Rashad Novru mantem agenda com várias autoridades e empresários brasileiros para divulgar o evento internacional
Com o objetivo de promover a COP29, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será realizada em Baku, capital do Azerbaijão, de 11 a 24 de novembro deste ano, o embaixador do país no Brasil, Rashad Novru, manteve uma agenda ativa de diálogos com a sociedade civil e os industriais brasileiros. Por meio de uma série de eventos, ele apresentou os objetivos e as prioridades da presidência do Azerbaijão na COP29. Em todos os encontros, ele enfatizou a transparência, a inclusão e a receptividade do Azerbaijão a todos os atores estatais e não estatais.
Durante estes dois últimos mês, o embaixador participou de evento organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília. Nesse fórum, ele enfatizou a importância da agricultura sustentável e a necessidade de as práticas agroindustriais se adaptarem às demandas climáticas contemporâneas. De acordo com o diplomata, o evento serviu como uma forma para aprofundar o diálogo sobre a transição para um setor agrícola mais verde e resiliente, destacando as oportunidades e os desafios que a COP29 apresentará ao setor. O foco de sua apresentação foi sobre a iniciativa da COP29 chamada Harmonia.
Outro encontro de destaque com a participação do embaixador foi organizado pela Câmara Americana de Comércio (AMCHAM Brasil), realizado em São Paulo, em setembro. Nesse encontro, ele foi um dos principais palestrantes, abordando o papel do setor privado na mitigação das mudanças climáticas e no cumprimento das metas globais estabelecidas para a COP29. Sua mensagem ressaltou a importância da transição energética justa e da acessibilidade (e não apenas disponibilidade) de fundos para a agenda climática.
Ainda no mês de setembro, o embaixador foi palestrante em um evento pré-COP organizado pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. Em seu discurso, ele reforçou a necessidade de cooperação entre os países em desenvolvimento para enfrentar conjuntamente os desafios impostos pelas mudanças climáticas. A importância das parcerias internacionais e do fortalecimento da resiliência climática nas economias emergentes foi um tema central
Participação brasileira – O Brasil está protagonizando discussões sobre a importância de planejar o desenvolvimento das cidades com foco na sustentabilidade. O embaixador Rashad Novruz e o ministro das Cidades, Jader Filho, reuniram-se, na sede do ministério, quando discutiram as demandas da (COP29). No encontro, Jader Filho ressaltou a necessidade de incluir na agenda da conferência os debates acerca da infraestrutura das cidades, preparação da sede para a o evento.
O embaixador apresentou ao ministro o panorama de Baku, capital do Azerbaijão, e as potencialidades para futuras parcerias. A intenção do país é promover um ambiente de debates para busca de soluções conjuntas para a crise climática internacional. “O Brasil como país sede da COP 30, em 2025, está comprometido com o tema”, disse.
“Nós temos um grande desafio: discutir soluções para as cidades, para facilitar o dia a dia de quem mora no local. Os problemas ambientais e, consequentemente, as mudanças climáticas têm origem, em sua ampla maioria, onde as pessoas vivem”, disse. “Sei que não vamos resolver o problema em poucos meses, mas precisamos cuidar das pessoas”. O ministro vai participar de um dos painéis da COP 29, cujo tema principal será financiamento climático.
O Azerbaijão possui vastas reservas de petróleo e gás natural, o que impulsiona sua economia. O setor energético é o principal motor do crescimento econômico, e o país é um dos principais exportadores de petróleo na região.
Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades.