Desde o último dia 25, todos os voos provenientes ou com passagem por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte estão temporariamente proibidos de entrar no Brasil.
Segundo a pasta, o Consulado-Geral do Brasil em Londres “vem prestando as informações pertinentes” aos cidadãos brasileiros no Reino Unido e “respondendo a todas as comunicações que lhe são dirigidas sobre o tema”. O Consulado ainda lembra que a suspensão dos voos “em nada restringe o direito dos nacionais retornarem ao país”, indicando conexões em outras capitais europeias para fazer o trajeto.
“O Consulado-Geral está particularmente atento aos nacionais em situação de vulnerabilidade, aos quais oferece toda a assistência possível”, diz a nota publicada hoje pelo Itamaraty. Para mais informações ou em caso de dúvidas, os brasileiros podem entrar em contato com o Consulado-Geral do Brasil em Londres pelo e-mail assist.cglondres@itamaraty.gov.br. No Brasil, o plantão consular do Ministério das Relações Exteriores está à disposição no site oficial da pasta.
O Reino Unido registrou hoje 41.385 novos casos de covid-19, um recorde diário, em meio à rápida disseminação de uma nova variante do coronavírus e ao final de semana prolongado do Natal, que impactou a divulgação dos dados. Quanto às mortes, foram mais 357. “Este nível muito alto de infecção é uma preocupação crescente em um momento no qual nossos hospitais estão em seu estado mais vulnerável”, disse Yvonne Doyle, diretora médica da Saúde Pública da Inglaterra.
Segundo o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, a nova variante pode ser até 70% mais transmissível, mas ainda não há indícios de que ela seja mais mortífera ou cause uma versão mais grave da doença. Isso provocou a adoção de medidas de lockdown (confinamento) rígidas para Londres e o sul do país, e os planos para amenizar as restrições no Natal foram reduzidos dramaticamente ou totalmente descartados.
(Com Reuters)