• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quinta-feira, 16 abril , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Brasil

Estudantes do Entorno têm dia especial na Embaixada da Malásia

por Embassy News
7 de setembro de 2024
em Brasil
Tempo de Leitura: 5 mins
A A

Programa Embaixada de Portas Abertas, da Secretaria de Relações Internacionais do DF, estende visitas para escolas de Goiás com assinatura de Memorando de Entendimento

Desenvolvido pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Relações Internacionais (Serinter), o Programa Embaixada de Portas Abertas (Pepa) rompeu as barreiras do DF e chegou ao Entorno. Nesta sexta-feira (6), a Embaixada da Malásia foi a primeira a receber uma turma de estudantes de Planaltina de Goiás que tiveram a chance de conhecer mais sobre o país asiático e vivenciar toda a experiência oferecida pelo programa, graças ao Memorando de Entendimento assinado pela Serinter e a Secretaria do Entorno de Goiás (SEDF-GO).

Trinta estudantes dos 2º e 3º anos do ensino médio do Colégio Estadual de Planaltina chegaram logo cedo à sede da embaixada, no Lago Sul. Com o passaporte simbólico nas mãos para entrarem em território internacional, não escondiam a expectativa e a ansiedade – que só aumentou quando foram recebidos pela própria embaixadora da Malásia no Brasil, Gloria Corina Anak Peter Tiwet. “Sejam bem-vindos à Malásia. Me sinto muito honrada em sermos a primeira embaixada a receber uma turma do Entorno”, destacou a diplomata que já participou do Pepa com escolas do DF em 2023 e 2024.

Além de um bate-papo com a equipe da embaixada sobre os trabalhos desenvolvidos em uma missão diplomática, os estudantes também assistiram a um vídeo sobre a história, a cultura, os costumes e as curiosidades sobre a Malásia. Depois, a embaixadora fez questão de abrir o espaço para responder às perguntas dos alunos. “A gente tem acesso à cultura de outros países em filmes ou novelas, mas estar aqui tem sido uma experiência muito boa”, afirmou a estudante de 18 anos, Maria Julia Alves da Silva. “Sou de uma cidade longe de Brasília e longe de Goiânia, que é a nossa capital. Então, essa oportunidade está sendo muito relevante. Não teria como entrar em uma embaixada e viver tudo isso se não fosse pelo Pepa”, completou.

Para a diretora do colégio, Sandra de Sousa Guirra, a oportunidade oferecida aos estudantes do Entorno é muito importante, tanto pela experiência, quanto pela possibilidade de ajudar na escolha dos alunos para uma profissão. “Muitos deles ainda sequer sabem o que querem fazer no futuro, qual profissão escolher. Então, além de ser uma aula, uma experiência vivida pessoalmente em outro país, já vi muitos deles conversando sobre possibilidades de estudar fora ou mesmo de serem diplomatas”, destacou.

E foi exatamente o que aconteceu com o estudante Mateus Santana da Silva, de 18 anos, que após duas horas e meia conhecendo mais sobre a Malásia, despertou o desejo de buscar uma oportunidade para estudar e até morar em outro país. “Eu cheguei aqui com uma expectativa e me surpreendeu de forma muito positiva e diferente; me interessei pelo país e até pretendo conhecer a Malásia, estudar lá, quem sabe?”, adiantou.

Uma das atividades promovida pela embaixada com os estudantes foi a de apresentar as vestimentas típicas do país, explicadas, uma a uma, pela embaixadora Glória. Depois de conhecerem cada peça, eles tiveram a oportunidade de se vestirem com os trajes e tirarem fotos. “As roupas são muito características, são bonitas e bem diferentes do que temos aqui no Brasil. A religião também é muito forte lá. Tudo isso me chamou muito a atenção”, afirmou Mateus.

Sabor e picância

Já estava perto do meio-dia, quando um almoço, preparado na própria embaixada, foi servido aos estudantes. Comida malaia – muito próxima à comida brasileira, porém com mais especiarias e picância. Corn rice (arroz com milho castanhas); spicy tomato chicken (frango ao molho de tomate picante); papadom (pão fino e folhado típico no país); potato curry puffs (pastel assado recheado com batatas); salada com cebolas, abacaxi e pepinos.e o golden crispy sesame bail (bolinhos de gergelim com doce de coco). Tudo isso acompanhado do rose syrup cordial (suco com xarope de rosas com leite).

Um dos estudantes que fez questão de provar de todos os sabores foi Arthur Araújo Matos, de 17 anos. “Sofri um pouco com a picância, mas adorei a comida. Comeria todos os dias”, afirmou. “Foi um choque cultural muito grande. Quando falamos de Ásia, imaginamos a China, por falta de informação mesmo. Mas, chegando aqui, vi que é bem diferente, embora seja da mesma região. E com uma gastronomia surpreendente”, disse ao ser interrompido por Vitória Rodrigues Ribeiro, de 17 anos: “A gente imagina espetinho de escorpião, mas chega aqui e vê que é bem diferente, com pratos e sabores bem interessantes”, concluiu.

