A transferência da presidência da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) do Malawi para a República Democrática do Congo foi realizada em Brasília, na sede da embaixada da África do Sul, no dia 17. A cerimônia oficial da nova direção da entidade aconteceu em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, no dia 15 de agosto. O “Dia do SADC” marca os 30 anos de sua criação.
Levi Niombole Nondo, embaixador da República do Malawi no Brasil ocupou a presidência da SADC durante um ano (2021-2022). Agora a liderança da organização foi transferida para Jean Pierre Yodi Kasongo, encarregado de negócios do Congo no Brasil que terá também um mandato de todos de 12 meses. Promover o turismo para os países africanos, facilitar oportunidades de comércio e investimento entre a SADC e o Brasil, aprimorar oportunidades de cooperação técnica com a mídia, bem como realizar visitas mútuas de campo são alguns objetivos da entidade.
O novo presidente da SADC, durante o evento, disse que as principais dificuldades enfrentadas pelo grupo estão relacionadas a logística de estradas, rotas marítimas, ferroviárias, que dificultam a integração. Jean Pierre Yodi Kasongo garante que todos os integrantes têm trabalhado arduamente, com o apoio compartilhado entre os países membros para reverter essa situação. Ele lembrou ainda da grande tragédia com um grande número de mortes pela COVID 19.
No âmbito das relações bilaterais, o encarregado congolês comentou ainda que “hoje já existem mecanismos de cooperação técnica e industrial entre a SADC e o Brasil, assim como parcerias com empresas renomadas como a EMBRAER”. Além disso, a organização trabalha com o Mercosul em projetos de desenvolvimento e infraestrutura, como construção de portos.
O embaixador do Malawi Levi Njombole Nondo ressaltou a importância do esforço conjunto dos países para consolidar a unidade e crescerem juntos “Fizemos um monte de progresso como região, crescendo estados-membros com populações combinadas de 60 milhões de pessoas e um GPD de 20 bilhões de dólares para uma adesão de 16 estados com uma população total de cerca de 340 milhões de pessoas e um PIB de 720 bilhões de dólares americanos”, informou. Segundo o diplomata, a conquista mais recente da SADC foi a ratificação bem-sucedida da Área de Livre Comercio Continental Africana pelos países membros como uma plataforma para o avanço da integração econômica da nossa região
A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) é uma organização intergovernamental que trabalha com o objetivo de alcançar o desenvolvimento, paz, segurança e crescimento econômico, aliviar a pobreza, melhorar o padrão e qualidade de vida dos povos da África Austral e apoiar os socialmente desfavorecidos por meio da integração regional, baseada em princípios democráticos e desenvolvimento equitativo e sustentável.
A instituição, fundada em 17 de agosto de 1992, no Malawi, é composta por 16 Estados-Membros: Angola, Botswana, Comores, República Democrática do Congo, Essuatíni, Lesoto, Madagascar, Malawi, Maurício, Moçambique, Namíbia, Seicheles África do Sul, República Unida da Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.