• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quinta-feira, 16 abril , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Brasil

Fiocruz e instituições francesas ampliam cooperação

por Embassy News
18 de fevereiro de 2025
em Brasil
Tempo de Leitura: 5 mins
A A

Embaixador Emmanuel Lenain visita fundação em busca do fortalecimento da parceria nas áreas de educação e pesquisa

O embaixador francês, Emmanuel Lenain, visitou, no dia 13,  a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz),  em busca de fortalecer ainda mais a parceria entre a Fundação e as instituições de seu país. Se essa colaboração já é antiga nas áreas de educação e pesquisa, a ideia agora é avançar também em produção e ampliar a mobilidade de pesquisadores. Além de se reunir com o presidente da instituição, Mario Moreira, e integrantes do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), Lenain homenageou o assessor especial da Presidência Wilson Savino com o título de Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito.

Lenain veio acompanhado pela conselheira-adjunta de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada, Sophie Jacquel, e pela adida de Imprensa do Consulado, Claudia Braillard-Ceccaldi. No cargo desde 2023, esta foi a primeira visita do embaixador à Fiocruz. Ele foi recebido na Casa Amarela, onde se reuniu com Moreira, além do coordenador Pedro Burger e da assessora para a Cooperação com a Europa, Ilka Vilardo, ambos do Cris/Fiocruz.

Parcerias estratégicas

O primeiro Ano do Brasil na França foi comemorado em 2005, como uma forma de estreitar a relação entre os dois países. Em 2009, foi a vez do Ano da França no Brasil. Vinte anos depois, o evento é reeditado, mas com uma novidade: desta vez ele ocorre nos dois países no mesmo ano, celebrando ainda os 200 anos de relações diplomáticas bilaterais e incentivando a cooperação em diversas áreas, incluindo a saúde.

Na reunião com o embaixador, Mario Moreira destacou a importância das parcerias com instituições francesas, em campos que hoje vão das vacinas à imunologia e à pesquisa em Inteligência Artificial. Ele destacou, por exemplo, a longevidade da cooperação com o Instituto Pasteur, que tem na criação do Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia, no Ceará, um de seus frutos mais recentes, e o trabalho com a Fundação Mérieux, que permitiu nos anos 70 a produção da vacina meningocócica A durante a epidemia de meningite. Hoje, um documento tripartite entre a Fiocruz, a Mérieux e Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) estabelece um protocolo de cooperação na área de pesquisa, treinamento e capacitação dos profissionais do SUS, além de reforçar o diagnóstico e a vigilância epidemiológica. Outros planos como o desenvolvimento conjunto de vacinas e doutorados miram o futuro e unem a Fiocruz e instituições na França.

“Esse ano é um ano em que acontecerá uma série de eventos celebrando essa história exitosa de cooperação entre Brasil e França. A expectativa nossa também é de consolidar essa agenda de futuro e fortalecer aquilo que já temos em curso com várias instituições de pesquisa”, disse Moreira mais tarde na cerimônia em que Savino foi condecorado.

O embaixador, por sua vez, destacou que Fiocruz é a principal parceira da França na área de ciência e tecnologia em saúde. Segundo Lenain, muitas empresas de seu país estão interessadas em colaborar com o Brasil na área de saúde. Ele citou uma preocupação em especial do governo francês com a resistência antimicrobiana (AMR, na sigla em inglês) e observou que este é um campo com potencial de cooperação.

Medalha

A visita de Lenain teve ainda um outro objetivo: outorgar o título de Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito, concedido pelo governo da França, ao pesquisador Wilson Savino, em reconhecimento por sua contribuição para a ciência e a cooperação franco-brasileira. A homenagem, ocorrida durante reunião do Conselho Deliberativo, contou com a participação dos integrantes do Laboratório de Pesquisas sobre o Timo, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que foi chefiado pelo pesquisador.

O embaixador lembrou a importância da pesquisa de Savino não só para a imunologia, mas também para a história da cooperação científica entre França e Brasil, ajudando a criar fortes vínculos entre instituições dos dois países. A ligação do pesquisador começou ainda em sua formação, quando fez parte do seu doutorado e o pós-doutorado em imunologia celular em Paris, e continuou em sua vida profissional, fomentando parcerias entre a Fiocruz e instituições francesas. “Por meio de seu trabalho, você não apenas fortaleceu nossa cooperação, mas também permitiu que novos caminhos se abrissem, que novas gerações de pesquisadores surgissem e que fossem colocadas as bases para futuros avanços científicos. Hoje, a França gostaria de expressar todo o seu reconhecimento por esses anos de trabalho, de comprometimento à excelência científica”, disse Lenain.

