• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
sexta-feira, 15 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Eventos

Embaixada organiza exposição para celebrar o 30º aniversário das relações diplomáticas do Cazaquistão com os países da América do Sul

por Embassy News
24 de maio de 2023
em Eventos
Tempo de Leitura: 4 mins
A A

Embaixador Bolat Nussupov organiza mostra fotográfica do país na Câmara Legislativa do DF

Bolat Nussupov

Para celebrar o 30º aniversário de relações diplomáticas entre o Cazaquistão e a Argentina, o Uruguai, o Chile e o Brasil este ano, a Câmara Legislativa do Distrito Federal sediou, no dia 24, a inauguração de uma exposição fotográfica intitulada «O Cazaquistão na América do Sul: 30 Anos de Amizade e Entendimento Mútuo». Representantes de autoridades municipais da capital e do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, chefes de missões diplomáticas da Argentina, Uruguai e Chile, figuras culturais e científicas, membros de círculos empresariais e da mídia participaram do evento. Os discursos de boas-vindas foram proferidos pelo Secretário da Cultura do DF, Aqiles Brayner, e pelos chefes das missões diplomáticas da Argentina, Uruguai e Chile. A exposição fica aberta ao público até 16 de junho.

Na abertura do evento, Cassiano Viana, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Cazaquistão-Brasil, compartilhou suas impressões pessoais sobre o Cazaquistão, destacando as conquistas significativas do país desde a independência. Ao mesmo tempo, o palestrante falou sobre o clima favorável aos investimentos no Cazaquistão e o grande potencial de expansão do comércio mútuo. Apoiando a iniciativa de projetos culturais e científico-educacionais, ele disse que a exposição de fotos era uma iniciativa importante para promover a cooperação cultural e humanitária entre os países da região e o Cazaquistão, à luz do 30º aniversário das relações diplomáticas.

Em seu discurso, o embaixador Bolat Nussupov, observando os principais sucessos do Cazaquistão durante seus anos de independência, delineou os principais marcos no desenvolvimento das relações bilaterais do Cazaquistão com os países da região. O diplomata cazaque enfatizou que um diálogo político constante foi estabelecido entre os dois países ao longo do período de 30 anos de relações diplomáticas, que as relações comerciais e econômicas estão em constante desenvolvimento e que a cooperação cultural e humanitária está ocorrendo. Nesse contexto, o embaixador saudou a recente criação das Sociedades de Amizade nas capitais do Brasil e do Chile, o que praticamente expandiu a geografia dos amigos do Cazaquistão na região. Além disso, foi destacada a atividade bem-sucedida dos Consulados Honorários do Cazaquistão na Argentina e no Chile, e também do Centro Cultural do Cazaquistão na cidade argentina de Rosário.

Durante o evento, os cidadãos e convidados da capital brasileira foram presenteados com fotos que mostram a riqueza natural do Cazaquistão, seus monumentos históricos e lugares pitorescos, bem como os locais arquitetônicos mais reconhecidos da capital do Cazaquistão, que se tornaram marcas não só da cidade, mas também do Cazaquistão. A cerimônia da inauguração da exposição fotográfica foi acompanhada pela apresentação de um vídeo sobre o Cazaquistão e uma recepção,

Membros do Grupo de Amizade Cazaquistão-Brasil

Grupo de Amizade – Já na sede da embaixada do Cazaquistão, em Brasília, foi realizada, no dia 23, a segunda Recepção Parlamentar anual com a participação dos membros dos grupos de amizade Cazaquistão-Brasil na Câmara dos Deputados e no Senado do Parlamento Brasileiro.

Ao dar  boas-vindas, o embaixador do Cazaquistão, Bolat Nussupov, apresentou aos deputados e senadores os resultados das eleições parlamentares para o Senado e para os Majilis (Câmara Baixa do Parlamento), enfatizando que elas foram um evento marcante para o Cazaquistão e o passo final na redefinição abrangente das principais instituições estatais. O embaixador também observou que as transformações políticas realizadas nos últimos anos e a liberalização proposital da legislação eleitoral deram um forte impulso à formação de partidos no Cazaquistão.

Tags: aniversárioBolat NussupovCâmara LegislativaCazaquistãoExposiçãorelações diplomáticas
Notícia Anterior

Herói do Vietnã recebe homenagem na sede da embaixada

Próxima Notícia

Sistema Fecomércio-DF e embaixadas celebram Dia Internacional da África com encontro de negócios, arte, moda, música e gastronomia

Notícias Relacionadas

Eventos

Orquestra da Geórgia faz apresentação inovadora em Brasília

15 de maio de 2026
Eventos

Itália reforça cooperação internacional para proteção de territórios indígenas na Amazônia

15 de maio de 2026
Ana Paula Habka, Elisa Bruno e Kátia Cubel. Divulgação Engenho
Eventos

Lideranças femininas apontam principais desafios das mulheres

13 de maio de 2026
Próxima Notícia

Sistema Fecomércio-DF e embaixadas celebram Dia Internacional da África com encontro de negócios, arte, moda, música e gastronomia

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Academia de honrarias presta homenagem ao empreend Academia de honrarias presta homenagem ao empreendedorismo -

Por Rachel Alves Nariyoshi

Brasília foi palco de uma relevante celebração ao mérito, à liderança e ao empreendedorismo, em solenidade realizada no Congresso Nacional. Promovido pela Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito, o evento marcou os 25 anos da Fundação da Ordem JK e homenageou o legado do Presidente Juscelino Kubitschek, fundador da capital federal.

