Teve Brasil no pódio do Aberto de Robótica do Líbano. A equipe FrancoDroid, do Colégio Liceu Franco-Brasileiro, do Rio de Janeiro, conquistou o 2º lugar geral da competição. A disputa reuniu mais de 500 estudantes de 46 países. Os estudantes cariocas ainda ficaram em 3º lugar na categoria Desafio do Robô.
“Como toda conquista, essa também significa a coroação de um trabalho muito árduo de um grupo que atingiu sua maturidade em termos de se organizar para encontrar uma problemática dentro do tema da temporada e propor uma solução inovadora, além de todo o desenvolvimento do robô. A experiência vivida por todos neste torneio, trouxe um aprendizado não só acadêmico, mas de vida. Com certeza o grupo deixou um legado que não tem nada a ver com material. O significado é muito mais do que isso, é intangível”, diz a técnica da equipe, Rosângela Nezi.
Para o estudante Diogo Barreiros, 16 anos, foi realmente uma conquista incrível. “E o mais importante é aprender coisas novas. Fazer novas amizades e ver que mesmo em um torneio você pode ser amigo daqueles com quem está competindo, onde o que aprendemos é mais importante do que ganhamos”, afirma.
Outra estudante da equipe carioca, Mariana Lopes, 15 anos, conta que foi uma experiência mágica. “Nós tivemos a honra de representar o Brasil e isso não tem como explicar pelas palavras. Trabalhamos juntos com outras equipes brasileiras. E com tantas culturas diferentes no torneio, aprendemos a respeitar mais os outros e a entender as outras culturas”, finaliza.
MAIS PRÊMIOS PARA O BRASIL – Os estudantes do Serviço Social da Indústria (SESI), do Rio Grande do Norte, também voltaram preamidos do Líbano. A equipe Galaxy Forces, de Mossoró, ficou em 1º lugar na categoria Design Mecânico. Na mesma categoria, a equipe Concectados, de Curitiba, ficou em 3º lugar. O time é formado por estudantes da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva.
A classificação para o Líbano foi conquistada durante a participação das equipes no Festival SESI de Robótica, entre 15 e 17 de março, no Rio de Janeiro.
REFERÊNCIA MUNDIAL EM ROBÓTICA – Nesta temporada, os brasileiros já conquistaram prêmios no Mundial de Robótica, em Houston (EUA), no torneio de Arkansas (EUA), no Aberto Internacional da Turquia e no Aberto de Robótica do Uruguai. Equipes do Brasil participam ainda de mais duas competições internacionais: Aberto da Ásia, na Austrália e o Torneio de West Virginia (Estados Unidos), em julho.