Laura Esquivel, grande escritora, foi a convidada especial do GDF
Um pedaço do mundo desembarcou na Feira do Livro de Brasília (Felib) por meio de uma iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF). Desde o início do evento, em 24 de novembro, até hoje (03) o encerramento, passaram pelo estande da Secretaria de Relações Internacionais (Serinter) montado nos pilotis da Biblioteca Nacional de Brasília cerca de 30 embaixadas de diferentes países levando um pouco de sua cultura literária aos visitantes.
A grande convidada da Feira do Livro, no sábado (02), foi a embaixadora do México e escritora Laura Esquivel, conhecida pela trilogia literária Como Água para Chocolate. Durante a participação, a autora fez a leitura de um trecho do romance “O Meu Passado Negro”, participou de um papo com os visitantes, autografou livros e ofereceu um prato feito por ela, uma massa adocicada servida com pétalas de rosa açucaradas.
“Um evento como esse é muito importante. É uma forma de se conhecer outras culturas. O que pode ser feito pelo livro e pela comida de um povo, por exemplo”, avaliou Laura Esquivel. A escritora aproveitou para lembrar outras ações do GDF nesse sentido, como a visita dos embaixadores aos restaurantes locais para conhecer a cultura do Brasil e ainda celebrou o tema da feira Mulheres a toda prosa. “A proposta das mulheres na literatura é de mostrar um mundo de outras visões. Esse é o momento que temos que recuperar o feminino, reinventar uma sociedade que está um pouco separada e fragmentada”, completou.
“Essa é a primeira vez que a Serinter participa da Feira do Livro. Tudo foi preparado para mostrar a cultura dos outros países para a população do Distrito Federal, principalmente, aos estudantes. Estamos fortalecendo os laços de amizade e também culturais”, destacou o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto.
Convidada pelo GDF para compor a programação do estande da Secretaria de Relações Internacionais no evento. Neste domingo (3), a Embaixada do Líbano ficou responsável pelas atividades.