• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quarta-feira, 27 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Sem categoria

Embaixadores de 38 países conhecem potencial do Amapá

por Embassy News
27 de janeiro de 2024
em Sem categoria
Tempo de Leitura: 6 mins
A A

Governador Clécio Luís apresenta potencial econômico e social do estado, a convite do embaixador da Áustria

A força econômica e social do Amapá foi apresentada nesta quinta-feira (25), na sede da embaixada da Áustria, em Brasília, para diplomatas de 38 nações  pelo governador do estado,  Clécio Luís.  O dirigente falou das potencialidades do Amapá na bioeconomia e os modelos de negócios inovadores e sustentáveis do estado, em um encontro considerado histórico por reunir cerca de 20% das nações de diferentes partes do mundo, para ouvir o que o Amapá tem a dizer.

Embaixadores de países como Sérvia, Noruega, Macedônia do Norte, Suíça, Japão, Luxemburgo, Arábia Saudita, Marrocos, Espanha, Finlândia, Holanda, Dinamarca, Omã e Singapura, se mostraram surpresos com as iniciativas já implementadas pelo Governo do Estado e entusiasmados em conhecer o Amapá de perto.

“Quase 20% dos países do mundo conheceram um pouco mais sobre o nosso estado, e isso só foi possível com o esforço do embaixador austríaco Stefan Scholz, que visitou o Amapá no ano passado, conheceu as nossas iniciativas e se encantou. Desde então, ele vem sendo um dos entusiastas para mostrar a potência do manejo florestal que mantém a nossa floresta em pé”, ressaltou o governador Clécio Luís.

O manejo florestal do qual o governador se refere é o projeto sustentável de base comunitária da Associação dos Trabalhadores do Assentamento Agroextrativista do Maracá (Atexma), desenvolvido no município de Mazagão. O modelo é referência no Brasil e no mundo, porque o uso da floresta é feito de forma inteligente, por meio do estudo de quais árvores podem ser exploradas, e com responsabilidade social, oferecendo o “Bolsa Floresta” às famílias da região.

“Esse é um projeto inovador, capaz de mostrar que nós podemos unir conservação, gerar riqueza e dar dignidade para as pessoas que vivem na Amazônia. Nosso trabalho é de integração com o sustentável, o social e o econômico. É com honra que estou aqui hoje, podendo falar sobre esse projeto que beneficia diretamente mais de 1 mil famílias amapaenses. Ainda temos muito a fazer”, afirmou Welington Conci, diretor da TW Forest, empresa parceira das atividades de manejo no Maracá.

Com o território mais preservado do país, o Amapá é um dos estados que integram a Região Amazônica com o mais baixo índice de desmatamento, no entanto, também apresenta um dos menores indicadores sociais e econômicos do país. Investimentos de países mais desenvolvidos, como os que estavam no encontro com o governador, auxiliam na preservação da floresta e no fortalecimento das políticas públicas que proporcionam mais dignidade para os povos da Amazônia.

“Mostramos que o Amapá quer continuar com os melhores indicadores ambientais do planeta, mas também quer um povo com desenvolvimento econômico sustentável. Que o mundo nos veja além da copa das árvores, porque aqui mora quase um milhão de pessoas, que trabalham e sonham com o direito a um futuro melhor”, pontuou Clécio.

Aos embaixadores, o governador também destacou outros aspectos do Amapá, a exemplo do status de carbono negativo e de ser a maior fronteira da Europa com a América Latina. Também foram citadas outras iniciativas que visam melhorar a vida dos amapaenses e de quem investe no estado. São projetos que foram apresentados, inclusive, na COP28, realizada em Dubai no ano passado.

Responsável por reunir os países, o embaixador austríaco Stefan Scholz, contou que visitou o Amapá em novembro de 2023 e se apaixonou. Ele estreitou laços com o Governo para buscar investimentos em prol do desenvolvimento socioeconômico e da preservação do meio ambiente do estado.

“O Amapá precisa de parcerias nacionais e internacionais. O Itamaraty sugeriu que eu explorasse um dos caminhos menos trilhados no Brasil e assim conheci o estado. Esta foi uma noite para interagir com o governador e os secretários. Que os embaixadores compartilhem as iniciativas com as comunidades empresariais, científicas e de pesquisa dos países, já que temos o caminho comum sendo trilhado para uma economia mais verde”, citou o embaixador.

Os diplomatas se admiraram com o que conheceram sobre o Amapá e demonstraram desejo de visitar as terras amapaenses e investir em projetos. “A Suíça já é amiga do Amapá. Estou programando ir ao estado em março para conhecer de perto os projetos e as belezas de lá”, disse o embaixador da Suíça, Pietro Lazzeri, empolgado com a viagem.

