Por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), foram doados ao Brasil 3 mil cobertores, 300 barracas e 75 rolos de lonas plásticas. A iniciativa tem como base o viés humanitário e as relações de amizade com o Brasil, de modo a contribuir no apoio emergencial às vítimas desses desastres.
A entrega foi feita no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), onde os itens chegaram no dia 26. Participaram da cerimônia o Ministro da Cidadania, João Roma; o Coordenador Geral do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) do Ministério de Desenvolvimento Regional, Leno Rodrigues de Queiroz; o Embaixador do Japão no Brasil, HAYASHI Teiji; e o Representante Sênior da JICA em Brasília, SATO Shinji.
“Espero que essas doações de assistência emergencial sejam mais uma prova da solidariedade do povo japonês ao povo brasileiro e que elas possam contribuir de alguma forma amenizando as dores das vítimas”, declarou o embaixador Hayashi (Á esq).
O governo japonês sempre prestou apoio emergencial ao Brasil e vem realizando inúmeras atividades que contribuíram para a prevenção de desastres naturais no país. O Japão espera dar continuidade a essas iniciativas com base nas necessidades do Brasil e nas relações de amizade entre as duas nações.