Renomada chef Zahie Tellez apresenta pratos especiais da cozinha mexicana.
A embaixadora do México no Brasil, Laura Esquível, realizou, na sexta-feira (08), em sua Residência Oficial, a mostra gastronômica “Maíz Azul”, com a presença da prestigiada chef mexicana Zahie Tellez. Ela apresentou o ingrediente recém desenvolvido em sua homenagem, o milho azul (Maíz H303 – ZAHIE) para diplomatas e convidados especiais.
Em seu discurso, Laura Esquível disse que Zahie é uma das melhores chefs de todo o México, sendo considerada uma embaixadora da cozinha mexicana. “O dia de hoje me enche de orgulho, pois nem sempre a autêntica culinária mexicana está disponível por aqui. A culinária mexicana não é muito conhecida, então é um dia especial”, afirmou.
A embaixadora destacou em sua fala que idealizou que o evento acontecesse junto dos amigos, com os colegas diplomatas e também com aqueles que amam o mundo gastronômico e que cozinham diariamente.
Equivel finalizou sua fala dizendo que “as sementes sempre viajam e nos falam de nossos antepassados. Para mim homenagear uma semente é algo muito importante. No México nós nos consideramos filhos do milho. Acho que uma das filhas mais representativas é sádica, ela cozinha e quero recebê-la”.
A chef Tellez, por sua vez, disse que “esse milho que leva meu nome, é para mim uma responsabilidade muito grande e acima de tudo, um amor indescritível, porque é a primeira vez na história do México que isso acontece”.
“Em homenagem aos astecas, o México dá esse milho ao mundo. Temos 62 variedades de milho nativo, e esse milho azul é produzido, ele não é assim na natureza. Não somos feitos de carne e osso, o milho está em nossas veias”, prosseguiu.
A chef lembrou também que “no México, como em muitas partes da América Latina, a cozinha não é desperdiçada. Usamos a espiga, as folhas, os cabelos do milho, assim como as guias da abóbora, a semente e até a flor”.
Fonte: Embaixada do México