O açaí se tornou um alimento da Amazônia consumido em outras regiões do Brasil e até em outros países, como na Sérvia.

Selo de origem – O Governo do Estado criou o Selo Amapá, que reconhece a origem de produtos que utilizam matéria-prima local. Durante o encontro, os embaixadores puderam conhecer alguns produtos certificados, entre eles, os rótulos dos vinhos de açaí produzido pela empresa Flor da Samaúma, do ex-senador amapaense e empresário, João Alberto Capiberibe; e os produtos feitos de cacau nativo pela empresa Chocolates Cassiporé.

“Esse vinho é uma invenção maravilhosa, é fantástico. É um produto muito bom para divulgar a região. O Amapá está fazendo vinho de açaí, e é um dos melhores. Eu posso ajudá-los a promover esse produto na Europa, que é orgânico e feito de uma das melhores frutas. A Amazônia é uma região de grande importância para o mundo, pela tradição, pela preservação, e vocês colocaram tudo isso dentro de uma garrafa de vinho”, descreveu o embaixador da Macedônia do Norte, Igor Popov, após conhecer os produtos.

O açaí se tornou um alimento da Amazônia consumido em outras regiões do Brasil e até em outros países, como na Sérvia. “Em casa nós consumimos cerca de 10 litros de açaí por mês. Eu amo, porque é uma delícia. A gente não vive sem. Não deixamos de colocar à mesa o maravilhoso açaí de vocês. Parabenizo o trabalho do governador e tomara que possamos trabalhar em conjunto. Vocês têm aqui uma amiga próxima para ajudar o Amapá”, disse a representante da Sérvia, Jelena Blazevic.

O governador participou da agenda acompanhado dos secretários de Relações Internacionais e Comércio Exterior, Lucas Abrahao; de Meio Ambiente, Taísa Mendonça; e da Representação do Governo do Amapá em Brasília, Asiel Leite; além da diretora-superintendente do Sebrae no Amapá, Alcilene Cavalcante; e deputado federal, Camilo Capiberibe; e dos empresários João Alberto Capiberibe (Flor de Samaúma), Wellington Conci (TW Forest) e Dieter Hopf (Andritz Hydro Brasil, da Áustria), e da professora Bianca Moro, da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Convidado, o senador Randolfe Rodrigues citou o destaque que o Amapá ganhou com o encontro. “O que o Amapá viveu hoje foi único. Não temos palavras para agradecer a Áustria em nome do embaixador. Essa foi do Amapá para o mundo como nova fronteira econômica do Brasil por meio do desenvolvimento sustentável”, celebrou.

Fonte: Portal do governo do Amapá

Foto: Fabiana Figueiredo e João Paulo Gonçalves/GEA

Notícia Anterior

Colômbia chama embaixador na Argentina para consultas e rejeita palavras de Milei contra Petro

Próxima Notícia

Brasil à frente do G20 quer eficácia de bancos multilaterais, diz GT

Notícias Relacionadas

Sem categoria

Embaixada argentina realiza homenagem póstumas a veterano de guerra

16 de maio de 2026
Diplomacia

Brasil tem novo embaixador no Japão

15 de abril de 2026
Sem categoria

Forró Tradicional na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO

4 de abril de 2026
Próxima Notícia

Brasil à frente do G20 quer eficácia de bancos multilaterais, diz GT

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Embaixador do Japão é condecorado em Goiás - Nog Embaixador do Japão é condecorado em Goiás -

Noguchi Yasushi recebe medalha da assembleia legislativa do estado

O embaixador Noguchi Yasushi foi agraciado, no último sábado (23/5), com a Medalha de Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO), a mais alta honraria concedida pela casa.

A medalha foi entregue pelas mãos do Deputado Estadual Delegado Eduardo Prado, autor da proposta da homenagem. O tributo é um reconhecimento da ALEGO às relevantes missões internacionais realizadas pelo embaixador e sua expressiva atuação no fortalecimento das relações bilaterais entre Japão e Brasil.

Na mesma cerimônia, a ALEGO também concedeu a medalha de mérito à Ricardo Shimabukuro, presidente da Associação Nipo Brasileira de Goiás (ANBG), além de prestar homenagem a 120 pessoas ligadas à entidade, que completa 70 an...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/embaixador-do-japao-e-condecorado-em-goias/

#ALEGRO #Câmara #Condecoração #Goiás #Japão #legislativa #Medalha #NoguchiYasushi
Embrapa Agroenergia, 20 anos de ciência para a bio Embrapa Agroenergia, 20 anos de ciência para a bioeconomia -

Avançam as interfaces da produção agropecuária com outros setores da economia, exigindo novas abordagens científicas, maior integração de conhecimentos e arranjos institucionais mais complexos 

