• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
sábado, 23 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Comércio Exterior

Empresários e governo se unem para ampliar e diversificar exportações brasileira

por Embassy News
26 de setembro de 2018
em Comércio Exterior, Economia
Tempo de Leitura: 4 mins
A A

Ana Cristina Dib

A pauta de exportações brasileira é conhecida pela predominância dos chamados produtos básicos. Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), de janeiro a agosto deste ano, as vendas dos não industrializados lideraram a arrecadação do Brasil com exportações.

Já os industrializados, cuja fabricação exige tecnologia, alcançaram patamares bem menores. A equação não é considerada saudável por economistas, pois a balança comercial do país fica refém do vaivém da cotação internacional dos produtos básicos, também conhecidos como commodities.

Os dados do Ministério apontam que de janeiro a agosto a soja respondeu por 33% do valor exportado, seguida pelos óleos brutos de petróleo, com 19,56%, e pelo minério de ferro, com 15,96%. Enquanto isso, itens manufaturados tiveram presença bem menor, como os automóveis de passageiros, que no mesmo período responderam por 6,71% das vendas externas.

Produtos de valor agregado da indústria de bebidas e alimentos geraram ainda menos receita. Para citar alguns exemplos, do início de 2018 até agosto, os refrigerantes e outras bebidas não alcoólicas, a margarina e o vinho de uvas, responderam, cada um, por 0,01% do valor total exportado pelo Brasil.

Há um esforço no sentido de mudar essa realidade. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua através do Programa de Capacitação para Exportação (PEIEX) capacitando empresários – muitos de pequenas indústrias – para exportar seus produtos de maior valor agregado. Além disso, articula o contato com clientes em potencial, como está ocorrendo esta semana durante a LAC Flavors –  feira de bebidas e alimentos promovida no Chile pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Uma missão organizada pela Apex levou 62 empresários brasileiros para participar de rodadas de negócios e expor seus produtos no evento.

Biotecnologia

Entre os participantes interessados em fazer seu produto ir além das fronteiras nacionais está a bióloga Fernanda Matias, dona da startup de biotecnologia Meltech. Nascida em Mossoró, Rio Grande do Norte, a empresa produz hidromel (uma espécie de vinho de mel) e kombucha, um probiótico (produto com microrganismos vivos) que, além do sabor, traz benefícios à saúde. “É um refrigerante natural”, diz Fernanda, cuja ideia para criar a empresa veio da situação de sua região.

“A região é muito rica em alguns produtos, e um deles é o próprio mel. Mas, há alguns anos, caiu muito a produção por falta de chuvas. As abelhas começaram a morrer e as famílias começaram a ficar sem dinheiro. Como faltam políticas públicas na região, o pessoal não sabia fazer o manejo [para continuar extraindo mel]. Pensei em começar a trabalhar com um produto de valor agregado, para essas famílias voltarem a produzir”, explica a bióloga, que tem doutorado em biotecnologia.

Segundo Fernanda, também houve a iniciativa de uma professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), que passou a oferecer cursos aos produtores. “A gente acabou se juntando. Ela soube de mim e eu soube dela”, conta. Agora, Fernanda prepara-se para a inserção concomitante dos seus produtos no mercado nacional e internacional. De acordo com ela, a empresa já nasceu de olho na possibilidade de exportação. A bióloga acredita que as bebidas farão sucesso no exterior.

“Nossos produtos têm características únicas. A vida útil do nosso kombucha é 12 meses, enquanto do comum são três. Patenteamos a fórmula. Falta patentear a do hidromel. Vamos começar tudo junto, mercado interno e externo. Quando a empresa ainda estava sendo incubada, há dois anos, eu já participava do PEIEX”, conta, referindo-se à capacitação para exportadores da Apex. Segundo ela, após a LAC Flavors, a empresa está em negociação com quatro países: Argentina, República Tcheca, Costa Rica e Reino Unido.