A cerimônia reuniu representantes de diversos setores como diplomático, agronegócio, tecnologia, justiça, mercado financeiro e empreendedorismo, consolidando-se como espaço de reconhecimento às trajetórias de excelência que contribuem para o desenvolvimento do país.

Na ocasião, foram concedidas importantes distinções, entre elas a Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek, o título de Personalidade do Ano, a Medalh...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Congresso #Empreendedorismo #fundação #Homenagem #honrarias #JK #Nacional #ordem
Parlamentares canadenses discutem acordos comercia Parlamentares canadenses discutem acordos comerciais bilaterais no Congresso -

O Brasil tem grande interesse na parceria com o Canadá, principalmente em relação à cooperação para desenvolvimento da cadeia de fertilizantes, uma vez que o país importa 90% do insumo de que necessita.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), defendeu mais uma vez, a celebração de acordos bilaterais de comércio em lugar dos instrumentos multilaterais, em reunião nesta terça-feira, 12, com parlamentares canadenses membros da Comissão Permanente de Comércio Internacional da Câmara dos Comuns daquele país.

Segundo o parlamentar, “os acordos multilaterais enfraquecem os países mais fortes. Nos blocos, as assimetrias são enormes e países sem indústria e dependentes, têm o mesmo peso político que os países mais estruturados”, afirmo...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Acordos #Agricultura #Brasil #Canadá #comércio #COMISSÃO #Congresso #Fertilizantes #LuizPhilippedeOrleanseBragança #MERCOSUL #parlamentar
Lideranças femininas apontam principais desafios d Lideranças femininas apontam principais desafios das mulheres -

Debate, em Brasília, foi inspirado pela trajetória da artista brasileira Tarsila do Amaral

 Lideranças femininas que participaram da Roda de Conversa sobre Protagonismo Feminino organizada pelo 4º Prêmio Engenho Mulher apontaram uma série de desafios para as brasileiras, especialmente no mercado de trabalho. Salários menores que os dos homens em funções semelhantes e dificuldades de ascensão para cargos de alta lideranças são alguns dos gargalos identificados.

 O encontro reuniu cerca de 25 lideranças femininas no Espaço Cultural do TCU, Tribunal Contas da União. Os diálogos aconteceram após visita mediada à exposição “Transbordar o Mundo: Os Olhares de Tarsila do Amaral”. O encontro foi organizado pela presidente do Prêmio Engenho Mulher, jornalista Kátia Cubel.

&nbsp...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#debate #desafios #Engenho #feminina #liderança #mulheres #prêmio #TarsiladoAmaral #TCU #Tribunal
Brasil discutirá minerais críticos no Brics e G7 - Brasil discutirá minerais críticos no Brics e G7 -

Ministro da Fazenda participa de reuniões do Banco do Brics e da área de finanças do G7. Além de impactos econômicos das atuais guerras em curso. Dario Durigan deve levar aos encontros o tema das matérias-primas essenciais à indústria tecnológica.

As negociações sobre minerais críticos e os impactos econômicos das guerras no Oriente Médio e na Ucrânia serão os principais temas discutidos pelo Brasil nas reuniões do Brics e do G7, disse na terça-feira (12) o ministro da Fazenda do Brasil, Dario Durigan, em entrevista ao programa da TV Brasil. O ministro desembarca nesta quinta-feira (14) em Moscou, onde participará da reunião do Banco do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Na segunda-feira (18), ele chega na França para a reunião de ministros de finanças e presidentes de bancos centrais do G7, na qual o Brasil participa como país convidado...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Brasil #BRICS #críticos #DarioDurigan #FAzenda #G7 #minerais #ministro
Relatório da UNAMA reacende tensão entre Paquistão Relatório da UNAMA reacende tensão entre Paquistão e Talibã -

Entre acusações cruzadas e guerra de narrativas, embaixada paquistanesa em Brasília emite visão do país em relações ao novo relatório da UNAMA

A divulgação de um novo relatório da Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA), nesta terça-feira, 12 de março, voltou a ampliar a tensão regional entre o Paquistão e o regime Talibã, em meio ao agravamento da violência transfronteiriça e às disputas sobre a utilização de áreas civis em operações militares.

O documento da UNAMA aponta elevado número de vítimas civis decorrentes de operações atribuídas ao Paquistão, especialmente nas proximidades da instalação de reabilitação de dependentes químicos Omid, em Cabul. A publicação, entretanto, passou a ser fortemente contestada por analistas de segurança, grupos antitalibã e setores ligados ao gov...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#acusações #afeganistão #Embaixada #Guerra #Nações #ONU #Paquistão #Talibã #Tensão #UNAMA #Unidas
Comemorado o Dia da Língua Portuguesa - Embaixad Comemorado o Dia da Língua Portuguesa -

Embaixada de Portugal promove palestra reflexiva sobre o tema

Para celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa, a embaixada de Portugal em Brasília sediou, no dia 6 de maio palestra “História da Língua Portuguesa através de 10 Palavras”, conduzida pelo linguista e radialista português Marco Neves”. O evento foi no auditório Agostinho da Silva e teve um público numeroso.

Ao longo do encontro, o palestrante apresentou uma reflexão envolvente sobre as aproximações e diferenças no uso da língua portuguesa no Brasil e em Portugal, abordando também os desafios e perspectivas para o futuro de uma língua que une milhões de falantes em todo o mundo.

A conversa contou ainda com a moderação de Marcus Lunguinho, proporcionando um debate rico e participativo com o público presente.
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In