Profissionais de arquitetura, design e artes podem conhecer o projeto arquitetônico da sede diplomática
A residência do Embaixador do Brasil no Líbano está aberta para visitas guiadas, voltadas a profissionais e estudantes de arquitetura, design e artes, de hoje até 16 de junho. A casa foi projetada pelo arquiteto brasileiro Olavo Redig de Campos e combina modernismo do Brasil com influências da cultura médio-oriental. Uma escultura abstrata do escultor brasileiro Bruno Giorgi no jardim é uma das relíquias do local.
Em material divulgado, a embaixada do Brasil em Beirute informa que as visitas têm como objetivo divulgar a arquitetura brasileira e promover o diálogo intercultural. A iniciativa da embaixada possui apoio do Instituto Guimarães Rosa, instituição governamental brasileira voltado para a diplomacia cultural e educacional.
As visitas serão guiadas por George Arbid, diretor do Centro Árabe de Arquitetura, instituição que é referência em arquitetura modernista. É a primeira vez que serão feitas visitas à residência com essa proposta.
“A residência do Embaixador do Brasil no Líbano reflete a profunda conexão entre os dois países e seus povos”, informa a embaixada em texto de divulgação. A casa está localizada em um bairro chamado Brasília, em homenagem à capital do Brasil, e fica no topo de uma colina, oferecendo vista de Beirute e do Mar Mediterrâneo (foto de abertura).
A pedra fundamental da residência foi lançada em 1959. Ela foi construída com a orientação do engenheiro e arquiteto libanês George Jurdak e contou com a contribuição de artesãos e fornecedores locais. Há uso de concreto aparente, de brise-soleil e de painéis de azulejo, ao estilo de Campos. A influência do Oriente Médio se expressa nas formas geométricas dos azulejos e no papel fundamental que o pátio interno desempenha no projeto.
O arquiteto Redig de Campos chefiou o Serviço de Conservação do Patrimônio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil 1946 a 1976. Além da residência no Líbano, ele também projetou a residência do Embaixador do Brasil em Dakar, no Senegal, as Embaixadas do Brasil em Buenos Aires, na Argentina, em Lima, no Peru, e em Washington, nos Estados Unidos, além do Monumento Votivo Militar Brasileiro em Pistoia, na Itália, entre outras obras.
Fonte: cultural.beirute@itamaraty.gov.br