Numa reunião de ministros da Saúde do grupo das maiores economias do mundo, entre eles o Brasil, a luta contra a covid-19 esteve no centro dos debates e decisões foram tomadas. Mas, sobre a mesa, estava um plano mais ambicioso e completo, envolvendo praticamente todos os aspectos da questão de saúde, financiamento e distribuição de tratamentos, vacinas e remédios.
Antes mesmo de o encontro começar, o governo americano deixou claro que não assinaria a declaração final, obrigando os organizadores a apenas emitir um comunicado de imprensa curto, sem detalhes nem claros compromissos. Tradicionalmente, uma reunião de ministros é concluída com uma declaração final, o que não ocorreu desta vez. Diante do impasse e do veto americano, os organizadores da reunião cancelaram uma coletiva de imprensa que estava programada.
A coluna obteve uma cópia da declaração vetada e de uma espécie de “ações de urgência”. Nelas, os governos se comprometeriam a trabalhar com uma “resposta global” e indicavam a necessidade de se promover uma cobertura de universal de saúde. Mas o ponto polêmico foi a citação recorrente aos trabalhos da OMS e a necessidade de que a entidade continue sendo financiada. A agência tem sido criticada pelo governo americano, que chegou a suspender recursos. A alegação é de que a OMS foi lenta em alertar sobre o risco, além de adotar uma postura supostamente pró-Pequim.
No texto da declaração, lia-se: “apoiamos plenamente a nos comprometemos pelo fortalecimento do mandato da OMS em coordenar a luta internacional contra a pandemia”. Também foi vetado pelos americanos o plano de que o financiamento do combate à pandemia devesse ocorrer por meio da OMS. O texto ainda citava a necessidade de um acesso justo e igualitário para novos diagnósticos, vacinas, terapias e outros produtos. A declaração ainda reconhecia instrumentos e mecanismos como a Unitaid, criada pelo Brasil e França, e a Unitaid Medicines Patent Pool.
Leia o plano confidencial do G-20 e que não foi aprovado:
https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2020/04/20/impasse-impede-aprovacao-de-plano-do-g-20-contra-a-pandemia.htm?utm_source=chrome&utm_medium=webalert&utm_campaign=coluna-jamil-chade