Cachaça

Com outro produto típico brasileiro, a cachaça, o empresário Ademilson Tápparo, dono do Dom Tápparo Engenho, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, também busca inserção no mercado internacional. O engenho, uma empresa familiar há 40 anos no mercado, sempre vendeu sua produção no âmbito regional. Mas, recentemente, Ademilson firmou parcerias para garantir a presença em grandes supermercados e, agora, espera que os estrangeiros se encantem por cachaças como a Cabaré e a Dom Tápparo. O industrial também fabrica licores coquetéis.

“O custo-benefício para a exportação é melhor. O imposto que a gente paga para vender internamente, no Brasil, é bem maior. A degustação que a gente fez [durante a LAC Flavors] teve boa aceitação”, afirma o empresário, que viajou com a esposa, Agueda Tápparo. Segundo Ademilson, Chile, Costa Rica, Austrália, República Tcheca, Panamá, Alemanha, Equador e Paraguai estão entre os países que demonstraram interesse nos produtos.

Valor agregado

Segundo Márcia Nejaim, diretora de Negócios da Apex, apesar de os produtos básicos ainda serem o destaque da pauta de exportações brasileiras, o país tem conseguido ocupar espaços com seus produtos industrializados. “Se você a olhar a pauta para a Argentina, é muito valor agregado. Para os Estados Unidos também. É verdade que o Brasil é um dos países mais competitivos no agronegócio. Mas é importante investir também nas empresas com manufaturados, tecnologia.”

O chefe da Divisão de Comércio e Investimento do BID, Fabrizio Opertti, que visitou a LAC Flavors, defendeu que os países agreguem valor a produtos e serviços que já fazem parte de sua cultura e particularidades, e citou o caso do Brasil. “É preciso agregar valor às nossas vantagens comparativas. Um país como o Brasil é uma superpotência de alimentos”, declarou.

Notícia Anterior

Mercosul e União Europeia voltarão a se reunir em 20 dias, diz Michel Temer

Próxima Notícia

Festival Puroritmo África

Notícias Relacionadas

Comércio Exterior

Nepal e Brasil debatem ampliação da cooperação agrícola

23 de maio de 2026
xr:d:DAEkX8r7moU:328,j:45304498092,t:23011621
Comércio Exterior

Uvas brasileiras: Oportunidade aberta pelo Acordo Mercosul-União Europeia

23 de maio de 2026
Comércio Exterior

Brasileiros degustam azeites e tâmaras da Tunísia

22 de maio de 2026
Próxima Notícia

Festival Puroritmo África

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Porto Alegre ganha nova sede do Consulado Geral da Porto Alegre ganha nova sede do Consulado Geral da Itália -

Embaixador  Alessandro Cortese e o governador Eduardo Leite participam da cerimônia de inauguração

Como parte das comemorações pelos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, celebrados entre 2025 e 2026, o Consulado-Geral da Itália inaugurou nesta segunda-feira (18) uma nova sede em Porto Alegre. Localizado no edifício Duo Concept Corporate, no Centro Histórico da Capital, o espaço passa a concentrar os serviços consulares destinados à comunidade italiana no Estado.

A Itália reforçou a presença diplomática italiana no sul do Brasil e ampliando os serviços oferecidos a uma das maiores comunidades de origem italiana do mundo. A cerimônia contou com autoridades italianas e brasileiras, entre elas o secretário-geral da Farnesina, Riccardo Guariglia, o embaixador Alessandro Cortese e o governador Eduardo Leite.
Brasileiros degustam azeites e tâmaras da Tunísia Brasileiros degustam azeites e tâmaras da Tunísia -

Os dois produtos tunisianos foram apresentados em imersão gastronômica nesta sexta-feira (22) na sede da Câmara Árabe, em São Paulo. Marcas do país árabe participaram da feira Apas Show nesta semana.

