Portugal, onde as indústrias são modernas, fortes e competitivas, especialmente as de tecido e as do vestuário, é o grande destaque da 8ª edição da Embassy – All Important News, lançada nessa terça-feira(6), na sede diplomática portuguesa. Sua distribuição começa essa semana nas embaixadas, no Congresso Nacional, nos órgãos do Poder Executivo e em outras regiões dentro e fora do Brasil.
O vice-governador do Distrito Federal, Pacco Britto, o embaixador Jorge Cabral; embaixadores de outros diferentes países, representantes do corpo diplomático, e secretários do Governo do Distrito Federal estavam entre outras autoridades presentes.
A diretora da Embassy, jornalista Liz Lobo, deu as boas-vendas e disse que há quatro anos, quando criou a revista, objetivou divulgar as ações, os projetos e eventos das embaixadas e organismos internacionais em Brasília. “Este ano, demos também um caráter mais voltado aos negócios, ao comércio exterior, meio ambiente e sustentabilidade”, comentou. Liz Lobo explicou que a Embassy é um canal de conexão entre o corpo diplomático, governos e empresas do mundo inteiro para fomentar negócios. “Queremos difundir, não só o potencial brasileiro como o de todos os demais países, em tecnologia, turismo, meio ambiente, serviços e produtos”, exemplificou. Com novo layout, interativo, rápido e inteligente, também o site da Embassy tornou-se mais atrativo e de fácil acesso, inclusive com cinco opções de idioma: espanhol, francês, inglês, italiano e português.
Jardim Botânico – O vice-governador do DF, Paco Britto, destacou que a Embassy se conecta com diferentes culturas, por meio do corpo diplomático, e que Brasília preza muito isso, por ser a capital do país e receber quase 180 delegações diplomáticas. Disse que o Governo do Distrito Federal abriu o espaço do Jardim Botânico para as embaixadas colocarem monumentos e arte. “Precisamos dessa cultura, como vocês precisam da cultura brasileira. Queremos essa integração. Parabenizamos a Embassy, pois é uma excelente plataforma que domina esse fantástico mundo diplomático”, comentou.
Na oportunidade, o embaixador Jorge Cabral destacou que é uma alegria sempre ver o auditório da embaixada cheio, por boas razões. Parabenizou a jornalista Liz Lobo pela sua amabilidade, curiosidade e a forma como circula: “de uma maneira tão discreta e ao mesmo tempo tão presente por todas as iniciativas diplomáticas, promovendo os países e fazendo as ligações”. O embaixador falou sobre sustentabilidade, inovação tecnológica e parcerias como as da Embaixada de Portugal com os governos federal e do Distrito Federal.
Jorge Cabral citou projetos como a revitalização da Praça de Portugal, em Brasília; e o Stopover inverso para que estrangeiros possam melhor conhecer o Brasil, “um país com potencial turístico extraordinário”. Lembrou que Portugal hoje possui 10 milhões de habitantes e 14 milhões de turistas por ano, dos quais 1 milhão são de brasileiros. Ao final, elogiou a Embassy e a escolha de Portugal como destaque da revista e o lançamento da mesma na embaixada daquele país.
Moda – Já a empresária Francesca Giobbi, da plataforma FreedomeE, parceira da revista e ligada ao setor de moda, explicou que esse mercado gera 3 bilhões de dólares, muito emprego e oportunidades, e tirou muitos países da pobreza absurda. “Mas é uma indústria predatória, e onde em Bangladesh uma hora de trabalho custa 0,38 cents de dólar e nos Estados Unidos, 14 dólares, uma discrepância absurda, um desperdício absurdo, que a gente precisa repensar”, relatou, lembrando que está usando seu talento para fazer mudanças no setor, onde os grandes problemas são o lixo, desperdício, trabalho infantil, falta de respeito à mulher, ao ser humano e ao meio ambiente.
“Se a gente continuar consumindo como hoje, em 10 anos, não teremos mais água limpa”, comentou Francesca. Sua empresa está instalada na cidade de Porto, Portugal, onde está o menor impacto ambiental na indústria da moda. “Participei do Inova Portugal, recentemente, e achei interessante um dos palestrantes dizer que esse país, por ser pequeno olha para fora. E o Brasil, por ser grande, olha para dentro. Precisamos olhar para fora”, comentou. Como empresária, explicou que viaja muito e agora, com o caminho facilitado pela Embassy, a sua estrutura mudou completamente. “Sou testemunha de que esta é uma revista que abre portas”, afirmou. Francesca explicou ainda como funciona a plataforma FreedomeE, calcada no conceito de Made it Better.
Também estiveram presentes ao lançamento da oitava edição da revista, a vice-diretora da revista, Elna Souza Silva; o presidente da Federação do Comércio do Distrito Federal, Francisco Maia; a secretária de Turismo do DF, Vanessa Chaves de Mendonça; o secretário de Relações Internacionais do DF, o embaixador Pedro Luiz Rodrigues; empresários, familiares, amigos e outras personalidades. O cantor Alejandro Cossavella apresentou várias canções durante a recepção. Após a solenidade, a Embaixada de Portugal serviu um coquetel aos presentes.
Copenhague – A capa da 8ª edição da Embassy traz a foto da praça do Rossio, em Lisboa, e reportagem sobre a modernidade da indústria têxtil de Portugal. A publicação destaca também em sua capa a FreedomeE, uma plataforma digital com novas ideias e preocupação com a sustentabilidade no mundo da moda, da beleza e do design; e a entrevista exclusiva com Georg Witschel, embaixador da Alemanha no Brasil que fala a respeito da importância das parcerias para o desenvolvimento sustentável.
Uma entrevista exclusiva com o embaixador Jorge Cabral; e reportagem sobre o fato de Portugal assumir compromisso internacional para reduzir a emissão de gases com efeito estufa estão na Embassy de agosto, setembro e outubro deste ano. A revista traz ainda reportagens sobre a superação de Paula Regina de Oliveira, vencedora do prêmio Viva o Seu Sonho; Amazônia Azul, com o Brasil ampliando em 170 mil km2 da área de plataforma continental; o coco brasileiro, cujo comércio se amplia; Copenhague: zero carbono até 2025; as belezas de Alto Paraíso de Goiás; Azerbaijão, sua história e relações com o Brasil; artigo do deputado Eduardo Bolsonaro; e a Coluna Eventos Diplomáticos.
Colorida, bilíngue (português/inglês), a revista Embassy tem 80 páginas. Começou a circular em novembro de 2016 e sempre destaca um país, uma cidade ou região brasileira turística e um produto nacional (cacau, coco, pequi, festas juninas, dentre outros). Além de Portugal, já foram capa da revista reportagens sobre o Azerbaijão, Namíbia, Rússia, Cazaquistão, Belarus, Tunísia e Brasil (Brasília).
Confira todas as fotos do evento no Flickr da Embassy.
Gostaria de adquirir um exemplar desta magnífica revista.
Parabéns Liz Elaine e sua equipe, pelo belíssimo trabalho que vem desenvolvendo junto ao corpo Diplomático, foi uma noite de muito glamour,que contou com presença de muitas autoridades, como vice GOVERNADOR PACO BRITO e vários embaixadores, foi servido um delicioso coquetel regado a shampanhe , deliciosos vinhos, desejo muito SUCESSO , ABRAÇO!
Valeu Luzia! Obrigada!