Ao agradecer a homenagem, Savino lembrou que no Ano do Brasil na França, em 2005, a Fiocruz organizou uma exposição sobre a cooperação científica entre os dois países, que terminava com a colaboração entre o Laboratório de Pesquisa sobre o Timo e o Hospital de Necker, em Paris. E que 2025 marca ainda os 125 anos da Fundação e os 40 do Laboratório.

“No momento em que a Fiocruz desenvolve uma política de relações internacionais cada vez mais forte, a entrega da Medalha de Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito a um pesquisador da Fundação, ainda que seja uma honraria individual, mostra, de forma inequívoca, o reconhecimento de nossa instituição pelo governo francês, através de seu presidente, aqui representado pelo embaixador Emmanuel Lenain”, disse Savino. O assessor especial da presidência lembrou ainda que estudou praticamente a vida inteira em instituições públicas brasileiras e que teve suas pesquisas desenvolvidas graças a investimento de agências e instituições públicas.

Ao encerrar a cerimônia, Mario Moreira destacou a generosidade de Savino ao compartilhar a homenagem com a equipe do Laboratório de Pesquisas sobre o Timo e os colegas da Fundação, e acrescentou: “A Fiocruz hoje se sente homenageada também com essa condecoração de Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito. Muito obrigado, Savino. E parabéns!”.

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

Tags: CooperaçãoEmmanuel LenainFiocruzFrançainstituiçõesMario MoreiraWilson Savino
Notícia Anterior

Geórgia e CGU compartilham conhecimentos e experiências

Próxima Notícia

Haddad se reúne com ministros em Abu Dhabi

Notícias Relacionadas

Brasil

Embaixador do Sudão debate segurança alimentar e inclusão social

15 de abril de 2026
Brasil

Brasil leva experiência de acolhimento de migrantes à Itália

15 de abril de 2026
Brasil

Congresso aprimora critérios de naturalização de imigrantes

15 de abril de 2026
Próxima Notícia

Haddad se reúne com ministros em Abu Dhabi

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formaliza A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formalização de uma nova e relevante parceria institucional com a Embaixada da Geórgia, que resultará na produção de uma edição especial inteiramente dedicada ao país.

O projeto já está em andamento e mobiliza uma equipe multidisciplinar de excelência, composta por jornalistas, revisora, fotógrafa, designer gráfico e tradutores, com o compromisso de apresentar um conteúdo editorial de alto padrão, à altura da proposta e da relevância internacional da publicação.

Com lançamento previsto para o mês de maio, a 11ª edição da EMBASSY reafirma o compromisso de uma revista com qualidade, credibilidade e a valorização das relações internacionais.

Em breve, mais informações.
Acompanhe.
Post do Instagram 17993623085937448 Post do Instagram 17993623085937448
✨🎧 Justiça também se traduz. Entre vozes, idiomas ✨🎧 Justiça também se traduz.

Entre vozes, idiomas e silêncios históricos, a exposição “1 Julgamento, 4 Línguas – Os pioneiros da interpretação simultânea em Nuremberg” revela quem tornou possível um dos momentos mais decisivos da humanidade — o Tribunal de Nuremberg.

Eles não estavam nos holofotes.
Mas sem eles, nada teria sido compreendido.
Nada teria sido julgado.

Quatro idiomas.
Uma verdade em construção.
E profissionais que sustentaram o peso da história… em tempo real.

A realização desta mostra reúne nomes que seguem sustentando o diálogo global hoje:
🤝 Associação Internacional de Intérpretes de Conferência (AIIC)
🤝 Associação Profissional de Intérpretes de Conferência (APIC)
🇩🇪 Embaixada da Alemanha no Brasil, representada pelo Encarregado de Negócios a.i., Sr. Wolfgang Bindseil

📍 Biblioteca Nacional de Brasília
🗓️ Até 10 de abril
🎟️ Entrada gratuita

Se você nunca parou para pensar no poder de uma tradução… talvez essa seja a sua chance.

💬 Você já tinha imaginado o impacto desses intérpretes na história?

#brasíliacultural
#nuremberg
#revistaembassy
#interpretaçãosimultânea
#comunicaçãoglobal
Post do Instagram 17853929589631895 Post do Instagram 17853929589631895
Post do Instagram 18523781110069486 Post do Instagram 18523781110069486
A milonga uruguaia animou a festa nacional do Urug A milonga uruguaia animou a festa nacional do Uruguai em Brasília. A reportagem você vai poder ler na Embassy
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In