Evento promovido pelo Itamaraty debateu cooperação entre os países asiáticos e o Brasil
O Chanceler Carlos França abriu, no dia (01) o Seminário “O Brasil e a ASEAN”, que contou com diversas autoridades, incluindo delegação de alto nível do Camboja, presidente pro tempore da ASEAN, e embaixadores dos países da Associação das Nações do Sudeste Asiático. O evento foi organizado pela Fundação Alexandre Gusmão, do Itamaraty, em Brasília.
O objetivo do seminário foi discutir a crescente importância da ASEAN, as áreas de cooperação entre ambos os lados e a importância da relação da associação com o Brasil, especialmente desde que o Brasil se tornou recentemente o primeiro país latino-americano a ser Parceiro de Diálogo Setorial da associação.
Como atual presidente do Comitê da ASEAN em Brasília, ACB, o encarregado de negócios da Embaixada de Cingapura, Desmond Ng, fez comentários na sessão de abertura do seminário, ao lado dos colegas painelistas do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, e do senador Nelsinho Trad.
A ASEAN, com sede em Jacarta, reúne dez países do Sudeste Asiático. Com PIB de US$ 3,6 trilhões, tornou-se importante parceiro comercial e fonte de investimentos no Brasil. De janeiro a outubro deste ano, as exportações brasileiras para a ASEAN superaram US$ 20 bilhões.
O Chanceler Carlos França anunciou a abertura de uma Delegação Permanente do Brasil junto à ASEAN, em Jacarta, com vistas a permitir um seguimento mais estreito da nova Parceria de Diálogo Setorial entre o Brasil e a Associação.