O secretário adjunto de Estado para Assuntos Político-Militares, R. Clarke Cooper, liderou a delegação dos EUA durante o Diálogo Político-Militar entre o Brasil e os EUA, de 8 a 11 de outubro. O secretário adjunto Cooper co-presidiu a reunião com o embaixador e chefe do Departamento de Assuntos de Defesa e Segurança do ministério das Relações Exteriores, Alessandro Candeas e o general e vice-chefe de Política e Estratégia no ministério da Defesa, Ricardo Rodrigues Canhaci.
“Os Estados Unidos e o Brasil têm uma parceria enraizada em um compromisso compartilhado para ampliar o crescimento econômico inclusivo e a prosperidade; promover a paz e a segurança internacional e o respeito pelos direitos humanos; e fortalecer a cooperação de defesa e segurança”, disse o secretário adjunto Cooper,”o compromisso de ambos os nossos governos para um diálogo aberto e franco sobre temas amplos – com os nossos diplomatas e oficiais militares no mesmo local – falar sobre o respeito que nossos países têm um para o outro”.
O diálogo baseia-se no acordo de 2015 de Cooperação de Defesa entre os EUA e o Brasil, bem como as reuniões entre o presidente Donald Trump e o presidente Jair Bolsonaro em março e junho de 2019, a designação do Brasil, anunciada pelo presidente Trump, como um grande aliado extra-Otan, em 3 de julho, bem como o diálogo inaugural de Parceria Estratégica EUA-Brasil presidido pelo secretário de Estado Pompeo e pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araujo, realizado em Washington, em 13 de setembro.
O secretário adjunto Cooper é o principal perito em política de segurança internacional, assistência à segurança, operações militares, estratégia e planos de defesa e comércio de defesa. O diálogo avançou a cooperação entre os EUA e o Brasil sobre os objetivos compartilhados, incluindo uma segurança regional mais forte.