Iniciativa reforça protagonismo da FGV na diplomacia internacional e apoio estratégico à presidência brasileira do BRICS em 2025
A Fundação Getulio Vargas, por meio da Diretoria Internacional (FGV DINT), segue ampliando sua atuação no campo da diplomacia global, consolidando a parceria com o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) em iniciativas estratégicas do Brasil em fóruns multilaterais. Neste ano, o Brasil assumiu a presidência do BRICS e, dando continuidade à bem-sucedida parceria realizada durante o G20 Brasil, os alunos da FGV puderam apoiar o planejamento e a execução das recentes reuniões do bloco, realizadas no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro.
Convidados pelo Itamaraty, os estudantes da FGV atuaram em diferentes frentes técnicas e logísticas, incluindo suporte à gestão de transportes e recepções de delegações, apoio na conectividade e comunicação dos encontros, acompanhamento diplomático nas reuniões bilaterais e assistência na organização das sessões plenárias.
A atuação foi importante e contribuiu muito para a organização da Reunião de Sherpas (reunião preparatória), realizada entre 23 e 26 de abril de 2025, e para a Reunião dos Ministros das Relações Exteriores dos BRICS, ocorrida nos dias 28 e 29 de abril.
Ao término dos encontros, o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Embaixador Mauro Vieira, agradeceu o trabalho realizado pelos estudantes, reunindo-se para uma foto com os alunos.
A colaboração da FGV com o Itamaraty reforça a posição da instituição como parceira estratégica no apoio à Presidência Brasileira dos BRICS. O grupo, que agora conta com 11 membros plenos, ganha especial importância como um fórum de fortalecimento do multilateralismo em um contexto de crescentes desafios comerciais e geopolíticos globais.
A FGV mantém seu compromisso institucional de apoiar o Itamaraty nos preparativos para a próxima Cúpula dos BRICS, que reunirá chefes de Estado e de Governo dos países membros e parceiros nos dias 6 e 7 de julho de 2025, no Rio de Janeiro.
Fonte: FGV.