Teiji Hayash foi recebido na reitoria para uma reunião cujo objetivo foi estreitar laços e discutir possíveis parcerias, em diferentes áreas do conhecimento.
“Ficamos muito felizes em receber o embaixador. Esta foi uma reunião de conectividade, de ampliação das nossas relações internacionais. Repassamos algumas demandas para o grupo, especialmente, em relação ao oferecimento de cursos de língua japonesa nos níveis básico, intermediário e até avançado. A UFMS tem um histórico de parcerias com instituições e empresas japonesas. Nossa pauta foi diversificada e estou especialmente orgulhoso por ter sido convidado a participar da conferência de reitores brasileiros e japoneses, que deve acontecer ainda neste ano”, destacou o reitor Marcelo Turine.
Durante a visita, no dia 25, Teiji Hayash agradeceu a recepção da Universidade. “É uma satisfação conhecer toda a equipe da UFMS e poder falar sobre parcerias para oferecer cursos de língua japonesa para capacitar os jovens. Vamos estabelecer uma conversa com a Associação Nipo Brasileira e Associação Okinawa para auxiliar na viabilização de professores. Também apresentamos o programa do governo japonês, que por meio do por meio do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia, oferece seis diferentes modalidades de bolsas de estudo para estrangeiros em universidades japonesas”, disse o embaixador. Ele também mencionou a intenção de realizar, até o fim deste ano, uma conferência para reunir reitores de instituições de ensino superior do Japão e de vários estados brasileiros para formar um grupo a fim de discutir possibilidades de desenvolver projetos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias.
A vice-reitora Camila Ítavo lembrou da importância da colônia japonesa no Estado, uma das maiores do país. “Temos muitos imigrantes e descendentes do Japão em Mato Grosso do Sul e poder estreitar as nossas relações com o país é fundamental. Já temos um acordo de cooperação com a Universidade de Kochi e com a empresa Takeda, que vêm promovendo intercâmbio entre nossos pesquisadores e estudantes da área da saúde. Esse encontro deve contribuir para ampliar as parcerias para outras áreas do conhecimento”, falou.
“A internacionalização é uma das diretrizes do Ministério da Educação e é fundamental para incrementarmos as pesquisas e atividades de ensino e inovação na Universidade. Temos, atualmente, mais de 50 acordos com diferentes países. Essa aproximação com a embaixada e o consulado japoneses vem nos auxiliar muito, pois com a intermediação deles, conseguiremos agilizar novas parcerias em áreas como tecnologia da informação e comunicação, bioeconomia e energia sustentável, por exemplo”, ressaltou o diretor da Agência de Internacionalização e Inovação, Saulo Moreira Gomes.
Também participaram da reunião representantes da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação e das Faculdades de Medicina, de Odontologia e de Direito. Da embaixada, estiveram presentes, ainda, o cônsul para Assuntos Gerais Daisuke Hattori, e a primeira secretária da embaixada Yuka Iwanami. O embaixador está em Mato Grosso do Sul para cumprir uma série de agendas, com visitas programadas ao governo do Estado e à presidência da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul.
Fonte: UFMS