• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
domingo, 24 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Economia

Exportação e importação de bebidas passa a contar com processo eletrônico de certificação

por Embassy News
17 de novembro de 2018
em Economia
Tempo de Leitura: 2 mins
A A

Ana Cristina Dib/ Comex

Brasília – Os encaminhamentos para exportação e importação de bebidas, fermentados acéticos, vinhos e derivados da uva e do vinho no Brasil terão certificação eletrônica. Os procedimentos de informatização, modelos de certificados e documentos correlatos foram instituídos pela Instrução Normativa 67, em vigor a partir desta sexta-feira (16), data da publicação no Diário Oficial da União.

Com as ferramentas de automação desenvolvidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com o Ministério do Planejamento, exportadores e importadores de todo o Brasil farão as solicitações pelo Portal de Serviços do Ministério do Planejamento (www.servicos.gov.br) e receberão os certificados online. O processo será mais rápido e menos burocrático. Segundo cálculos do Ministério do Planejamento haverá redução de 60% nos custos para as empresas. No Ministério da Agricultura, a economia será de 35% nos custos operacionais e de pessoal.

O sistema de exportação estará disponível neste mês de novembro. Até fevereiro de 2018 deverá entrar em funcionamento o sistema de importação. Calcula-se que em todo o Brasil são gerados por ano mais de 8 mil certificados de importação e exportação.

“O número de documentos chega a ser absurdo”, explica o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV), Fábio Florêncio. “Atualmente, tudo é formalizado em papel, meio físico, nos protocolos das Superintendências Federais de Agricultura nos estados. Gera custos e exige tempo desnecessário para quem trabalha na área de exportação e importação de mercadorias. Hoje, uma certificação demora de 45 a 120 dias”.

No processo informatizado, cumprindo todas as etapas, a certificação eletrônica será emitida em 15 dias. A nova Instrução Normativa contempla também as bebidas leiloadas pela Receita Federal e a importação, sem fins comerciais, para consumo próprio, desenvolvimento e pesquisa, exposições, concursos de qualidade e eventos de degustação. Passageiros portando em suas bagagens até 12 litros de bebidas estão dispensados de autorização e controle pelo Mapa.

A IN 67 simplifica e atualiza o conteúdo das INs 54 e 55 (2009) e da IN 17 (2011) e complementa os procedimentos adotados pelo sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) nos trânsitos aduaneiros previstos na IN 39 (2017). Além de atualizar as redações vigentes e adaptar a legislação ao novo procedimento eletrônico, foram feitas alterações para atender as demandas da China e da União Europeia que solicitaram certificados específicos para suas importações.

Ainda neste mês, o DIPOV consolidará todas as normas sobre padrões de bebidas em documento único, o que facilitará a busca de informações para os importadores e produtores. Esse documento será disponibilizado no portal do Mapa.

Notícia Anterior

Marrocos inaugura trem de alta velocidade

Próxima Notícia

Neve em Nova York provoca caos no transporte público e trava a cidade

Notícias Relacionadas

Economia

Brasil e Cazaquistão discutem cooperação comercial e econômica

1 de março de 2026
ara Meirelles, Brasil está demandando investimentos muito fortes para o mercado de consumo, principalmente, e para o setor de infraestrutura Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Economia

Restrições comerciais do governo Trump não devem prejudicar o Brasil, diz Meirelles

15 de novembro de 2024
Brasil

Programa busca apoio para estudantes palestinos

13 de agosto de 2024
Próxima Notícia

Neve em Nova York provoca caos no transporte público e trava a cidade

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Cônsules suecos realizam encontro em Brasília - Cônsules suecos realizam encontro em Brasília -

Embaixadora Karin Wallensteen abre a conferência de alinhamento institucional e fortalecimento da atuação consular sueca no Brasil

A embaixada da Suécia no Brasil sediou, nos dias 21 e 22 de maio, a Conferência dos Cônsules Honorários da Suécia em Brasília, reunindo representantes de sete Consulados para dois dias de diálogo, alinhamento institucional e fortalecimento da atuação consular sueca no país.

 A conferência foi aberta pela embaixadora Karin Wallensteen, seguida pelo Primeio Secretário Lars Bergeå, com uma introdução à programação e uma rodada de apresentação dos participantes de Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza e Manaus com a equipe da embaixada. Um dos momentos especiais do primeiro dia foi a cerimônia de nomeação de Eliane Morais Kunz, como a futura nova Cônsul Honorária da ...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/consules-suecos-realizam-encontro-em-brasilia/

#Conferência #Cônsules #Embaixada #Embaixadora #encontro #KarinWallensteen #Suécia
Nepal e Brasil debatem ampliação da cooperação agr Nepal e Brasil debatem ampliação da cooperação agrícola -

Embaixador Nirmal Raj Kafle participa de reunião no Itamaraty para discutir o cenário atual e o fortalecimento das parcerias no setor

O embaixador do Nepal no Brasil, Nirmal Raj Kafle, reuniu-se, nesta sexta-feira (22), no Ministério das Relações Exteriores para discutir o fortalecimento da cooperação agrícola entre Nepal e Brasil.