Brasileiros tiveram a oportunidade nesta sexta-feira (22) de provar azeites e tâmaras da Tunísia, em uma imersão gastronômica na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, na capital paulista, após participação de empresas do país árabe na feira supermercadista Apas Show nesta semana. Os tunisianos ofereceram seus produtos para os participantes do evento “Imersão Gastronômica Sabores da Tunísia”, em uma ação para promover as tâmaras e os azeites produzidos em seu país entre consumidores do Brasil.
São Paulo ganha Colégio Dante Alighieri - Instit São Paulo ganha Colégio Dante Alighieri -

Instituição quer servir de referência na promoção da excelência educacional italiana no exterior

O Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, e a Dirigente Scolastica Cristina Corradini inauguraram ontem, no Colégio Dante Alighieri, uma placa comemorativa em celebração às primeiras turmas formadas com o currículo paritário italiano após mais de oitenta anos. A cerimônia contou também com a presença do Presidente do Colégio, José Farina, da Coordinatrice delle Attività Didattiche do Liceo Scientifico, Angela Angoretto, e do jornalista Emiliano Guanella.

 Após a inauguração, o Cônsul Geral Domenico Fornara e Emiliano Guanella realizaram um seminário dedicado aos alunos do Liceo Scientifico sobre os oitenta anos da República Italiana, celebrados neste ano, refletindo sobre os valores democráticos que fund...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/sao-paulo-ganha-colegio-dante-alighieri/

#colégio #cônsul #consulado #Dante #DanteAlighieri #dirigente #DomenicoFornara #iTália #SãoPaulo #ScolasticaCristinaCorradini
Governo italiano doa caminhão tanque para cidade g Governo italiano doa caminhão tanque para cidade gaúcha -

Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre conduziu a cerimônia de entrega

Por iniciativa do Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, que visitou o Rio Grande do Sul em missão oficial poucos dias após as enchentes de 2024 — o Governo italiano, por meio do IILA – Organização Internacional Ítalo-Latino-Americana, entregou, no dia 21 de maio, ao município de Santa Tereza, um caminhão tanque IVECO Tector 24-280, equipado para drenagem rápida de grandes volumes de água em situações de emergência hidrológica.

A doação, no valor de 140 mil euros (mais de R$ 700 mil), foi financiada pelo Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália. O IILA foi representado na cerimônia por Mauro Camicia, responsável pelo Escritório de Cooperação da organização.
Embaixadores da UE visitam universidade no Amazona Embaixadores da UE visitam universidade no Amazonas para estreitar laços de cooperação -

Missão diplomática de 17 países busca expandir parcerias acadêmicas e comerciais no contexto do Acordo UE-Mercosul.

A Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) recebeu, nesta quinta-feira (21/5), a visita de uma comitiva diplomática composta por embaixadores de 17 países-membros da União Europeia (UE). Liderada pela embaixadora da UE no Brasil, Marian Schuegraf, a ação faz parte da missão anual do grupo no país e teve como foco discutir parcerias econômicas, comerciais e acadêmicas sob o contexto do Acordo UE-Mercosul.

Recebidos pelo reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, os diplomatas conheceram de perto a expansão da universidade e importantes projetos de base científica voltados à sustentabilidade e inovação tecnológica na região, tais como:
Rainha Tailandesa recebe homenagem no Brasil - E Rainha Tailandesa recebe homenagem no Brasil -

Embaixadora Kundhinee Aksornwong promove cerimônia na sede diplomática

A embaixadora da Tailândia no Brasil, Kundhinee Aksornwong, presidiu, nesta sexta-feira, 22 de maio, a cerimônia em homenagem à Rainha Kundhinee Aksornwong, Rainha Consorte no Reinado do Rei Rama VII, por ocasião do centenário do reconhecimento oficial de suas funções e contribuições reais, realizada na embaixada da Tailândia em Brasília. Participaram da cerimônia, em conjunto, funcionários da sede diplomática e membros da Team Thailand no Brasil, acompanhados de seus cônjuges.

Na ocasião, a Embaixadora depositou uma homenagem floral e acendeu incensos e velas diante do retrato de Sua Majestade a Rainha Rambai Barni, Rainha Consorte no Reinado do Rei Rama VII, em sinal de reverência real.
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In