Fotos: Rafael Luz
Uma série de eventos em toda Itália marcou a data militar, comemorada no dia 04 de Novembro. Em Roma, o presidente Sérgio Mattarella prestou homenagens aos membros das Forças Armadas no Altare della Patria. Em Brasília, a festa foi na embaixada italiana com a presença especial dos membros combatentes da Força Expedicionária Brasileira na Itália. O embaixador italiano, Antônio Bernadini, recebeu ainda adidos militares de vários países, autoridades brasileiras e membros da comunidade italiana.
O Dia da Unidade Nacional marca o fim da Primeira Guerra Mundial, um momento difícil e dramático para os italianos que, em um esforço coletivo, lutou pela unificação do país. “Houve uma corrente de conscientização nunca vista antes envolvendo todas as pessoas naquela época e que, no final, nos tornou um povo”, discursou o embaixador Bernadini.
A Itália, de acordo com o diplomata, homenageia todos os militares que neste momento estão empenhados no cumprimento do dever com grande dedicação, dentro e fora das fronteiras nacionais. “Lembro, em especial, daqueles militares que estão dando apoio ao povo italiano, atualmente em grande sofrimento pelos terremotos constantes no nosso país”, disse Bernadini.
Números – Segundo o embaixador da Itália, as Forças Armadas italianas operam com cerca de 7000 militares, entre homens e mulheres, em 28 missões internacionais, em 19 países, em três diferentes continentes. “Outros 7000 soldados estão em operações nacionais”, completou.
O Dia das Forças Armadas da República da Itália é o encontro anual dos soldados italianos com seus nacionais, com o povo. Tradicionalmente, nesta data, aeroportos, quartéis, navios e todas as estruturas militares são abertos à visitação.