O embaixador da Irlanda no Brasil Seán Hoy comandou, nesta quarta-feira (17), a programação virtual para comemorar a independência do país, celebrada também no dia da morte do seu padroeiro, São Patrício ou San Patrick. Uma tradição cultivada neste dia é vestir-se de verde. A cor vem da bandeira irlandesa e remete ao nome popular da Irlanda de “Ilha Esmeralda”. Os principais monumentos em várias capitais de todo o mundo foram iluminadas de verde. Em Brasília, participaram a Catedral, o Brasília Shopping, a Biblioteca e o Museu Nacional .
A embaixada distribuiu centenas de velas verdes para serem acessas também em solidariedade às vítimas da pandemia. De acordo com o embaixador, em sua apresentação, elas foram feitas por índios Kayapós, na Amazônia e a iniciativa contribuiu com a conservação de mais de seis milhões de hectares de florestas. “Se pudéssemos enviar abraços virtualmente, sinta nossa calorosa saudação a cada um de vocês que está nos assistindo esta noite”, afirmou Seán Hoy.
Durante o vídeo comemorativo, foram apresentados clips de música, de dança e as belas paisagens irlandesas. O músico brasileiro Alex Navor (foto), que toca música tradicional daquele país, teve participação especial.
A embaixatriz Súsan Hoy (foto) participou fazendo a leitura de um poema de um poeta irlandês.
O embaixador lembrou que no ano que vem a Irlanda comemora seu centenário de independência e o Brasil 200 anos. “Já estamos trabalhando para identificar alguns temas que passamos trazer para uma comemoração conjunta, aproximando os dois países”, disse Seán Hoy. Para o embaixador, o dia de São Patrício “é um momento para celebrar o brilhantismo e a diversidade do talento criativo irlandês contemporâneo, em casa e no exterior”.
Assista agora ao evento virtual preparado pela embaixada da Irlanda no Brasil