Em cerimônia realizada nessa quinta-feira (17/2), a embaixada do Japão oficializou a doação de recursos para a aquisição de uma van para as escolas de educação especial geridas pela Associação de Pais e Amigos de Excepcionais do Distrito Federal (APAE-DF). A solenidade de assinatura, realizada na sede da entidade, na 711/911Norte, teve a participação do embaixador Teiji Hayashi e da diretora da entidade, Diva da Silva Marinho.
Por meio do Programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana (APC), o Governo do Japão comprometeu-se a disponibilizar o valor aproximado de R$ 225 mil (US$ 39,7 mil), destinado pra a aquisição de uma van com capacidade para 15 pessoas.
O projeto visa apoiar os alunos com deficiência intelectual ou múltipla que frequentam as escolas geridas pela APAE-DF e que participam de atividades realizadas fora das escolas, como treinamento e visita aos locais de trabalho. A van também tem como objetivo facilitar o deslocamento das equipes de atletas ao estágio ou a outros campos de treinamento
“Esta doação financeira representa o símbolo de amizade entre o povo japonês e o povo brasileiro”, ressaltou o embaixador Hayashi em seu discurso . Espero sinceramente que a van a ser adquirida seja utilizada de forma adequada e eficaz e seja útil para a inclusão social das pessoas especiais através de participação profissional”, completou.
Em sua fala, o embaixador Hayashi mencionou ainda a importância de uma ação contínua para inclusão social dos excepcionais. “Como no Brasil, no Japão, independentemente da deficiência, visa-se a promoção de uma sociedade em que todas as pessoas possam conviver respeitando a personalidade e a individualidade de todos e que possam se apoiar mutualmente”, afirmou.
A Presidente da APAE-DF Sra. Diva da Silva Marinho, por sua vez, expressou o seu agradecimento pelo apoio contemplado para o referido projeto da associação. “O veículo a ser doado trará benefício aos 500 alunos frequentados anualmente. Reafirmamos o nosso sincero agradecimento à Embaixada do Japão no Brasil e ao Governo Japonês.”, concluiu.
Após da cerimônia, os representantes da APAE-DF convidaram o Embaixador Hayashi a conhecer de perto as atividades dos professores e dos alunos na escola de educação especial da APAE-DF. O Embaixador Hayashi, além de assistir e conhecer de perto as atividades dos alunos, observou como os mesmos recebem as formações e interagiu animadamente com s alunos. Além disso, o Embaixador Hayashi quis conhecer o ponto de vista dos alunos sobre como é a vida escolar e quais são os desafios que têm no dia-a-dia e nas formações na escola.
Esperamos que a van a ser aquisitiva seja utilizada de forma adequada e eficaz e seja útil para a inclusão social das pessoas especiais através de participação profissional.
APAE-DF – Desde a sua fundação, em 1964, a APAE-DF tem proporcionado gratuitamente vários programas de educação básica e profissional, além de serviços de saúde e bem-estar, gerindo quatro Escolas de Educação Especial no DF (Asa-Norte, Ceilândia, Guará e Sobradinho), beneficiando deficientes intelectuais e múltiplos e seus familiares.
APC– O APC é um programa do governo japonês cujo recursos provêm dos impostos do contribuinte japonês e que teve início no Brasil em 1999. O programa vem auxiliando em áreas que priorizam benefícios diretos às comunidades locais, tais como assistência médica, educação, assistência social oferecendo recursos para construções, reformas, aquisições de materiais, equipamentos, automóveis entre outros.
Fotos ; Mamoru Matsuda/NIPPO Brasília -http://nippobrasilia.com.br