Diplomatas debatem com ministro da Justiça a questão da segurança cidadã
Dando continuidade à agenda do Grupo de Países da América Latina e Caribe, GRULAC, foi realizado, no dia 04, um almoço de trabalho com o ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Ricardo Lewandowski. No encontro foi tratado o tema do crime organizado e as medidas de segurança adotadas pelo Brasil, em relação à migração ilegal no país. O intuito de discutir e aprofundar a cooperação regional em matéria de segurança pública.
O ministro colocou-se sob o comando dos embaixadores para abordar questões de interesse particular em agendas separadas e alcançar consenso em matéria de segurança cidadã, comprometendo-se a colaborar com as políticas públicas de cada país membro do GRULAC.
As autoridades presentes reconheceram que o tema da segurança pública se encontra no topo das prioridades internas de todos os países da região e que não é possível encontrar soluções adequadas de forma isolada. Sublinharam que é absolutamente necessário fortalecer os mecanismos de diálogo regional voltados para a formulação de estratégias coordenadas de combate ao crime organizado internacional.
Concordaram, nesse sentido, em empreender todos os esforços necessários no sentido de promover, de modo coordenado, o combate ao crime organizado transnacional, seja por meio do intercâmbio célere de informações, seja por meio do fortalecimento da cooperação e das atividades conjuntas dos diferentes órgãos que se dedicam a lutar contra redes criminosas internacionais.
O GRULAC é um dos cinco Grupos regionais das Nações Unidas, composto por 33 Países-membros da América Central e do Sul. Representa 17% de todos os membros da ONU.
Fonte: Embaixada da República Dominicana