O Ministério das Relações Exteriores da Itália anunciou nesta terça-feira (7) Francesco Azzarello como novo embaixador no Brasil.Aos 61 anos, o diplomata substitui Antonio Bernardini, que estava no cargo desde julho de 2016 e foi nomeado como representante permanente da Itália nas organizações internacionais sediadas em Paris, França.
Formado em economia e comércio pela Universidade Luiss, de Roma, Azzarello entrou na carreira diplomática em 1986, como responsável de Controle de Armamentos na Direção-Geral para Assuntos Políticos.
“Itália e Brasil estão ligados por seculares riquezas humanas e extraordinárias oportunidades econômico-industriais, científico-tecnológicas e linguístico-culturais a serem consolidadas”, disse o novo embaixador em um comunicado oficial.
Em sua trajetória no Ministério das Relações Exteriores, Azzarello exerceu funções nas embaixadas em Teerã (Irã) e Tirana (Albânia), no consulado em Adelaide (Austrália) e na representação permanente italiana nas Nações Unidas (ONU).
Entre 2012 e 2016, foi embaixador da Itália nos Países Baixos e representante permanente na Organização para Proibição de Armas Químicas (Opaq), tendo inclusive ocupado o cargo de presidente do conselho executivo da entidade entre 2015 e 2016.
Itamaraty – O novo embaixador se apresentou nesta terça-feira ao secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Otávio Brandelli. Em uma mensagem no Twitter, o Itamaraty disse que os dois diplomatas conversaram “sobre temas de interesse comum”, como o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, além de “investimentos e possíveis visitas bilaterais de alto nível”.