Espaço celebra o 112° aniversário das relações diplomáticas bilaterais
Victor Villegas foi o nome escolhido para a biblioteca inaugurada pela embaixadora Patrícia Villegas nesta segunda-feira (24), na embaixada da República Dominicana, em Brasília. O homenageado é o poeta premiado, advogado renomado, professor e pai da chefe de missão. No espaço aconchegante o público poderá ler obras em espanhol e em português nas mais diferentes áreas como direito, literatura, ciência, turismo, gastronomia entre outras. A biblioteca, inaugurada também por ocasião da comemoração do Dia Internacional do Livro e da Propriedade Intelectual, ficará aberta das 10h às 17h, horário de atendimento a embaixada.
Em sua fala para os convidados, a embaixadora dominicana lembrou que no ano passado, o Ministério da Cultura da República Dominicana declarou Víctor Villegas como um “Bem Cultural Dominicano”, durante uma cerimônia realizada na residência do poeta. Em 2010, a Câmara dos Deputados do Congresso Nacional da República Dominicana concedeu-lhe a Medalha de Mérito Literário e Cultural.
Filha de Victor Villegas, a embaixadora reforçou a importância da poesia de seu pai para o seu país, principalmente, durante a época da ditadura. Orgulhosa e bastante emocionada, ela fez questão de contar como o apoio do pai foi essencial para sua carreira de diplomata e também para a construção de seus valores, além de compartilhar diversas outras divertidas histórias que pôde viver junto dele.
Já Rosanna Polanco, conselheira de cultura e turismo da embaixada, em sua fala de abertura, destacou que “a biblioteca ideal jamais faz você sentir que não é bem-vindo, pois cada página é uma história. Além disso, guarda para cada um de nós, um pensamento especial”.
Em seguida, a embaixadora Villegas mostrou aos convidados que a nova Biblioteca abrange uma grande variedade de livros, englobando conteúdos que vão de poesia à culinária. O local tornou uma sala de estar onde os futuros leitores terão todo o conforto.
Biografia- Victor Villegas nasceu em 22 de setembro de 1924 em San Pedro de Macorís e faleceu em 23 de abril de 2011 em Santo Domingo aos 85 anos de idade. Poeta, advogado e professor universitário, é considerado até hoje como um dos mais importantes e difundidos membros da Geração de 48. Em sua terra natal, é conhecido como o precursor da literatura Dominicana.
Entre outros prêmios recebidos ao longo de sua carreira, em 1982, Victor Villegas foi prestigiado com o Prêmio Nacional de Poesía por sua obra “Juan Criollo y otras Antielegías”. Foi também presidente da União dos Escritores Dominicanos, membro Honorário do Centro Cultural Venezuelano-Colombiano, presidente do Comitê Haitiano-Dominicano para a Integração da Cultura, e membro do Comitê Internacional para a Soberania dos Povos.