Ao final das atividades, a embaixadora fez questão de agradecer a visita dos estudantes. “O Pepa é bastante especial para a embaixada e vocês são nossos amigos, afinal, Malásia e Brasil mantêm relações desde 1959, tanto culturais quanto comerciais. Importamos muitos produtos brasileiros e temos um carinho enorme pelo Brasil”, disse a embaixadora Glória. “Por Brasília, um carinho especial, pelo tratamento e atenção que recebemos do GDF, por meio da Serinter”, frisou.

Memorando de Entendimento

Pouco antes do início das atividades do Pepa na embaixada, o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, e a secretária do Entorno do DF de Goiás, Maria Caroline Fleury, assinaram o documento que estende o programa às escolas do Entorno do DF. “A região do Entorno é única, muito próxima do Distrito Federal. Agradeço ao GDF pela oportunidade dada aos nossos estudantes de oferecer conhecimento e cultura a eles e de participarmos deste programa que aproxima a comunidade diplomática da comunidade escolar que, muitas vezes, vão conhecer outras culturas e outros países por meio do Pepa”, pontuou Caroline.

O Pepa é uma ação alinhada com a política do governo de melhorar a educação primária do Distrito Federal, possibilitando aos estudantes o aprendizado acerca de história, geografia, cultura e línguas estrangeiras, assim como sobre carreiras e rotinas diplomáticas e consulares de diversos países. Somente neste ano, mais de três escolas do Entorno serão beneficiadas com o Pepa em 2024, a partir da assinatura do documento. No DF, cerca de 25 instituições participam do programa durante o ano.

*Com informações da Serinter-DF

Tags: EmbaixadaentornoestudantesMalásiaportaProgramaSerinter
Notícia Anterior

 Amazônia é foco de campanha da Embratur nos EUA

Próxima Notícia

Embaixador da Guiana entrega credenciais

Notícias Relacionadas

Brasil

Embaixador do Sudão debate segurança alimentar e inclusão social

15 de abril de 2026
Brasil

Brasil leva experiência de acolhimento de migrantes à Itália

15 de abril de 2026
Brasil

Congresso aprimora critérios de naturalização de imigrantes

15 de abril de 2026
Próxima Notícia

Embaixador da Guiana entrega credenciais

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formaliza A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formalização de uma nova e relevante parceria institucional com a Embaixada da Geórgia, que resultará na produção de uma edição especial inteiramente dedicada ao país.

O projeto já está em andamento e mobiliza uma equipe multidisciplinar de excelência, composta por jornalistas, revisora, fotógrafa, designer gráfico e tradutores, com o compromisso de apresentar um conteúdo editorial de alto padrão, à altura da proposta e da relevância internacional da publicação.

Com lançamento previsto para o mês de maio, a 11ª edição da EMBASSY reafirma o compromisso de uma revista com qualidade, credibilidade e a valorização das relações internacionais.

Em breve, mais informações.
Acompanhe.
Post do Instagram 17993623085937448 Post do Instagram 17993623085937448
✨🎧 Justiça também se traduz. Entre vozes, idiomas ✨🎧 Justiça também se traduz.

Entre vozes, idiomas e silêncios históricos, a exposição “1 Julgamento, 4 Línguas – Os pioneiros da interpretação simultânea em Nuremberg” revela quem tornou possível um dos momentos mais decisivos da humanidade — o Tribunal de Nuremberg.

Eles não estavam nos holofotes.
Mas sem eles, nada teria sido compreendido.
Nada teria sido julgado.

Quatro idiomas.
Uma verdade em construção.
E profissionais que sustentaram o peso da história… em tempo real.

A realização desta mostra reúne nomes que seguem sustentando o diálogo global hoje:
🤝 Associação Internacional de Intérpretes de Conferência (AIIC)
🤝 Associação Profissional de Intérpretes de Conferência (APIC)
🇩🇪 Embaixada da Alemanha no Brasil, representada pelo Encarregado de Negócios a.i., Sr. Wolfgang Bindseil

📍 Biblioteca Nacional de Brasília
🗓️ Até 10 de abril
🎟️ Entrada gratuita

Se você nunca parou para pensar no poder de uma tradução… talvez essa seja a sua chance.

💬 Você já tinha imaginado o impacto desses intérpretes na história?

#brasíliacultural
#nuremberg
#revistaembassy
#interpretaçãosimultânea
#comunicaçãoglobal
Post do Instagram 17853929589631895 Post do Instagram 17853929589631895
Post do Instagram 18523781110069486 Post do Instagram 18523781110069486
A milonga uruguaia animou a festa nacional do Urug A milonga uruguaia animou a festa nacional do Uruguai em Brasília. A reportagem você vai poder ler na Embassy
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In