado espetáculo pernambucano chega à Brasília -

Musical “Capiba, pelas ruas eu vou” homenageia a obra de um dos maiores compositores brasileiros

Após uma trajetória de sucesso no Nordeste e em São Paulo, o aclamado musical “Capiba, elas ruas eu vou” desembarca em Brasília para duas apresentações especiais em 29 e 30 de maio, às 20h, no Teatro POUPEX. O espetáculo já assistido por mais de 33 mil pessoas, promete emocionar o público.

Criado pelo projeto Aria Social, o musical revisita a trajetória e a genialidade de Capiba (1904–1997), pianista, compositor e um dos grandes nomes da música pernambucana. Com mais de 200 composições, entre frevos, sambas, maracatus, valsas e peças eruditas, o artista tem sua história contada no palco por meio de uma narrativa que combina música, dança e teatro.

Em cena, 43 bailarinos/cantores d�...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Aria #Brasília #Capiba #Espetáculo #musical #Pernambuco #social
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In