Brigitte Collet visita Complexo Naval de Itaguaí onde estiveram no submarino Humaitá
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva visitou, nesta quinta-feira (23), o Complexo Naval de Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro, local onde está sendo desenvolvido o Programa de Submarinos (ProSub) da Marinha do Brasil (MB). Além da embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, Lula foi acompanhado pelo ministro da Defesa, José Mucio.
Eles assistiram o teste de imersão no submarino Humaitá, o segundo com propulsão diesel-elétrica a concluir a fase de testes de imersão. O presidente descerrou a placa do submarino e, na ocasião, o Comando da Marinha apresentou avanços alcançados pelo ProSub nos primeiros 15 anos de parceria estratégica franco-brasileira. A diplomata afirmou que o Humaitá é “Um belo símbolo do sucesso da parceria estratégica entre a França e o Brasil”.
O submarino Humaitá (S-41), o segundo de quatro embarcações construídas no país a partir de uma parceria estratégica entre Brasil e França consolidada em 2008, no segundo mandato de Lula. A previsão é de que o Humaitá entre em operação no segundo semestre de 2023. Para o presidente, o investimento no setor de Defesa repercute em várias áreas da economia e do desenvolvimento do país.