Anunciados filmes de novembro na Sala Le Corbusier. Exibições acontecem em mais de 100 salas Brasil afora, 19 filmes inéditos e uma bela homenagem à Alain Delon.
A 15ª edição do Varilux traz produções que integraram os principais festivais do mundo, como Cannes, Veneza e San Sebastián. Os filmes ficarão em cartaz em 60 cidades brasileiras, de maior ou menor porte, entre os dias 7 e 20 de novembro de 2024. Comédia romântica, drama, drama histórico, thriller, animação e documentário: esta edição regrupa opções para todas as idades e todos os gostos. Veja aqui a lista de filmes em exibição neste ano: variluxcinefrances.com/2024/
Na Sala Le Corbusier da Embaixada da França, em Brasília, o festival começa um dia mais cedo e se estende até o dia 27 de novembro com sessões gratuitas. A programação na Le Corbusier tem início na quarta-feira 6 de novembro, com o filme que marcou o Festival de Cannes, “A história de Souleymane”, de Boris Lojkine. Apresentado na seleção “Um Certain Regard” em Cannes, esse drama ganhou o Prêmio do Júrí. O ator principal, Abou Sangare, cuja vida inspirou o roteiro do filme, ganhou o Prêmio de Melhor Ator.
06/11 – A História de Souleymane (L’histoire de Souleymane)
De Boris Lojkine. 2024. França.
Com Abou Sangare, Nina Meurisse, Alpha Oumar Sow.
1h33. Drama. Livre.
Recentemente chegado em Paris, Souleymane tenta sobreviver entregando refeições de bicicleta. Ao mesmo tempo, ele prepara uma entrevista determinante para a obtenção do asilo e de documentos para poder trabalhar. Mas ele encontra muitas pedras em seu caminho.
Trailer: https://youtu.be/bxHpgS_-NQI?t=9
13/11 – Mega Cena (Heureux Gagnants)
De Maxime Govare, Romain Choay. 2024. França.
Com Audrey Lamy, Fabrice Eboué, Anouk Grinberg.
1h43. Comédia Dramática. Livre.
Uma chance em 19 milhões. É mais provável ser atingido por um meteorito do que ganhar na loteria. Para os nossos sortudos ganhadores, o sonho rapidamente vira pesadelo, e suas vidasse despedaçam em um espetacular festival de humor ácido e fortes emoções.
Trailer: https://youtu.be/POUSHnzav4s?t=8
20/11 – Apenas Alguns Dias (Quelques Jours Pas Plus)
De Julie Navarro. 2024. França.
Com Camille Cottin, Benjamin Biolay e Amrullan Safi.
1h43. Comédia Dramática. Livre.
Arthur Berthier, um crítico de rock relegado às reportagens gerais após destruir um quarto de hotel, é ferido por um policial enquanto cobre a desocupação de um campo de migrantes. Nessa ocasião, ele se apaixona por Mathilde, a líder da associação Solidariedade Exilados. Querendo ajudar e agradá-la, ele concorda em abrigar Daoud, um jovem afegão, pensando que será por apenas alguns dias.
Trailer: https://youtu.be/KErJ-qXCEDU?t=7
27/11 – O Sol Por Testemunha (Plein soleil)
De René Clément. 1960. França.
Com Alain Delon, Marie Laforêt, Maurice Ronet.
1h54. Drama. Livre.
Tom Ripley é enviado à Europa para trazer o filho de um ricaço de volta aos Estados Unidos. Ludibriado pelo herdeiro, que pretende permanecer no Velho Continente com sua noiva, ele resolve assumir a identidade e a boa vida do jovem mimado.
Trailer: https://youtu.be/tWnvLNTzt-k
A Sala Le Corbusier é o ponto de encontro dos amantes do cinema francófono. As sessões acontecem sempre às quartas-feiras as 19h00 e são gratuitas.