Os Estados Unidos enviaram uma equipe de especialistas em incêndios florestais dos EUA para cooperar com o governo brasileiro ao combate os incêndios na Amazônia. De 12 a 25 de setembro, a pedido do governo brasileiro, uma equipe de especialistas do gabinete de Assistência a Desastres Estrangeiros dos EUA (USAID / OFDA), com experiência em operações e investigações, visitou o Brasil para oferecer assistência técnica às investigações das causas dos incêndios no país. O encarregado de Negócios William Popp declarou: “Os Estados Unidos estão trabalhando em estreita colaboração com especialistas brasileiros para combater e minimizar os danos causados pelos incêndios na Amazônia neste ano”.
Uma equipe de seis especialistas em serviços florestais do Serviço Florestal, do Departamento de Agricultura dos EUA, trouxe para o Brasil anos de experiência em investigação de incêndios florestais, gerenciamento complexo de incidentes, análise de comportamento do fogo e técnicas de coordenação entre várias agências em nível nacional e local.
A equipe de assistência técnica trabalhou com várias agências locais de resposta a incêndios do governo brasileiro, visitou novos focos de incêndios na Amazônia à medida que foram identificados e compartilharam as mais recentes técnicas e ferramentas e análises de investigação de incêndios florestais para apoiar a resposta contínua do Brasil aos incêndios florestais.
O governo dos EUA continuará em coordenação com o governo brasileiro para identificar formas adicionais de assistência que servirão diretamente ao combate os incêndios na Amazônia.