A reunião realizada com representantes do Ministério da Agricultura indonésio, no dia 18 de setembro na Indonésia, teve como finalidade buscar a abertura do mercado para farinhas de origem animal do Brasil. O encontro foi uma realização do Projeto Brazilian Renderes com promoção da ABRA e Apex-Brasil durante a International Livestock, Dairy, Meat Processing, and Aquaculture Exposition ILDEX-2019 (http://www.ildex-indonesia.com/). Também foi importante o apoio da Embaixada do Brasil em Jacarta que deu suporte a esta ação.
Participaram da reunião cinco representantes do governo Indonésio em que esteve em pauta parte os dados, critérios técnicos e o tramite legal para abertura do mercado. Foi um encontro produtivo com duração de 2 horas que revelou o interesse do governo da Indonésia em abrir as portas para o setor de reciclagem animal do Brasil. Atualmente, o mercado indonésio tem potencial para importar cerca de 400 mil toneladas de farinhas de origem animal.
Feira
A ILDEX 2019 surpreendeu positivamente a equipe ABRA, associados e a Apex-Brasil. Foi a primeira vez que estiveram no evento. A feira conta com visitantes comerciais de mais de 30 países sendo local para grandes oportunidades de negócios.
Participaram da reunião com o governo da Indonésia:
O Adido Agrícola do Brasil na Indonésia, Gustavo Bracale; a Apex-Brasil, com a Gerência de Agronegócios, Alberto Bicca; o vice-presidente Conselho Diretivo da ABRA, Robinson Huyer (FASA); presidente Executivo, Decio Coutinho; presidente da CAMEX/ABRA, Charbel Syrio; (A&R); vice-presidente CAMEX/ABRA, Dario França (Patense); e Gestor de Mercado Externo, Juliano Hoffmann. Associados: BRF – Nhu Van e Trinh Thao; SEARA – Everaldo Antonio da Silva; e SANIMAX – Yelsin Felipe Hurtado.