Andrii Melnyk conhece detalhes dos Programas como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida despertam interesse das autoridades do país europeu.
O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, recebeu na quinta-feira (4.01), em Brasília, a visita de cortesia do Embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk. O objetivo do encontro foi discutir a possibilidade de cooperação entre os dois países no âmbito social.
“Estamos acompanhando o trabalho do presidente Lula e do ministro Wellington Dias. Parabenizamos as ações como os programas Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida, além do esforço de tirar o Brasil do mapa da fome”, destacou o embaixador Andrii Melnyk.
Durante a reunião, Wellington Dias destacou a experiência da Ucrânia na área de assistência social e manifestou solidariedade à população ucraniana, especialmente pelas vítimas civis da guerra. “A Ucrânia tem grande experiência na área social e podemos aprender muito com ela”, disse o ministro. “Estamos abertos a compartilhar nossas experiências e a trabalhar juntos para combater a fome e a pobreza no mundo”, completou.
De acordo com o ministro, o embaixador ucraniano apresentou uma proposta de agenda de trabalho em conjunto com a pasta responsável pela área social no país europeu. “A agenda inclui minha participação e a da equipe do Bolsa Família, além de informações sobre o programa Minha Casa, Minha Vida”, explicou Wellington Dias.
A Ucrânia, que está em guerra desde fevereiro de 2022, tem enfrentado um aumento de problemas sociais devido ao conflito. Mais de sete milhões de pessoas foram deslocadas internamente desde a invasão realizada pela Rússia e estão vivendo em condições precárias.
“Mesmo em guerra, a Ucrânia deseja participar do esforço liderado pelo presidente Lula, na coordenação do G-20, para que seja possível a Aliança Global contra a fome, pela redução da pobreza, por mais igualdade e pela prevenção às mudanças climáticas”, completou Wellington Dias.
A reunião também contou com a participação do terceiro secretário da Embaixada da Ucrânia no Brasil, Ilhor Torshyn, e do chefe substituto da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do MDS, Leonardo Serikawa.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.