Noite de premiação por “Excelência Profissional” e homenagem aos 400 anos de Shakespeare movimenta sede diplomática.
| Oda Paula Fernandes
A embaixada do Estado da Palestina em Brasília sediou, na noite desta terça-feira (9/8), a entrega do título “Excelência Profissional”, concedida pela Academia Internacional de Cultura (AIC) à personalidades que atuam em diversas áreas profissionais, em Brasília. Houve ainda a palestra “Shakespeare 400 anos – O legado”, pelo escritor-acadêmico Theófilo Silva, que foi empossado na AIC, na cadeira de número 40, de Shakespeare. Estiveram presentes além dos membros da academia, convidados e imprensa.
O embaixador do Estado da Palestina no Brasil, Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben, está no Rio de Janeiro, de onde acompanha a delegação esportiva, que participa pela primeira vez de jogos mundiais e estreou justamente nessas Olimpíadas Rio 2016, um marco histórico para a Palestina. Representado pelo cônsul, ministro conselheiro e vice-chefe de missão Ahmed Alasaad, o embaixador recebeu premiação na categoria personalidades, o título “Excelência Profissional”. “Em nome do embaixador tenho a honra de receber esse título que é parte da cultura mundial. Portanto, estamos felizes em receber toda a academia e seus representantes que expressam sua solidariedade conosco, Palestinos”, comemorou Alassad.
Esta é a primeira vez, desde a inauguração, em 2 de fevereiro deste ano, que a embaixada abre as portas para eventos não oficiais (políticos ou diplomáticos). “A casa está de portas abertas para todos que querem realizar eventos oficiais, sociais e culturais em nossa casa”, anunciou o cônsul.
Na ocasião, o escritor-acadêmico e novo membro da AIC, Theófilo Silva, lançou o livro “Shakespeare 400 anos: um olhar brasileiro – O mundo é um palco”, escrito em conjunto com Fernanda Montenegro e mais cinco autores profundos conhecedores de Shakespeare, celebrado em todo o mundo por seus 400 anos. “Estou aqui para mostrar o legado de Shakespeare, uma visão geral da importância dele à humanidade neste momento em que estamos vivendo, mesmo 400 depois”, comenta Theófilo.
Foram premiados o embaixador da palestina Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben, Fabio de Sousa Coutinho, Glória Maria Andrade, Magna B. Rezende Martins, Margarida C. Bezzano, Maria Felix Fontele, Odom Sobrinho e Sebastião Theodoro Gomes.