• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quinta-feira, 16 abril , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Mundo

Equador: candidato da esquerda deve disputar segundo turno

por Liz Elaine
7 de fevereiro de 2021
em Mundo
Tempo de Leitura: 4 mins
A A

QUITO – Pesquisa boca de urna divulgada na noite deste domingo aponta que Andrés Arauz, jovem economista de esquerda aliado de Rafael Correa, saiu na frente no primeiro turno da eleição presidencial do Equador, celebrada neste domingo. Segundo a pesquisa boca de urna do instituto Clima Social, ele teve 36,2% dos votos e disputará o segundo turno, em abril,  contra o ex-banqueiro de centro-direita Guillermo Lasso, de 65 anos, que teve 21,7%. Já a pesquisa da Cedatos aponta Arauz com 34,9% e Lasso com 20,99%.

Às 22h do Brasil deve ser anunciado o primeiro resultado parcial oficial. O Equador tem histórico de erros de pesquisa de boca de urna, embora os resultados sejam consistentes com as pesquisas anteriores.

Para obter a Presidência no primeiro turno, no Equador um candidato precisa da metade mais um dos votos válidos, ou pelo menos 40% com uma diferença de dez pontos acima do segundo colocado.

A participação eleitoral no país ocorreu, segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), em “termos normais”, apesar das restrições causadas pela Covid-19. Filas de eleitores, que em alguns casos se estendiam por vários quarteirões, obrigaram as autoridades eleitorais a pedirem o relaxamento das restrições impostas pela pandemia à entrada ems zonas de votação, vigiadas por militares e policiais.

O segundo turno está marcado para 11 de abril. Cerca de 13  milhões de eleitores, no pais de 17 milhões de habitantes, estão aptos a designar o sucessor do impopular presidente Lenín Moreno,  que não busca a reeleição e cujo mandato termina em 24 de maio.

Favorito para vencer, Arauz, de 35 anos, foi ministro de Coordenação de Conhecimento e Talento Humano de Rafael Correa, que governou de 2007 a 2017. Também ocupou cargos no Banco Central e integrou a equipe econômica daquele governo. Seu projeto, alinhado com o pensamento do ex-presidente , prevê um Estado grande e presente, renegociação da dívida pública e aproximação internacional com a China. O economista diz que Correa será seu assessor externo e nega acusações de opositores sobre planos para acabar com a dolarização.

— A resposta dos cidadãos foi avassaladora em todas as partes do país e sabemos que isso se refletirá no voto dos cidadão —, disse Arauz à imprensa durante o dia, quando acompanhava sua avó materna para votar.

Anteriormente, o candidato, que não votou porque está registrado no México, cogitou que venceria no primeiro turno. “É possível se sairmos em defesa do voto”, disse numa rede social.

 

Já Lasso, candidato do movimento Creo e do Partido Social Cristão, representa a opção conservadora e de centro-direita. Empresário, banqueiro e político, disputa pela terceira vez a Presidência do país. Foi derrotado em 2013 por Correa, e em 2017 passou para o segundo turno, perdendo por 48,8% contra 51,6% obtidos pelo presidente Lenin Moreno — então candidato de Correa. Promove uma agenda neoliberal de economia aberta, privatizações e redução do Estado.

— O que posso dizer é que haverá um segundo turno e nós estaremos no segundo turno — disse Lasso após a votação em Guayaquil.

Uma vitória de Arauz se somaria ao retorno de políticas de esquerda na América Latina, como ocorreu na Argentina e na Bolívia, e representaria um desafio para o governo dos Estados Unidos em seu duelo com a China por influência no continente. O Equador sofreu um surto brutal de coronavírus no ano passado, que deixou corpos acumulados pelas ruas de sua maior cidade, Guayaquil.

Além disso, medidas de isolamento atingiram ainda mais a economia, que já sofria com os baixos preços do petróleo, responsável por 44% do PIB. Moreno  promoveu uma agenda pró-mercado na esperança de ressuscitar uma economia de crescimento lento e altamente endividada, mas que foi fortemente rechaçada pela população. Em 2019, houve 10 dias de protestos violentos contra a retirada de subsídios aos combustíveis.

Entre os 16 candidatos — sendo 15 deles homens —, ficou em terceiro lugar, com 16,7% na pesquisa boca de urna do Clima Social, o advogado indígena Yaku Pérez, 51, que se alinha com a esquerda que se opõe ao correísmo e à luta contra a mineração. Na cidade andina de Cuenca, no Sul, onde votou o líder indígena, foi realizada uma consulta popular paralela para decidir a liberação ou não da exploração de metais em nível industrial nas proximidades de cinco rios. Ainda não foi divulgado resultado desta consulta.

