O país aumentou pontuação em índice da ONU que mede saúde, educação e nível de renda da população. Um país árabe consta entre os mais bem colocados. Emirados estão em 15º
O Brasil subiu posições no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgado nesta terça-feira (6) pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (Pnud). Um país árabe, os Emirados Árabes Unidos, está entre os mais bem colocados no ranking, em 15º lugar entre as 193 nações.
O índice analisa o desenvolvimento humano de um país, levando em conta indicadores de saúde, educação e nível de renda. Em seu release de divulgação, o Pnud afirmou que o progresso do desenvolvimento humano está passando por desaceleração sem precedentes e que ele é “surpreendentemente fraco”.
“Durante décadas, estivemos no caminho para alcançar um mundo de desenvolvimento humano muito elevado até 2030, mas essa desaceleração representa uma ameaça real ao progresso global,” afirmou o chefe global do Pnud, Achim Steiner. A desigualdade entre países com IDH Baixo e Muito Alto cresce.
Apesar do desempenho geral, que se baseia em dados do ano de 2023, há avanços em alguns países. O Brasil, por exemplo, saiu de 0,780 em pontuação de IDH em 2022 para 0,786 no ano seguinte, valor considerado alto para escala de 0,000 a 1,000. Na edição atual, o Brasil aparece na 84ª colocação. No ano anterior, a posição brasileira era a 89ª, indicando que o País galgou cinco colocações.
Os Emirados Árabes Unidos estão em 15º lugar no ranking atual, com 0,940 de pontuação, considerada muito alta e com avanço de 0,019% sobre a edição anterior. O segundo país árabe mais bem posicionado em IDH é a Arábia Saudita, com 0,900 de pontuação e 37º lugar, e depois o Bahrein, em 38º com 0,899.
Fonte: ANBA