O Embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, reuniu-se, na quinta-feira (18), com o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, e dirigentes da Tata Consultancy Services (TCS). As autoridades fizeram um balanço da presença da TCS na cidade e discutiram a ampliação das parcerias entre o município e a Índia, incluindo novas iniciativas de negócios. Atuando em Londrina desde 2018, a multinacional possui um delivery center que emprega cerca de 1.700 pessoas na cidade, e é seu principal centro de operações no Brasil. Ao todo, a TCS conta com 630 mil colaboradores distribuídos em quase 50 países, e seu faturamento anual é de aproximadamente 25 bilhões de dólares
A TCS contabiliza 2.700 clientes, 100 deles no Brasil. A empresa oferece serviços de consultoria para organizações de grande porte como a Vale, Petrobrás, Bradesco e Itaú, entre outras. Além disso, o grupo Tata, do qual a companhia faz parte, já investiu mais de 125 bilhões de dólares em iniciativas filantrópicas no decorrer de sua história.
De acordo com o Embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, Londrina vem se posicionando como um grande centro de tecnologia, e é uma cidade moderna, empresarial e focada em negócios. Reddy convidou o prefeito a visitar a Índia, com o objetivo de conhecer o país e discutir parcerias com empresas indianas. “A área de Tecnologia da Informação (TI) tem um grande potencial de geração de empregos e renda, e está contribuindo para que a Índia cresça e se desenvolva muito. Marcelo é um prefeito dinâmico e que faz a diferença, e isso é importante para que possamos fortalecer os laços entre Londrina e a Índia, e consolidar ainda mais esse setor na cidade”, disse.
O prefeito Marcelo Belinati agradeceu a presença do embaixador e dos representantes da TCS, e se disse muito feliz pela empresa ter escolhido Londrina como sua principal sede operacional no Brasil, destacando sua importância para o município. “Londrina é uma cidade diferenciada e receptiva, cuja história ficou ainda mais rica com a vinda da TCS para cá. Daqui a alguns anos, veremos o enorme impacto positivo que essa empresa – uma das maiores do mundo – vai gerar aqui”, afirmou.
Ainda segundo Marcelo, a Índia é um dos países mais promissores do mundo, e o Município pretende estabelecer novas parcerias com empresas indianas. “Para isso, contamos com o apoio do embaixador em ações que estamos planejando para divulgar a cidade para o setor empresarial indiano, e sabemos que o fato de Londrina ter um centro da TCS será uma importante referência na Índia”, frisou.
Foco no crescimento – O CEO da TCS no Brasil, Tushar Parikh, apontou a relevância estratégica de Londrina para a companhia. “A TCS Londrina é o pilar, para nós, do nosso crescimento no Brasil e na América Latina. Queremos continuar nos desenvolvendo, criando oportunidades e revelando talentos”, pontuou.
Segundo o diretor financeiro da TCS Brasil, Bruno Rocha, a empresa atualmente conta com 5 mil colaboradores no país, dos quais 1.700 estão no município. “Pretendemos expandir esse número para 6 ou 7 mil pessoas em médio prazo. Londrina hoje é o maior delivery center de tecnologia de uma única empresa em toda a região Sul, e queremos ser o maior delivery center fora do estado de São Paulo. A gente está muito feliz com o nosso crescimento aqui, e convidamos os jovens para que considerem uma carreira na TCS, pois terão a oportunidade de atender clientes do mundo inteiro e investir em uma carreira internacional”, afirmou.
O presidente da Codel, Bruno Ubiratan, afirmou que o encontro de hoje foi tanto uma maneira de agradecer a TCS por todos os benefícios que a empresa trouxe à cidade quanto o começo de outras iniciativas voltadas a explorar novos horizontes. “Discutimos com o embaixador, inclusive, a possibilidade de fazermos uma missão Londrina-Índia para atrair investimentos para a cidade e apresentar nossa cidade para os indianos. Tenho certeza de que isso vai gerar bons frutos para o município”, concluiu.
Entre outras autoridades, o encontro contou com a presença do vice-prefeito, João Mendonça; do chefe de gabinete, Moacir Sgarioni; do secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves; do presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Ubiratan; e do diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira. Também participaram, o CEO da TCS no Brasil, Tushar Parikh; o diretor financeiro da empresa no país, Bruno Rocha; o diretor de Energia & Recursos, Ralph Soares; e o diretor da TCS em Londrina, Francisco Júnior.