• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quarta-feira, 15 abril , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Brasil

Comunidade polonesa vai ganhar uma data nacional

por Embassy News
7 de maio de 2025
em Brasil
Tempo de Leitura: 2 mins
A A

Senado brasileiro discute homenagem aos poloneses e seu patrimônio histórico no Brasil.

Estima-se que o número de brasileiros com ascendência polonesa varia de 1,5 a mais de 2,5 milhões e que somente o estado do Paraná tenha mais de 1 milhão de habitantes com pelo menos um ancestral de origem polonesa

Nesta terça-feira, 6, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) por iniciativa do deputado General Girão (PL/RN), reuniu seis especialistas brasileiros e poloneses, para discutir a criação de uma data nacional em homenagem à comunidade polonesa e seu patrimônio histórico no Brasil.

De acordo com o deputado, um projeto de lei será apresentado nos próximos dias, definindo o dia 11 de novembro como a data nacional do patrimônio histórico e cultural dos poloneses no Brasil. Se aprovado o PL, a data constará do calendário oficial do país.

Girão que é, também, presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Polônia e ex-adido de Defesa na Polônia, afirmou que “é fundamental o reconhecimento oficial do valor inestimável que a cultura polonesa agrega à nossa nação”.

Ele explicou que a Lei nº 12.345, de 9 de dezembro de 2010, estabelece critérios para que seja instituída uma data comemorativa de âmbito nacional. “O principal critério é a sua alta significação para a sociedade brasileira, critério que, por evidente, entendemos estar atendido”, sublinhou.

Participaram do evento, Henryk Siewierski, professor de Teoria Literária e Literaturas, da Universidade de Brasília; coordenador da Cátedra Cyprian Norwid de Estudos Poloneses; Tomasz Lychowski, membro e ex-presidente da POLONIA Sociedade Beneficente do Rio de Janeiro; Andrzej Bukowinski, cônsul honorário da Polônia em São Paulo; Norton Morozowicz, maestro, flautista, professor da UFG e membro da Academia Brasileira de Música; Sérgio Sechinski, cônsul honorário da Polônia em Porto Alegre; e Fabrício Vicroski, arqueólogo e historiador; professor e pesquisador vinculado à Universidade de Breslávia.

Fonte: Assessoria da CREDN

Tags: comissãoComunidadeCREDNHomenagemPolonesesSenado
Notícia Anterior

IDH: Brasil sobe cinco posições, segundo a Organização das Nações Unidas

Próxima Notícia

Embaixadora Cláudia Fonseca Buzzi assume a embaixada do Brasil na Hungria

Notícias Relacionadas

Brasil

Embaixador do Sudão debate segurança alimentar e inclusão social

15 de abril de 2026
Brasil

Brasil leva experiência de acolhimento de migrantes à Itália

15 de abril de 2026
Brasil

Congresso aprimora critérios de naturalização de imigrantes

15 de abril de 2026
Próxima Notícia

Embaixadora Cláudia Fonseca Buzzi assume a embaixada do Brasil na Hungria

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formaliza A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formalização de uma nova e relevante parceria institucional com a Embaixada da Geórgia, que resultará na produção de uma edição especial inteiramente dedicada ao país.

O projeto já está em andamento e mobiliza uma equipe multidisciplinar de excelência, composta por jornalistas, revisora, fotógrafa, designer gráfico e tradutores, com o compromisso de apresentar um conteúdo editorial de alto padrão, à altura da proposta e da relevância internacional da publicação.

Com lançamento previsto para o mês de maio, a 11ª edição da EMBASSY reafirma o compromisso de uma revista com qualidade, credibilidade e a valorização das relações internacionais.

Em breve, mais informações.
Acompanhe.
Post do Instagram 17993623085937448 Post do Instagram 17993623085937448
✨🎧 Justiça também se traduz. Entre vozes, idiomas ✨🎧 Justiça também se traduz.

Entre vozes, idiomas e silêncios históricos, a exposição “1 Julgamento, 4 Línguas – Os pioneiros da interpretação simultânea em Nuremberg” revela quem tornou possível um dos momentos mais decisivos da humanidade — o Tribunal de Nuremberg.

Eles não estavam nos holofotes.
Mas sem eles, nada teria sido compreendido.
Nada teria sido julgado.

Quatro idiomas.
Uma verdade em construção.
E profissionais que sustentaram o peso da história… em tempo real.

A realização desta mostra reúne nomes que seguem sustentando o diálogo global hoje:
🤝 Associação Internacional de Intérpretes de Conferência (AIIC)
🤝 Associação Profissional de Intérpretes de Conferência (APIC)
🇩🇪 Embaixada da Alemanha no Brasil, representada pelo Encarregado de Negócios a.i., Sr. Wolfgang Bindseil

📍 Biblioteca Nacional de Brasília
🗓️ Até 10 de abril
🎟️ Entrada gratuita

Se você nunca parou para pensar no poder de uma tradução… talvez essa seja a sua chance.

💬 Você já tinha imaginado o impacto desses intérpretes na história?

#brasíliacultural
#nuremberg
#revistaembassy
#interpretaçãosimultânea
#comunicaçãoglobal
Post do Instagram 17853929589631895 Post do Instagram 17853929589631895
Post do Instagram 18523781110069486 Post do Instagram 18523781110069486
A milonga uruguaia animou a festa nacional do Urug A milonga uruguaia animou a festa nacional do Uruguai em Brasília. A reportagem você vai poder ler na Embassy
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In