Evento comemora o 50º aniversário das relações diplomáticas
O Sultanato de Omã e o Brasil comemoram o 50º aniversário das relações diplomáticas. Para comemorar a data, organizaram o Fórum Omã-Brasileiro de Investimento, em Mascate, Omã, de 07 a 09 de maio, com o objetivo de reforçar a cooperação conjunta e estabelecer parcerias entre instituições do setor privado dos dois países, em especial, o fluxo turístico.
O Brasil tem trabalhado para estreitar relações de negócios junto a importantes países do mundo, a exemplo do Oriente Médio. Com foco na ampliação do fluxo turístico e na atração de investimentos, o ministro do Turismo, Celso Sabino, participou da Made in Brazil Expo Muscat. A feira buscou apresentar a experiência nacional de comércio exterior e promover o Brasil como porta de entrada na América do Sul, além de possibilitar a troca de conhecimento e a ampliação de transações entre os dois países.
Ao discursar na condição de autoridade máxima brasileira presente na feira, Celso Sabino ressaltou o novo momento do Brasil, com a melhoria do ambiente interno de negócios, avanços na segurança jurídica, no desenvolvimento da economia e na reconstrução de políticas sociais.
“Hoje, o Brasil se apresenta para o mundo com estabilidade econômica, política e social. Viemos para Omã trazendo a perspectiva de uma nação que está de portas abertas ao mercado árabe, à parceria, à amizade e às relações comerciais”, pontuou.
A presença do ministro em Mascate coincide com os 50 anos das relações diplomáticas Brasil-Omã. As duas nações têm desenvolvido um trabalho cujo foco é semelhante: apostar no turismo, no incentivo ao uso de energia limpa, na melhoria da logística, além da agricultura e da piscicultura.
Ao finalizar a sua participação no evento, Sabino apresentou um vídeo sobre as possibilidades turísticas brasileiras e enumerou os diversos atrativos que o país oferece aos visitantes.
“Vim, pessoalmente, convidar os senhores para conhecerem os nossos encantos, paisagens, belezas naturais. No Brasil, vocês podem praticar o ecoturismo sustentável no maior Bioma do mundo, no pulmão do planeta, a nossa Amazônia. Também podem conhecer as nossas lindas praias, com suas águas claras, quentes e transparentes, areias brancas e experimentar a nossa deliciosa culinária”, ressaltou o ministro brasileiro.
REUNIÕES OFICIAIS – No país do Oriente Médio, Celso Sabino também se reuniu com o ministro do Patrimônio e Turismo de Omã, H.H Salim Al-mahrouqi, e com o ministro do Comércio, Indústria e Promoção de Investimentos, H.E Qais Mohammed Al-Yousif.
Além de tratar da facilitação de vistos e da ampliação da conectividade aérea, o que ajudaria a impulsionar o turismo nas nações, o ministro brasileiro aproveitou a ocasião para convidar as autoridades à reunião de ministros de Turismo dos países do G20, que acontecerá em setembro deste ano, na cidade de Belém (PA). Os ministros de Omã confirmaram o envio de uma delegação do país.
“Omã tem capacidade para se tornar porta de entrada para a Ásia e a África. E o Brasil tem condições de se tornar a porta de entrada para a América do Sul. Temos objetivos e potencialidades comuns e precisamos dar visibilidade a isso. O G20 é uma excelente oportunidade de criarmos ações conjuntas para potencializar a atividade turística”, defendeu Celso Sabino.
Por Paula Rosa/ Mtur