O Encarregado de Negócios singapurense no Brasil, Desmond Ng, aproveitou a celebração da data nacional de Singapura, comemorada no dia 02, para parabenizar também o Brasil pela passagem do 07 de setembro e celebrar o crescimento da parceria comercial entre os dois países. “É um momento emocionante não apenas festejar o 57º aniversário de Independência de Singapura, mas também nossas fortes e crescentes relações com o Brasil, que também comemora os 200 anos de independência”, disse. “Deixe-me desejar aos meus amigos brasileiros um Feliz Dia da Independência”, completou.
Desmond Ng lembrou que a embaixada instalada em Brasília há dez anos é a única missão diplomática de Singapura na América Latina e a mais nova entre todas as missões daquele país no exterior. Segundo o encarregado, esse curto período de tempo foi suficiente para que as relações comerciais entre os dois países crescessem substancialmente.
O comércio bilateral de mercadorias atingiu US$ 6,7 bilhões em 2021. Esta cifra tornou o Brasil o maior parceiro comercial de Singapura na América Latina; enquanto Singapura é o sexto principal destino das exportações brasileiras.
O fim da dupla tributação das mercadorias, em janeiro de 2022, e a iminente assinatura do Acordo de Livre Comércio Mercosul-Singapura em dezembro, deve aumentar ainda mais o fluxo comercial e de investimentos entre os dois países nos próximos anos.
O Secretário para Ásia, Pacífico e Rússia do Ministério das Relações Exteriores, Eduardo Saboia, representou o Brasil no evento e destacou que o Brasil foi um dos primeiros países a estabelecer relações diplomáticas com Singapura, ainda em 1967.
Saboia informou que Singapura é o principal parceiro comercial do Brasil na ASEAN e o segundo destino das exportações brasileiras na Ásia. “Em 2021 nosso comércio bilateral atingiu um nível recorde” pontuou. O Secretário ainda informou que visitas de alto nível entre mandatários de ambos os governos estão previstas para acontecer ainda este ano.
A troca cultural entre os dois países também foi destaque na festividade, que contou com a apresentação do grupo Reciclando Sons, liderado por Rejane Pacheco, com um repertório de clássicos de Singapura e do Brasil.