Maurício Antônio Lopes — pesquisador e ex-presidente da Embrapa

A trajetória da pesquisa agropecuária no Brasil é, em grande medida, uma história de sucesso construída a partir do enfrentamento aos desafios agronômicos típicos dos sistemas de produção vegetal e animal. Ao longo de décadas, ganhos expressivos de produtividade e eficiência foram alcançados com base no domínio de fatores como solo, clima, genética e manejo. Esse processo estruturou uma agricultura altamente competitiva em ambientes tropicais e projetou o Brasil como referência internacional em agricultura tropical, com contribuição relevante para a segurança alimen...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/embrapa-agroenergia-20-anos-de-ciencia-para-a-bioeconomia/

#agroenergia #agropecuária #Bioeconomia #Ciência #Economia #Embrapa #MaurícioAntônioLopes
Brasil e Líbano ampliam trocas comerciais - No a Brasil e Líbano ampliam trocas comerciais -

No acumulado deste ano, tanto exportações quanto importações estão em crescimento em relação a 2025. Corrente de comércio soma US$ 171 milhões.

Exportações e importações do Brasil com o Líbano registram expansão entre janeiro e abril deste ano em comparação com o mesmo período de 2025. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) organizados pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, nos quatro primeiros meses do ano, o Brasil exportou US$ 170,8 milhões ao Líbano, em alta de 8,1% na comparação com os quatro primeiros meses do ano passado.

As importações somam US$ 842 milhões, em alta de 39,2%. O saldo é superavitário ao Brasil em US$ 169,9 milhões e a corrente de comércio soma US$ 171,6 milhões.

Os principais prod...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/brasil-e-libano-ampliam-trocas-comerciais/

#Brasil #comércio #Exportação #importação #Líbano
Cazaquistão discute cooperação na agricultura e na Cazaquistão discute cooperação na agricultura e na pecuária com o Brasil -

Embaixador Bolat Nussupov se reúne em ministério para negociar implementação prática de acordo bilateral

O embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, e o Secretário de Cooperação Ministério de Agricultura e Pecuária, Augusto Billy, se reuniram, nesta terça-feira (26), tendo como ponto principal do encontro as negociações da implementação prática do Memorando de Entendimento e Cooperação na área de agricultura e pecuária. O documento foi assinado em 11 de maio deste ano em Astana, entre o Ministério da Agricultura do Cazaquistão e o Ministério Federal da Agricultura e Pecuária do Brasil.

Nussopov e Billy discutiram as possibilidades de criação, entre os dois países, de um Grupo de Trabalho conjunto, composto por representantes dos ministérios e órgãos competentes de ambos os países, bem como de associaçõe...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/cazaquistao-discute-questoes-de-cooperacao-nas-areas-da-agricultura-e-da-pecuaria/

#Agricultura #BolatNussupov #Brasil #Cazaquistão #Embaixador #ministério #Pecuária #secretário
Dia da África: Brasil amplia agenda de integração Dia da África: Brasil amplia agenda de integração com o continente -

País faz acordos com Angola, Nigéria, Moçambique e África do Sul

Esta segunda-feira (25) marca o Dia da África, continente com o qual o Brasil tem intensificado as relações no atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O movimento faz parte de um esforço para diversificar os parceiros comerciais, além de reforçar laços culturais, diplomáticos, científicos e históricos com os africanos.

Lula fez sete viagens à África na atual gestão, sendo duas à África do Sul, além de Angola, São Tomé e Príncipe, Egito, Etiópia e Moçambique. Nos últimos três anos, o Brasil tem firmado acordos com países africanos em áreas como agricultura, aviação civil, defesa, saúde, educação, turismo, entre outros.

Pelo outro lado, Lula recebeu neste mandato, em Brasília, seis chefes de Es...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/dia-da-africa-brasil-amplia-agenda-de-integracao-com-o-continente/

#África #ÁfricadoSul #Angola #Brasil #integração #LuizInácioLuladaSilva #Lula #Moçambique
Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Brasília -

Embaixadora Maria Laura da Rocha preside evento onde se discutiu a expansão de parcerias em diversos setores. O investimento russo acumulado no Brasil atingiu aproximadamente US$ 2 bilhões

Embaixadora Maria Laura da Rocha, e o Ministro Maksim Reshetnikov

A Secretária-Geral das Relações Exteriores do Brasil, Maria Laura da Rocha, e o Ministro do Desenvolvimento Econômico da Rússia, Maksim Reshetnikov presidiram, nesta segund...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/comissao-brasil-russia-realiza-sessao-plenaria-em-brasilia/

#Brasil #Brasília #COMISSÃO #MaksimReshetnikov #MariaLauradaRocha #ministro #plenária #Rússia
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In