• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
segunda-feira, 12 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Diplomacia

Grupo Parlamentar Brasil-Síria é aprovado no Senado

18 de julho de 2024
em Diplomacia
Tempo de Leitura: 2 mins
0

O objetivo é incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os Poderes Legislativos dos dois países

O Plenário do Senado Federal aprovou, em votação simbólica, na quarta-feira (17), projeto de resolução (PRS) que cria o Grupo Parlamentar Brasil-Síria. A proposta do senador Esperidião Amin (PP-SC) foi aprovada na forma do parecer do senador Nelsinho Trad (PSD-MS) submetido previamente à Comissão de Relações Exteriores (CRE).

O grupo parlamentar criado pelo PRS 20/2022 tem o objetivo de incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os Poderes Legislativos dos dois países. A cooperação ocorrerá por meio de visitas, conferências, estudos e encontros de natureza política, jurídica, social, científica, cultural, educacional e econômica. Os parlamentos também poderão realizar permuta de publicações e trabalhos sobre matéria e experiências legislativas, e manter relações culturais, de intercâmbio e de colaboração técnica com entidades nacionais e estrangeiras.

O autor destaca que os laços históricos e culturais entre os dois países são fortalecidos em virtude da forte presença da comunidade síria no Brasil. Ele acrescentou que há uma estimativa de 4 milhões de descendentes de sírios no país. Além disso, o senador lembrou que o parlamento unicameral sírio, chamado de Assembleia do Povo, conta com o Grupo de Amizade Parlamentar Síria-Brasil. Esse conjunto estimula o contato com a comunidade de origem síria do Brasil, além de promover operações de investimentos no âmbito da reconstrução da Síria.

“Essas circunstâncias tornam claro que a diplomacia parlamentar pode ser importante ferramenta de aproximação entre os países e, certamente, conduz à democratização de discussões político-diplomáticas bilaterais”, afirmou.

Nelsinho pontua que o país do Oriente Médio vive um conflito há mais de dez anos, que “inevitavelmente trouxe impactos sobre sua relação bilateral com o Brasil”. Além disso, o relator lembra que o último contato presencial entre os países ocorreu em 2010, quando o presidente Bashar Al-Assad visitou o Congresso Nacional. “Acreditamos, diante disso, que a abertura de mais esse canal de diálogo seja bastante bem-vinda”, diz.

A senadora Tereza Cristina (Republicanos-MS) apresentou o parecer como relatora ad hoc. A votação do PRS foi antecedida de aprovação simbólica de requerimento de urgência para a tramitação da matéria.

Fonte: Agência Senado

Tags: Esperidião AminGrupoNelsinho TradparlamentarSenadoSíria
Notícia Anterior

Embaixador da Índia conhece potencial de Santa Catarina

Próxima Notícia

Yoga vai ser praticado em escolas do MS

Notícias Relacionadas

Diplomacia

Embaixador do Chipre visita Escola Superior de Guerra

9 de maio de 2025
Diplomacia

Senado aprova sete indicados para embaixadas do Brasil

8 de maio de 2025
Embaixadores Robert Takata e  Maria Laura da Rocha
Diplomacia

Embaixadores da República Dominicana e de Omã entregam credenciais no Itamaraty

7 de maio de 2025
Próxima Notícia

Yoga vai ser praticado em escolas do MS

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In