Missão diplomática de 17 países busca expandir parcerias acadêmicas e comerciais no contexto do Acordo UE-Mercosul.
A Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) recebeu, nesta quinta-feira (21/5), a visita de uma comitiva diplomática composta por embaixadores de 17 países-membros da União Europeia (UE). Liderada pela embaixadora da UE no Brasil, Marian Schuegraf, a ação faz parte da missão anual do grupo no país e teve como foco discutir parcerias econômicas, comerciais e acadêmicas sob o contexto do Acordo UE-Mercosul.
Recebidos pelo reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, os diplomatas conheceram de perto a expansão da universidade e importantes projetos de base científica voltados à sustentabilidade e inovação tecnológica na região, tais como:
Monitoramento Ambiental: Os projetos Yara (qualidade da água do rio Amazonas), Curupira (vigilância ambiental) e as ações do ProQAS/AM, que abriga a maior plataforma de monitoramento de mercúrio da região Norte.
Tecnologia: O laboratório Saltu-UEA, voltado ao desenvolvimento de jogos eletrônicos, e o Cyber Labs (Sistemas Cyber Físicos). Durante o encontro, o reitor destacou que a aproximação abre portas essenciais para o intercâmbio de estudantes e pesquisadores. A embaixadora Marian Schuegraf reforçou o interesse europeu em expandir a cooperação na Amazônia e lembrou o potencial dos estudantes locais, destacando que o Brasil já lidera globalmente o número de bolsas no programa de mobilidade acadêmica Erasmus Mundus
“Isso faz com que tenhamos uma aproximação ainda maior com essas universidades e esses países, possibilitando o intercâmbio de alunos, pesquisadores e professores para a produção de conhecimento embasado na ciência. Esse conhecimento científico é muito importante para o desenvolvimento da nossa região”, disse o reitor Zagahib.
“Com o acordo UE-Mercosul recentemente aplicado, a União Europeia quer aumentar a sua presença nos estados do Brasil. Estou, aqui, com todos os embaixadores na Universidade do Estado do Amazonas para ver como podemos expandir a nossa cooperação. O Brasil já é campeão mundial no número de bolsistas selecionados pelo programa Erasmus Mundus, que facilita a mobilidade de estudos na Europa para brasileiros, incluindo os estudantes da UEA. Então, por que não se engajar com estudantes talentosos aqui, nessa universidade?”, destacou.








