• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
terça-feira, 13 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Enogastronomia

2020 marca excelente safra de uvas no RG

6 de maio de 2020
em Enogastronomia
Tempo de Leitura: 3 mins
0

No Cadastro Vitícola do Rio Grande do Sul, segundo a Doutora Loiva Mello, a viticultura está presente em 27 microrregiões do estado, distribuídas em 14.417 propriedades familiares de distintos tamanhos com topografia acidentada. Destaque para a região de Caxias do Sul com 11.488 propriedades, representando 80% de toda a área de videiras plantadas no estado, liderando tanto na produção de uvas para elaboração de sucos, vinho colonial, geléias e doces, quanto na produção das Vitis viníferas para elaboração de vinhos finos tranquilos e espumantes.

E é exatamentes das terras gaúchas que vem a boa notícia: Excelente safra 2020 com uvas de alta qualidade! Favorecidos pelo tempo seco, grande amplitude térmica com dias quentes e noites frias e a baixa umidade no período da colheita garantiram com boa maturação, sem podridão nos cachos, preservando a acidez, concentrando os compostos fenólicos, aumentando os taninos (substâncias presentes na casca da uva que dão estrutura e corpo ao vinho) e agregando maior quantidade de açúcar nas uvas. Segundo o pesquisador Mauro Ceso Zanus, em outros anos, a média do Brix ficava entre 13º a 20º e na citada safra, a Chardonnay e a Pinot Noir foram colhidas com grau de açúcar entre 19 a 22º Brix, as  Moscatos (Branco, Giallo e R2) entre 16 a 19º Brix e as variedades tintas Teroldego, Merlot, Cabernet  Franc, Tannat e Cabernet Sauvignon apresentaram entre 20 a 24º Brix.

Eis o histórico da natureza que culminou com a boa safra:  Dados do Instituto Nacional de Meteorologia informam que em dezembro foram somente 3 dias com chuvas e em janeiro foram 8 dias, mantendo constante a temperatura em torno de 22ºC. Outro fato a considerar ocorreu nos meses de agosto e setembro de 2019, quando houve pouca chuva, reduzindo naturalmente a quantidade brotos que logo deveriam formar os cachos. Fato contrário aconteceu nos meses seguintes, outubro e novembro, quando choveu muito, prejudicando a floração, diminuindo ainda mais os cachos e em seguida, na vindima, veio a desejável estiagem. Menor quantidade de uvas mas de maior qualidade e isso é tudo que os enólogos querem. Em contrapartida, os pequenos viticultores que, se pudessem escolher, optariam por maior quantidade de frutas, porque o seu lucro está no volume colhido.

Logo depois da vindima (período da colheita da uva que acontece no final de dezembro até março), o Brasil e o mundo entrou em “quarentena” por conta da pandemia do Covid-19. Mas isso não atrapalhou a elaboração do vinho desta safra excepcional. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Enologia: “… a maioria das vinícolas está operando com um número reduzido de funcionários … Não há previsão de atraso ou paralisação na produção, pois a uva é um produto perecível.” 

Contando com a excepcional qualidade das uvas e com o emprego de alta tecnologia na elaboração dos vinhos, a previsão é que os vinhos brancos tenham maior intensidade aromática e acidez equilibrada e que os vinhos tintos tenham coloração intensa e taninos macios com potencial de guarda por muitos anos, especialmente das variedades Tannat e Merlot.

E no nordeste, como ficou a safra por lá? Precisamos registrar que na região banhada pelo Rio São Francisco, o clima é estável, o ciclo das parreiras é controlado pelo estresse hídrico, resultando em safras regulares e estáveis. A região não registra diminuição nem aumento da safra, tampouco mudança de qualidade. Tudo é previsto!

Nós que apreciamos vinhos acreditamos que teremos excelentes amostras da excepcional safra de 2020, tim-tim!

Rachel Alves Massanori Nariyoshi

rachel.alves.bsb@gmail.com

https://www.facebook.com/rachel.alves.professora.vinhos

https://www.instagram.com/rachelalves.professoravinhos

Tags: enólogosRachel Alves Nariyoshiserra gauchaVinho
Notícia Anterior

Covid-19 é tema de conversa entre embaixador iraniano e Mourão

Próxima Notícia

Adesão e responsabilidade ajudam a vencer pandemia no Irã

Notícias Relacionadas

Enogastronomia

Vinho brasileiro inspirado na diáspora africana se destaca na Vinexpo America 2025

11 de maio de 2025
Enogastronomia

MALBEC: O VINHO QUE ENCANTA O BRASIL

1 de maio de 2025
Enogastronomia

Cerrado produz vinhos mais saudáveis

23 de abril de 2025
Próxima Notícia

Adesão e responsabilidade ajudam a vencer pandemia no Irã

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In