Liz Elaine Lôbo
Produção: Elna Souza
Os políticos deram o exemplo e todos usavam o equipamento na posse do novo governo, em março. Com essa e outras medidas preventivas, tornou-se a nação europeia com menos óbitos causados pela pandemia, apenas 23. Em entrevista exclusiva à revista Embassy, o embaixador Milan Zachar fala do quadro de saúde no país e garante que acabar com a corrupção e melhorar o sistema judicial eslovaco são as prioridades dos atuais dirigentes daquela nação. O diplomata fala ainda, do lançamento de selo alusivo aos 100 anos de estabelecimento das relações diplomáticas entre antiga República Tchecoslovaca a República Federativa do Brasil e da reabertura Consulado Honorário em São Paulo. Leia agora a entrevista na íntegra.
Embassy – Com poucas mortes provocada pelo coronavírus, a Eslováquia começa a sair do confinamento. A que o senhor atribui esse “sucesso” do seu país?
Atribuimos às ações tomadas de imediato, tais como: a obrigação do uso de máscara em qualquer lugar público, medidas mais rígidas de higiene, fechamento de escolas, proibição de organizar eventos públicos e quarentena obrigatória. Esses regulamentos rigorosos também ajudaram a tornar Eslováquia um dos melhores países do mundo com medidas aprovadas a partir de primeiros dias da pandemia, em um esforço para retardar a disseminação do Covid-19.Infelizmente, também temos mortes, a pandemia matou 27 pessoas na Eslováquia , número muito baixo de vítimas em comparação com os cinco milhões de habitantes e também em termos de número de vítimas em outros países.Em face do exposto, a Eslováquia é uma das nações de “sucesso” na luta contra a Covid. Atualmente, passamos a uma liberação gradual das medidas e ao retorno gradual à vida “normal”, se podemos utilizar estas palavras em condição de pandemia mundial. É claro que o cumprimento das medidas de proteção saúde pública continua sendo uma prioridade.
Embassy – O governo eslovaco, segundo a imprensa, acusou a UE de não ajudar o país a combater a pandemia. Houve a necessidade desse apoio em algum momento?
Discordo da palavra acusação, por ser muito forte, e destoaria diante disso tudo. É um momento difícil e todos nós nos encontramos nessa situação pela primeira vez. Ninguém estava preparado para uma pandemia tão forte, portanto, cada país começou a agir de acordo com a extensão em que foi afetada pela doença e como os especialistas relevantes recomendaram, isso é logico.
Proteger a saúde e a segurança dos nossos cidadãos é uma das principais prioridades da União Europeia como de cada Estado membro. A UE e seus Estados membros também estão adotando fortes medidas para mitigar as consequências socioeconômicas da pandemia e preservar empregos, além disso está mobilizando todos os meios disponíveis para ajudar seus integrantes a coordenarem suas contramedidas tomadas em níveis nacionais, isso inclui informações objetivas sobre a propagação do vírus e esforços para controlá-lo. Os líderes da UE concordaram em várias prioridades e a resposta ao Covid-19-19, é suas várias ações, tais como: restrição contra vírus, fornecimento de equipamento médico, apoio à pesquisa no campo de tratamento e vacinas, apoio a empregos, negócios e economia e concordaram em intensificar a ajuda para permitir que cidadãos da UE presos em países terceiros voltem para casa. A cooperação rápida e eficaz entre os países e da UE é evidenciada por voos de repatriação que levaram milhares cidadãos europeus e residentes estrangeiros de vários destinos do mundo para seus países de origem.
Embassy – O novo governo tomou posse em março, quais são as prioridades dos novos dirigentes do país?
As prioridades são acabar com a corrupção e limpar a Justiça
Embassy – Quais são os projetos futuros da embaixada? Qual é a prioridade do governo eslovaco no Brasil?
Uma das prioridades do Governo Eslovaco no Brasil, é fortalecer a cooperação comercial entre nossos países com colaboração de Câmara comercial Brasil-Eslováquia em São Paulo e aumentar as informações em várias áreas sobre a República Eslovaca, um estado membro da União Europeia, OTAN, OCDE e outras estruturas europeias e internacionais entre os Brasileiros. No final de maio, será lançado selo personalizado alusivo aos 100 anos de estabelecimento das relações diplomáticas entre antiga República Tchecoslovaca a República Federativa do Brasil.
Dependendo do desenvolvimento da próxima situação com a Covid-19, em cooperação com outros países da União Europeia procuraremos as maneiras de aproximar alguns eventos culturais para público brasileiro. No futuro preparamos a reabertura do Consulado Honorário em São Paulo, através do qual queremos aumentar cooperação mútua em todas as áreas.
Embassy – Quais são os estados brasileiros/cidades de interesse da Eslováquia em fazer business?
Não nomeariamos estados ou cidades especificos nos quais estamos interessados em trabalhar , então sugiro algo no sentido de que estamos abertos à cooperação com estados/cidades com boa acessibilidade, infraestrutura, baixa burocracia no processo de criação de novas empresas e a abertura / prontidão do governo para apoiar projetos de cooperação. A Eslováquia estabeleceu cooperações muito boas, por exemplo com Joinville-SC, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, mas também outra cidades. A mais recente cooperação, estamos preparando com Belo Horizonte, e o estado de Mato Grosso, com máscaras protetoras e um projeto importante de ensaios clínicos e subsequente de produção de ventilação pulmonar de substituição.