Durante o encontro, representantes dos dois países trocaram opiniões sobre o cenário atual do comércio bilateral de produtos agrícolas e debateram estratégias para ampliar as relações comerciais no setor. As partes também destacaram a importância do intercâmbio de tecnologias agrícolas e da troca de boas práticas voltadas ao desenvolvimento da produção rural.

O embaixador Kafle agradeceu ao governo brasileiro pela cooperação prestada na área ...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/nepal-e-brasil-debatem-ampliacao-da-cooperacao-agricola/

#Agrícola #Brasil #Cooperação #Embaixador #ministério #Nepal #NirmalRajKafle #TejendraRegmi
Uvas brasileiras: Oportunidade aberta pelo Acordo Uvas brasileiras: Oportunidade aberta pelo Acordo Mercosul-União Europeia -

Ministro André de Paula participa de ato simbólico de exportação realizado em Petrolina (PE) que significou o avanço da fruticultura brasileira com a entrada em vigor do acordo comercial

O ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, participou, nesta sexta-feira (22), em Petrolina (PE), de ato simbólico de exportação de carga de uvas amparada pela entrada em vigor do Acordo Mercosul–União Europeia. A ação ocorreu durante visita ao packing house da Fazenda Argofruta, no Vale do São Francisco, e marcou o registro da carga destinada ao mercado europeu com tarifa zero.

Durante o ato, o ministro destacou a importância do acordo comercial para ampliar a competitividade da fruticultura brasileira e fortalecer a presença dos produtos nacionais no mercado internacional.

“Estam...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/uvas-brasileiras-oportunidade-aberta-pelo-acordo-mercosul-uniao-europeia/

#Acordo #AndrédePaula #Europeia #MERCOSUL #ministro #pETROLINA #União #Uva
Porto Alegre ganha nova sede do Consulado Geral da Porto Alegre ganha nova sede do Consulado Geral da Itália -

Embaixador  Alessandro Cortese e o governador Eduardo Leite participam da cerimônia de inauguração

Como parte das comemorações pelos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, celebrados entre 2025 e 2026, o Consulado-Geral da Itália inaugurou nesta segunda-feira (18) uma nova sede em Porto Alegre. Localizado no edifício Duo Concept Corporate, no Centro Histórico da Capital, o espaço passa a concentrar os serviços consulares destinados à comunidade italiana no Estado.

A Itália reforçou a presença diplomática italiana no sul do Brasil e ampliando os serviços oferecidos a uma das maiores comunidades de origem italiana do mundo. A cerimônia contou com autoridades italianas e brasileiras, entre elas o secretário-geral da Farnesina, Riccardo Guariglia, o embaixador Alessandro Cortese e o governador Eduardo Leite.
Brasileiros degustam azeites e tâmaras da Tunísia Brasileiros degustam azeites e tâmaras da Tunísia -

Os dois produtos tunisianos foram apresentados em imersão gastronômica nesta sexta-feira (22) na sede da Câmara Árabe, em São Paulo. Marcas do país árabe participaram da feira Apas Show nesta semana.

Brasileiros tiveram a oportunidade nesta sexta-feira (22) de provar azeites e tâmaras da Tunísia, em uma imersão gastronômica na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, na capital paulista, após participação de empresas do país árabe na feira supermercadista Apas Show nesta semana. Os tunisianos ofereceram seus produtos para os participantes do evento “Imersão Gastronômica Sabores da Tunísia”, em uma ação para promover as tâmaras e os azeites produzidos em seu país entre consumidores do Brasil.
São Paulo ganha Colégio Dante Alighieri - Instit São Paulo ganha Colégio Dante Alighieri -

Instituição quer servir de referência na promoção da excelência educacional italiana no exterior

O Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, e a Dirigente Scolastica Cristina Corradini inauguraram ontem, no Colégio Dante Alighieri, uma placa comemorativa em celebração às primeiras turmas formadas com o currículo paritário italiano após mais de oitenta anos. A cerimônia contou também com a presença do Presidente do Colégio, José Farina, da Coordinatrice delle Attività Didattiche do Liceo Scientifico, Angela Angoretto, e do jornalista Emiliano Guanella.

 Após a inauguração, o Cônsul Geral Domenico Fornara e Emiliano Guanella realizaram um seminário dedicado aos alunos do Liceo Scientifico sobre os oitenta anos da República Italiana, celebrados neste ano, refletindo sobre os valores democráticos que fund...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/sao-paulo-ganha-colegio-dante-alighieri/

#colégio #cônsul #consulado #Dante #DanteAlighieri #dirigente #DomenicoFornara #iTália #SãoPaulo #ScolasticaCristinaCorradini
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In