— Temos a oportunidade de enterrar a corrupção do correísmo e do morenismo expressa no senhor Arauz e no senhor Lasso — disse Pérez, do partido indígena Pachakutik, em um vídeo postado no Twitter.

O empresário e engenheiro ambiental Xavier Hervas, que se apresenta como uma esquerda mais moderada que Arauz, tem 13% na pesquisa do instituto Clima Social.O clima “está muito dividido”, disse Sebastian Amaguaya, um pedreiro de 23 anos, à AFP, que após votar em Quito, estava confiante de que “finalmente um presidente que não seja corrupto seja eleito”.As eleições também decidirão os 137 membros da Assembleia Nacional, mas devido à fragmentação das forças políticas não se espera que haja uma maioria partidária.

Quem vencer terá um mandato fraco e precisará buscar formar uma coalizão — disse à AFP o cientista político Esteban Nichols, da Universidade Andina Simón Bolívar.Correa, que mora na Bélgica desde 2017, fingiu ser vice-candidato junto com Arauz, mas enfrenta uma ordem de prisão depois de ser condenado em 2020 a oito anos de prisão por corrupção. A única candidata mulher é Ximena Peña,  que representa o enfraquecido partido no poder.

Tags: Andrés ArauzeleiçõesEquadorRafael Correa
Notícia Anterior

UE deve “tirar consequências” de recusa de “diálogo construtivo” de Moscovo

Próxima Notícia

Acidente no Himalaia

Notícias Relacionadas

Mundo

Teatro Bolshoi comemora 250 anos de fundação

28 de março de 2026
Mundo

Acordo Mercosul-UE entra em vigor provisoriamente em maio

24 de março de 2026
Mundo

Liga dos Estados Árabes celebra seu 81º Aniversário

21 de março de 2026
Próxima Notícia

Acidente no Himalaia

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formaliza A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formalização de uma nova e relevante parceria institucional com a Embaixada da Geórgia, que resultará na produção de uma edição especial inteiramente dedicada ao país.

O projeto já está em andamento e mobiliza uma equipe multidisciplinar de excelência, composta por jornalistas, revisora, fotógrafa, designer gráfico e tradutores, com o compromisso de apresentar um conteúdo editorial de alto padrão, à altura da proposta e da relevância internacional da publicação.

Com lançamento previsto para o mês de maio, a 11ª edição da EMBASSY reafirma o compromisso de uma revista com qualidade, credibilidade e a valorização das relações internacionais.

Em breve, mais informações.
Acompanhe.
Post do Instagram 17993623085937448 Post do Instagram 17993623085937448
✨🎧 Justiça também se traduz. Entre vozes, idiomas ✨🎧 Justiça também se traduz.

Entre vozes, idiomas e silêncios históricos, a exposição “1 Julgamento, 4 Línguas – Os pioneiros da interpretação simultânea em Nuremberg” revela quem tornou possível um dos momentos mais decisivos da humanidade — o Tribunal de Nuremberg.

Eles não estavam nos holofotes.
Mas sem eles, nada teria sido compreendido.
Nada teria sido julgado.

Quatro idiomas.
Uma verdade em construção.
E profissionais que sustentaram o peso da história… em tempo real.

A realização desta mostra reúne nomes que seguem sustentando o diálogo global hoje:
🤝 Associação Internacional de Intérpretes de Conferência (AIIC)
🤝 Associação Profissional de Intérpretes de Conferência (APIC)
🇩🇪 Embaixada da Alemanha no Brasil, representada pelo Encarregado de Negócios a.i., Sr. Wolfgang Bindseil

📍 Biblioteca Nacional de Brasília
🗓️ Até 10 de abril
🎟️ Entrada gratuita

Se você nunca parou para pensar no poder de uma tradução… talvez essa seja a sua chance.

💬 Você já tinha imaginado o impacto desses intérpretes na história?

#brasíliacultural
#nuremberg
#revistaembassy
#interpretaçãosimultânea
#comunicaçãoglobal
Post do Instagram 17853929589631895 Post do Instagram 17853929589631895
Post do Instagram 18523781110069486 Post do Instagram 18523781110069486
A milonga uruguaia animou a festa nacional do Urug A milonga uruguaia animou a festa nacional do Uruguai em Brasília. A reportagem você vai poder ler na Embassy
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In