Embaixadora Johanna Karanko reúne-se com vice-governador e empresários
A embaixadora Johanna Karanko realizou visita oficial ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (23). Ela se reuniu com o presidente da FIERGS, Claudio Bier, e com o vice-governador do estado, Gabriel Souza. No encontro com Souza, eles discutiram o papel das empresas finlandesas, como Iceye, Vaisala e Afry, na época das enchentes na região e também sobre possíveis parcerias para que essas companhias continuem a contribuir no processo de reconstrução do Rio Grande do Sul. A embaixadora viajou acompanhada de representantes da Business Finland e de empresas finlandesas no Brasil, além de ter sido recepcionada pelo cônsul honorário da Finlândia em Porto Alegre, Geraldo Hertz.
Ao receber a embaixadora da Finlândia, Johanna Karanko, e uma comitiva de empresas do país nórdico, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Claudio Bier, destacou o exemplo daquele país como referência de equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental, no momento de crise climática que o Brasil vive. “Os eventos recentes como as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul em maio e a estiagem seguida de queimadas, nos impõem a necessidade de agir de maneira responsável e urgente. Este momento clama por ações concretas, mais do que discussões sobre culpados”, afirmou Bier.
O objetivo da visita foi apresentar algumas empresas finlandesas com negócios em áreas que poderiam contribuir na reconstrução do Estado. “Viemos falar em parcerias ganha-ganha”, disse a embaixadora Karanko. “A Finlândia é referência em bioeconomia e sustentabilidade e muito poderia contribuir com o Rio Grande do Sul”, ressaltou. Ela comentou ainda que há vários eventos no Brasil com oportunidades de negócios com empresas de seu país. Johanna ainda convidou a federação a fazer uma visita de prospecção à Finlândia.